A Automação de Marketing é a principal ferramenta para nutrir e fazer avançar as suas leads ao longo do pipeline até ao momento de compra. Trata-se de um conjunto de tecnologias que simplificam, automatizam e permitem medir tarefas e fluxos de trabalho de marketing, que resultam no aumento da eficiência operacional e da receita das empresas.
Com a quantidade de plataformas e canais ao dispor da sua empresa para fazer marketing pode ser difícil geri-las e potencia-las. As Plataformas de Automação de Marketing permitem-lhe reduzir estas dificuldades, abrangendo todas os pontos de contacto com a empresa, permitindo uma análise individual de cada jornada, de cada lead.
As plataformas que possibilitam a análise e registo das interações são as MAP – Marketing Automation Platform: ferramentas que permitem que, num único sistema, seja possível fazer o rastreio de leads, automatizar atividades de marketing e, quando integradas com um CRM, produzir relatórios completos de closed-loop sobre a eficácia de todas as atividades.
Automação de Marketing: Mitos e Factos
Os Mitos
– MITO 1: É impessoal e robotizada
A Automação de Marketing torna mais fácil personalizar todos os pontos de contacto e comunicar com mensagens específicas para as necessidades de cada utilizador. Fortalece a relação com a marca, tornando todas as interações mais pessoais e relevantes.
– MITO 2: Utiliza SPAM
A Automação de Marketing é uma das formas mais user-friendly de interagir com os potenciais clientes. Esta é projetada de modo a criar experiências personalizadas em todos os contactos com a marca, conseguindo, assim, não ser massiva e incomodativa como o SPAM.
– MITO 3: É cara
Atualmente existem no mercado uma quantidade abundante e diversificada de Plataformas de Automação. Cada solução está adaptada às necessidades de um negócio, o que torna estas tecnologias acessíveis a empresas mais pequenas. Para além disso, os lucros obtidos por utilizar Automação de Marketing superam, largamente, os custos operacionais.
“Empresas que automatizam a gestão de leads veem a sua receita aumentar 10% ou mais num período de 6-9 meses.” (Strategic IC, 2017)
Os Factos
– FACTO 1: Permite visualizar jornadas individuais e integrar múltiplos canais
A Automação de Marketing permite integrar diversos touch points e canais de marketing, incluindo redes sociais, website, email marketing e interações com content marketing. Conseguindo-se assim, seguir cada jornada de compra individualmente e saber com maior precisão em que ponto do funil de conversão cada cliente se encontra.
– FACTO 2: Permite dedicar mais tempo à estratégia e criatividade
Ao automatizar as suas tarefas, as plataformas de Automação permitem-lhe reduzir o tempo despendido e permitem focar-se no conteúdo de cada campanha e nos seus pontos de contacto. Aumentando assim, consideravelmente a qualidade das interações com os potenciais clientes e, consequentemente, as vendas da sua empresa.
– FACTO 3: Precisa de estratégia
A Automação de Marketing só por si não é suficiente, é necessário ter uma estratégia adequada. Não basta ter KPI e vários dados sobre o modo como os potenciais clientes interagem com a empresa. É necessário analisar essa informação e fazer mudanças práticas na estratégia de marketing para que todos esses esforços resultem no aumento de vendas.
Automação de Marketing: O caminho para o sucesso da sua empresa
De forma a nutrir e fazer avançar as suas leads ao longo do pipeline, tornar os seus esforços de Marketing mais eficientes e eficazes e conseguir alcançar os seus objetivos, a Automação é uma solução incontornável.
Automação de Marketing significa interpretar e atuar de forma personalizada em grande escala. No entanto, para potenciar os seus esforços de marketing e aumentar as suas vendas, é necessário ter uma estratégia adequada.
No ebook “7 Maneiras de Aumentar Vendas com a Automação de Marketing”, deixamos as principais recomendações para que alcance o sucesso com uma MAP.
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