As 11 melhores plataformas de automação de marketing

Atualmente, o número de empresas com plataformas de automação de marketing (MAP) tem vindo a aumentar. Estudos demonstram que cerca de 51% das empresas já usam estas plataformas e este número tem vindo a aumentar significativamente.

Segundo o relatório da Forrester, cerca de 55% dos marketers planeiam aumentar o investimento em tecnologias de marketing. A procura por ferramentas de automação está a aumentar cada vez mais, e a oferta estende-se por inúmeras plataformas. Fazer a escolha ideal para o seu negócio pode ser um desafio. De maneira a facilitar um pouco esta decisão, e segundo os dados apresentados pela Forrester, a HubSpot fez uma lista das 11 melhores plataformas de automação de marketing. Estas encontram-se também identificadas e qualificadas no quadrante de automação de marketing da G2Crowd.


1 – HubSpot

Dentro do mercado das MAP, a Hubspot é a plataforma com maior reconhecimento e com o índice mais elevado de satisfação por parte do utilizador. É também das mais completas em relação às features que contém: é composta por uma plataforma de marketing, de vendas e de suporte, e todas elas se encontram integradas com o seu CRM. O facto de poder concentrar os dados todos numa só interface, aumenta as possibilidades de automação ao dispor do marketer.

Trabalhar com a plataforma pode ser uma tarefa difícil ao início, no entanto a longo prazo irá compensar. Devido ao facto de automatizar muitas atividades de marketing, permite ao profissional de marketing concentrar-se noutro tipo de tarefas que não sejam repetitivas e rentabilizar o seu tempo. Confira aqui os prós e contras desta plataforma.

2 – Ontraport

Esta plataforma caracteriza-se como a mais indicada para médias e pequenas empresas, empresários e empreendedores, porém permite uma personalização detalhada, podendo adaptar-se a qualquer tipo de empresa.

Para além da sua integração com CRM, também tem features que permitem uma gestão mais equilibrada do marketing, tais como: email marketing, landing pages, reporting e eCommerce. Confira aqui os prós e contras desta plataforma.

3 – Sendinblue

A Sendinblue começou por ser uma agência digital. No entanto, devido à força e qualidade do seu email marketing, evoluiu para um software de automação. Posteriormente integrou funções como SMS Campaigns, Reporting e lead scoring. O plano free é uma ótima opção para começar uma transformação digital, pois contém as funções base de Marketing Automation, suporte telefónico e a capacidade de 300 e-mails diários.

4 – Active Campaign

É uma plataforma integrada com CRM e email marketing, sendo que o seu ponto forte é a flexibilidade e aplicabilidade da automação de marketing. A sua deliverability é considerada uma das melhores do mercado. Dominar a parte técnica da plataforma pode ser um desafio ao início, no entanto, a longo prazo tornar-se-à uma grande vantagem.

5 – Pardot

Esta ferramenta pertence à Salesforce e foca-se na automação de marketing em cloud. Caracteriza-se como sendo direcionada para enterprises devido às suas funcionalidades específicas e ao preço elevado. As suas features são bastante poderosas: possui CRM, lead nurturing e scoring, email marketing e reporting. A integração do marketing com as vendas é um dos pontos fortes da Pardot e permite à equipa de vendas rentabilizar e poupar tempo.

6 – InfusionSoft (Keap)

Agora denominada de Keap, é uma das plataformas de automação mais antigas do mercado e tem evoluído de acordo com as necessidades dos utilizadores.

Posiciona-se como sendo capaz de otimizar qualquer tipo de empresa, porém dirige-se mais às de pequena e média dimensão. As suas features de automação são muito completas e eficientes, permitindo uma utilização global, independentemente da dimensão e mercado da empresa. Confira aqui os prós e contras desta plataforma.

7 – Autopilot

É uma das soluções visualmente mais atraentes do mercado e caracteriza-se como sendo uma plataforma user-friendly e simples de utilizar. O seu editor visual é clean, de fácil aprendizagem e considerado divertido de usar.

Direciona-se mais para o email marketing e é mais utilizado para mensagens estratégicas e para uma segmentação mais sofisticada e eficiente.

8 – Marketo

Caracteriza-se como a solução ideal para enterprises e tem uma vantagem competitiva muito forte: a sua integração com a Adobe. Após ter sido adquirida pela mesma, foi incorporada na cloud corporativa. Permite uma cooperação mútua entre plataformas, nomeadamente a Adobe Analytics para a gestão de dados e a Adobe Target para uma personalização mais direta.

9 – GetResponse

Dividida por packages, é considerada uma das plataformas mais adaptáveis do mercado. Tem preços acessíveis e coerentes com a sua oferta de maneira a conseguir atingir o mercado na sua totalidade. O seu uso é simples e não requer muitos conhecimentos técnicos. Integra features como email marketing, CRM, landing pages, autoresponders, eCommerce e gestão de listas.

10 – Drip

É uma das únicas plataformas que se foca maioritariamente na automação de marketing para eCommerce e considera-se uma plataforma aberta que de adapta a qualquer estratégia e ação. Tem um feedback bastante positivo em relação à analítica e personalização, porém uma das suas forças é o email marketing, integrando funções como email builders, workflows, integração multicanal e email campaigns.

11 – Mautic

Fundada em 2014, a Mautic é a única MAP desta lista que é uma open source. O seu crescimento foi rápido e têm evoluído significativamente, pois apostaram no desenvolvimento de tecnologias consoante as necessidades identificadas no mercado. Em 5 anos contam com mais de 200 mil empresas clientes.

Quer saber qual a plataforma mais indicada para a sua empresa?

A contribuição de MarTech para o sucesso da estratégia de marketing e vendas apenas se verifica quando as plataformas de automação de marketing e o CRM são aplicados em conformidade com a restante estratégia e objetivos da empresa. A escolha de uma plataforma de automação de marketing deve ir ao encontro dos objetivos específicos que a empresa pretende atingir.

Para facilitar o processo de escolha da plataforma de automação de marketing mais adequada ao seu negócio, criámos o eBook “Como Escolher uma Automação de Marketing“. Este conteúdo irá ajudar a guiar o processo de escolha de uma plataforma de automação de marketing, bem como perceber qual o nível atual de automação de marketing e vendas em que a sua empresa se encontra. Deste modo, conseguirá escolher o software que mais se adequa à realidade do seu negócio.

Com a Liminal terá acesso a peritos que farão a análise, desenho e implementação de estratégias e operações de marketing e vendas, suportadas por sistemas tecnológicos, como a Automação de Marketing e o CRM – Customer Relationship Management, que garantem o crescimento do seu negócio. Solicite um diagnóstico e descubra o caminho para o sucesso.

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