Vivemos num ambiente empresarial dinâmico e em constante mutação. Manter as operações modernizadas não é uma questão de luxo, mas sim algo essencial para a sobrevivência e competitividade do negócio. O CRM (Customer Relationship Management) surge como uma ferramenta crucial para manter os negócios relevantes e próximos dos clientes, proporcionando a melhoria da experiência do cliente e a aceleração do processo de compra. No entanto, apesar dos inúmeros benefícios do CRM, um dos grandes desafios é a fragmentação dos dados e as “ilhas de informação”, que apenas se consegue ultrapassar com uma integração CRM.
À medida que os dados aumentam, acompanhando o crescimento do negócio, o desafio de integração entre sistemas torna-se também cada vez mais complexo. Vários anos de dependência de ficheiros Excel e dados deconexos tornam a inserção manual de dados e as atualizações complicadas, resultando em tempo perdido em tarefas administrativas, em detrimento de atividades comerciais essenciais para o negócio. É aqui que entram os consultores e empresas de integração para preencher esta lacuna e facilitar o desaparecimento das “ilhas de informação”. Mais do que ter um CRM, é essencial que esse sistema comunique perfeitamente com a restante stack tecnológica, como o ERP, evitando perda de informação e duplicação de tarefas administrativas.
Como saber se o meu negócio está pronto para integrar o CRM?
Há vários sinais que podem indicar que será o momento certo de integrar o seu CRM com os restantes sistemas tecnológicos da sua empresa, nomeadamente:
- Ter um CRM novo ou implementado há pouco tempo: é sempre mais fácil lidar com a integração de um sistema que ainda não tem muitos dados, do que um sistema mais antigo, com vários módulos e campos personalizados.
- Acesso a múltiplos sistemas: se necessita de fazer login em vários sistemas diferentes todos os dias, é um excelente indicador de que poderia uniformizar tudo num só local: o CRM.
- Dificuldade em encontrar informação crítica: um excelente sinal de que chegou o momento certo de integrar o seu CRM é o não conseguir obter informação relativamente a clientes e negócios de forma célere.
- Pesquisa de dados demorada: se a sua equipa comercial gasta demasiado tempo à procura das informações certas, quando poderia estar a utilizar esse tempo em atividades mais produtivas, está no momento de integrar o seu CRM.
- Frustração do cliente: A não obtenção célere e correta dos dados não afeta só a equipa comercial, também afeta o cliente. Simplificar o acesso à informação é essencial para minimizar a frustração e melhorar a colaboração entre departamentos e também com o cliente.
- Imprecisão de dados: outro indicador de que deve integrar o seu CRM é se tem vários erros no seu sistema, como dados duplicados, que comprometem a fiabilidade de relatórios e workflows afetando, em última análise, as decisões do negócio.
- Informação insuficiente no CRM: dados insuficientes, ou um CRM pouco preenchido, resultam em relatórios ineficazes e má gestão de clientes.
- Tempo gasto na duplicação de dados: se utiliza dois sistemas para fazer a gestão dos seus processos, é normal que tenha de preencher informações em duplicado nos dois sistemas. Isto pode ser otimizado ao ter toda a informação concentrada no CRM, integrado com a restante stack tecnológica. Além disso, liberta tempo precioso, que poderá ser usado para atividades com maior valor acrescentado.
- Bottlenecks de vendas: Atrasos no processo de vendas, decorrentes de informações incompletas ou inacessíveis, podem impedir a geração de receitas e dificultar o crescimento. Acelere o processo de vendas fornecendo à equipa comercial informações oportunas e precisas, minimizando assim os atrasos e aumentando a satisfação do cliente.
- Dados incompletos para uma visão 360º: A falta de informações impede as empresas de obter uma visão holística dos seus clientes, dificultando assim a sua capacidade de adaptar estratégias e oferta de forma eficaz. Obtenha uma compreensão abrangente dos clientes consolidando dados de vários sistemas, facilitando decisões mais bem informadas e experiências personalizadas.
Como é que se podem minimizar os desafios de não ter um CRM integrado?
Há vários passos que pode seguir de forma a minimizar os desafios de não ter um CRM integrado com os restantes sistemas:
- Organização desde o primeiro dia: Otimize e organize os dados do CRM desde o primeiro dia para evitar discrepâncias e ineficiências de dados.
- Aproveite os dados do ERP: aprimore a estratégia de negócio utilizando os dados do ERP para obter insights precisos.
- Simplifique processos: automatize o fluxo de dados e minimize erros com soluções de integração perfeita.
- Reduza as tarefas administrativas: economize tempo e aumente a produtividade eliminando a entrada manual de dados.
- Conte com consultores MarTech: ao ter o acompanhamento de consultores MarTech em todos os passos do processo de implementação e integração do CRM, será mais fácil garantir que o sistema contribui para os objetivos do negócio.
A importância do CRM para enfrentar os desafios da era digital
Ao longo dos últimos anos tem-se verificado um grande avanço tecnológico, e com a enorme quantidade de empresas que têm surgido no mercado, nota-se cada vez mais a importância de ter o cliente como principal foco. Assim, é fundamental o uso de plataformas, como o Customer Relationship Management (CRM), que disponham o máximo de informação sobre os clientes, de modo a melhorar a experiência em todas as fases da jornada de compra.
Caso ainda não esteja a utilizar um CRM, é um excelente momento para começar a pensar sobre isso. Porquê? Estudos recentes revelam que empresas que usam este sistema conseguem:
- 7,96€ de retorno por cada euro investido na tecnologia (Nucleus Research)
- 34% de aumento da produtividade da equipa comercial (Salesforce)
- 14% de redução dos ciclos de venda (Nucleus Research)
- 300% de aumento das taxas de conversão (Cloudswave)
- 29% de aumento das vendas (Salesforce)
Como podemos apoiar a sua empresa
O mundo do Marketing e da Tecnologia está em constante evolução. É cada vez mais importante contar com especialistas que garantam a integração das inovações nas empresas. Além disso, para que a tecnologia contribua para o sucesso do negócio, é essencial ter uma estratégia que oriente a implementação, adoção e evolução dos sistemas.
Como especialistas em MarTech, a Liminal oferece uma visão integrada que combina Tecnologia, Marketing e Estratégia. Garantimos a adoção e a implementação bem-sucedida das tecnologias de marketing, seja através da escolha imparcial dos sistemas certos para enfrentar os desafios da sua empresa, da adaptação dos processos e fluxos em sistemas existentes ou do desenvolvimento de uma estratégia de CRM & Automação que contribua para o crescimento do negócio.