MarTech: A Segunda Era de Ouro está a chegar

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Embora as MarTech (marketing technologies) sejam recentes, já tiveram a sua primeira Era de Ouro, em 2016, com o crescimento quase exponencial da oferta de tecnologias de marketing. Estamos, agora, prestes a entrar na Segunda Era de Ouro, de acordo com o especialista Scott Brinker. Conheça a história de evolução destas tecnologias e quais as previsões para o futuro.

A história da evolução das MarTech

As MarTech atingiram a sua primeira “Era de Ouro” em 2016, após serem introduzidas ao mundo, em 2012. Durante este tempo, o setor expandiu-se sem limites. No entanto, foram surgindo algumas barreiras e a dimensão do mercado reduziu significativamente, dando início ao que Brinker designa de “Reckoning Age”.

Esta altura, que se espera que dure até 2020, será decisiva para determinar a presença e influência das tecnologias de marketing no mundo. Os próximos dois anos serão um momento de avaliação e desafio para o mercado de tecnologias de marketing existente atualmente. De acordo com as previsões do autor, o atrito, que previamente fora identificado como um obstáculo, será eliminado pela inovação e revolução das MarTech.

É exatamente depois desta época de provação que deverá surgir a segunda Era de Ouro das MarTech, a partir de 2022. Nesta altura haverá uma nova explosão de oferta de soluções de tecnologia de marketing, mas o mercado estará mais organizado e mais bem estruturado.

Há 3 principais tendências que irão moldar esta segunda era e que já estão, atualmente, a verificar-se.

As 3 Tendências que vão moldar o mundo das MarTech

A mudança de uma Era de Ouro para outra ainda mais vasta e dinâmica vai ser catalisada por 3 tendências que irão ditar o rumo das MarTech.

1 – Criação de ecossistemas mais integrados

Tem havido uma mudança crucial no mercado das MarTech: enquanto que antes as principais soluções eram oferecidas numa lógica de Marketing Suites e apresentadas pelos grandes players do mercado, como a Adobe e a Salesforce, atualmente têm surgido cada vez mais plataformas open-source, que se complementam através de uma grande variedade de integrações. A criação destes ecossistemas de tecnologia é a chave para o desafio de integração que ainda se sente no Marketing. Este é, aliás, o principal desafio para os marketeers, segundo um estudo da Ascend2.

Top Martech Challenge: Integration
Fonte: ChiefMartec

2 – Especialistas em MarTech

Atualmente, há grande oferta de agências de marketing digital, consultores de marketing estratégico e integradores de tecnologia no mercado. Por outro lado, há cada vez mais tecnologias de marketing à disposição dos marketeers. Este cenário cria uma lacuna de especialistas que conjugam as três áreas – gestão, marketing e tecnologia – e ajudam as empresas a perceber qual o melhor caminho para o seu negócio, em específico.

É precisamente este desafio que a Liminal resolve, ajudando as empresas a criar uma estratégia de marketing e vendas, sempre apoiada em tecnologias como a Automação de Marketing e o CRM, para fazer crescer os negócios.

3 – Citizen Developers

A oportunidade de qualquer indivíduo poder pertencer ao mundo das MarTech como criador, através da conceção e customização de soluções ou apps com pouco, ou nenhum, conhecimento de programação irá alterar o mercado das tecnologias de marketing.

Esta “democratização” da tecnologia está a fazer com que os principais problemas dos marketeers sejam resolvidos, não só através de plataformas user-friendly, como o Salesforce, mas através de pequenas apps, como o Zapier ou o Betty Blocks. Assim, surgem novas soluções, feitas de modo quase DIY, que resolvem os principais desafios do dia-a-dia sem necessidade de recorrer aos principais players do mercado.

O Futuro das MarTech

Com estas três tendências já em ascensão, espera-se que os limites que agora existem se vão dissipando, criando um mundo cada vez mais uno e integrado. No futuro, será possível ter acesso ao melhor dos dois mundos.

Martech: AND Beats OR
Fonte: ChiefMartec

Entre na Era das MarTech

Tal como é enunciado por Scott Brinker, uma das maiores lacunas no mercado atualmente é a escassez de especialistas que unam gestão, marketing e tecnologia. É exatamente para resolver esse desafio que a Liminal surge, em 2017.

Enquanto especialista em MarTech – tecnologias de marketing, a Liminal acompanha a sua empresa em todo o processo de escolha das tecnologias de marketing ideais para a sua empresa, desde a estratégia, à implementação e personalização da tecnologia. Trabalhamos para o sucesso do seu negócio e crescemos com ele.

Com a Liminal terá acesso a peritos que farão a análise, desenho e implementação de estratégias e operações de marketing e vendas, suportadas por sistemas tecnológicos, como a Automação de Marketing e o CRM – Customer Relationship Management, que garantem o crescimento do seu negócio.

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1 Comment

  1. […] segundo ano consecutivo, a Liminal juntou-se à MarTechTribe e ao Chiefmartec (fundado pelo Scott Brinker) para mapear as MarTech com origem portuguesa e criar a MarTech Landscape Portugal 2022. É sabido […]

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