Marketing Technologies: a Transformação Digital no Marketing

Não é novidade que vivemos num mundo cada vez mais tecnológico, onde todos os dias estamos mais ligados e onde as inovações disruptivas resultantes da tranformação digital são uma constante. Os tradicionais 4 Ps do marketing mix devem ser reavaliados para contemplarem a co-criação de produtos e serviços; o estabelecimento dinâmico de preços mediante análises de big data; a distribuição peer-to-peer e emergência de marketplaces que acabam com canais tradicionais de distribuição; e a comunicação bilateral, em que o consumidor passa a ter o mesmo poder de influência e criação de tendências que as marcas com grandes budgets de media.

As martech (marketing + tecnologias + estratégia) vieram revolucionar o modelo de negócio, colocando no centro deste o consumidor e utilizando a tecnologia e a automação de marketing como estratégia. Trazem um conjunto de benefícios, permitindo alinhar marketing e vendas, fazer a gestão do pipeline comercial, aumentar a notoriedade da marca, atrair novos clientes e fidelizar os já existentes. Importa distinguir as martech do marketing digital, pois estas surgiram mais recentemente e permitem aliar o digital ao tradicional.

O consumidor é cada vez mais informado e exigente. Antes de tomarem as suas decisões de consumo, estes procuram reviews online e marketing boca a boca, o que significa que a sua experiência começa muito antes do contacto direto com um vendedor. O e-commerce tornou-se um modelo de negócio consolidado. É em resposta à nova experiência do consumidor que o marketing, as tecnologias e a estratégia devem ser postos em prática, no sentido de torná-la personalizada e única. Torna-se imprescindível utilizar mecanismos de automação e de análise de dados para conhecer devidamente o comportamento do consumidor e construir uma relação de proximidade.

As tecnologias devem ser vistas pelas empresas como uma oportunidade de impulsionar os seus negócios através de mudanças estratégicas, depois de procurar insights sobre as tendências de mercado e a capacidade interna da empresa para receber essas transformações.

Pode dizer-se que existe ainda uma falta de proficiência técnica por parte de alguns marketeers, o que dificulta a implementação das tecnologias do marketing. No entanto, o impacto das martech é crescente e por isso estes devem procurar atualizar-se para dar resposta aos desafios permanentemente criados pela transformação digital e não ficar para trás com os seus negócios.

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