Marketing Ops: O que é e quais os benefícios?

O termo “Marketing Ops” tem ganho popularidade nos últimos anos, a par da ascensão das tecnologias de Marketing e da crescente exigência dos consumidores. Segundo o “PwC Customer Loyalty Survey 2022“, 51% dos consumidores abandonam uma marca se a experiência online não for tão boa como a experiência offline. Esta pressão faz com que as empresas tenham de aprimorar constantemente os seus processos de Marketing, de modo a oferecer a melhor experiência possível, relevante e personalizada, a cada consumidor. O constante aprimoramento de cada detalhe – quer seja um botão CTA, o estilo de comunicação, a imagem de um anúncio, etc. – apenas é possível com recurso a tecnologia que permita perceber quais as variações que funcionam melhor, mas também que permita distribuir a mensagem certa, no momento certo e para o contacto certo. Apenas deste modo se conseguem criar experiências realmente marcantes e relevantes.

Marketing Ops: O que é?

O termo “Marketing Ops” é uma variação de “Marketing Operations” (ou seja, “Operações de Marketing”), e é usado para representar uma nova função na área do Marketing. A função de Marketing Ops tem como objetivo otimizar o desempenho da restante equipa de Marketing, através da gestão das soluções, ferramentas e processos tecnológicos. O profissional de Marketing Ops deve estar focado em colocar em prática, da forma mais eficiente possível, a estratégia e criatividade idealizada pelos restantes membros da sua equipa. Deve também usar os dados e a informação que tem ao seu dispor para que o departamento de Marketing consiga aproveitar melhor os seus recursos humanos e financeiros, sempre com a segurança de que as operações de marketing estão asseguradas através dos processos e tecnologias certos.

O objetivo principal desta função numa organização é tornar o fluxo de trabalho de Marketing eficiente e, sempre que possível, automatizado. Há cinco pilares que podem ser usados para descrever a missão do Marketing Ops:

  • Usar a tecnologia como diferencial competitivo;
  • Otimização e agilização de fluxos e processos de trabalho;
  • Cultura de testar e aprender com o que é feito;
  • Observação das métricas e KPI para perceber o que pode ser melhorado no futuro.

Quais são as responsabilidades do Marketing Ops?

Imagine que a sua estratégia de Inbound Marketing não está a gerar o retorno esperado e será necessário perceber o que pode ser aprimorado e de que forma para que os objetivos sejam cumpridos. A sugestão e implementação destas melhorias seria uma das responsabilidades do Marketing Ops – quer através da criação de um workflow para automatizar algum processo ou através da melhoria da gestão do funil de vendas do negócio. As responsabilidades da área de Marketing Ops são muitas mas todas elas têm algo em comum: procuram melhorar a produtividade da equipa de Marketing. Algumas das principais tarefas de Marketing Ops são:

  • Definição de estratégias e orçamento para as diferentes campanhas;
  • Setup dos assets necessários para cada campanha nas plataformas de Automação;
  • Perceber de que forma as tecnologias de Marketing podem ser usadas para otimizar o desempenho do Marketing;
  • Medir e analisar a performance de Marketing.

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Quais os benefícios para as empresas?

Embora a função de Marketing Ops abranja muitas ações, os benefícios sentidos pelas empresas que investem nesta área são as mesmas.

1 – Poupança de tempo e aumento da produtividade da equipa de Marketing

O benefício mais imediato é o aumento da produtividade da equipa de Marketing. Se implementar uma tecnologia de Automação de Marketing que permita criar E-mail Marketing numa ferramenta user-friendly poupará sempre tempo comparando com o trabalho que teria caso tivesse de fazer tudo manualmente. Se a empresa já utilizar uma ferramenta de Automação de Marketing – ou qualquer outra MarTech – ter alguém especializado no sistema irá sempre representar uma poupança de tempo e esforço de aprendizagem do que se tivesse de aprender tudo do início. Este benefício é sentido por todas as empresas que investem em Marketing Ops, independentemente da sua dimensão ou setor.

2 – Tempo para pensar na estratégia e criatividade

Outro benefício associado ao investimento em Marketing Ops é que os restantes profissionais da equipa de Marketing passam a ter mais tempo para pensar na estratégia e na criatividade, uma vez que deixam de ter de perder tempo a fazer o setup dos elementos de Marketing nas plataformas – esta passa a ser uma tarefa do Marketing Ops.

3 – Análise e melhoria contínua dos resultados

A constante análise dos dados recolhidos em cada ação de Marketing fazem com que a equipa de Marketing Ops tenha várias “pistas” do que pode ser otimizado em cada campanha. Além do setup das ações nas plataformas, é o Marketing Ops que deve perceber qual a performance de cada ação, implementar testes A/B que permitam entender quais as variações dos assets que têm melhores resultados, bem como definir estratégias de melhoria contínua para que os resultados sejam cada vez melhores. Tudo isto, numa lógica de test & learn.

Outsourcing de Marketing Ops: A extensão da sua equipa fora da empresa

O investimento em Marketing Ops não tem necessariamente de ser feito através da expansão da sua equipa de Marketing – pode ser implementado através de Outsourcing. Esta é o cenário mais acertado para consiga que a sua equipa de Marketing tenha tempo para se dedicar à estratégia e apoio para que os resultados da empresa seja atingidos. Além disso, ao optar por uma solução de Outsourcing de Marketing Ops, terá acesso a especialistas que estão sempre atualizados sobre as melhores práticas e quais as formas mais eficientes de atingir os objetivos que pretende, sem custos de aprendizagem e tempo para a sua empresa.

Enquanto especialista em MarTech (Marketing Technologies), a Liminal tem vindo a conseguir melhorar os resultados de marketing e de vendas de várias empresas, assegurando as condições para o sucesso.

Com a Liminal terá acesso a peritos que farão a análise, desenho e implementação de estratégias e operações de marketing e vendas, suportadas por sistemas tecnológicos, como a Automação de Marketing, Automação de Vendas e o CRM – Customer Relationship Management, que garantem o crescimento do seu negócio.

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