Plataformas de Marketing: As melhores opções para médias empresas

Marketing, PME, Automação

É cada vez mais importante, nomeadamente para o marketing, que as médias empresas apostem na transformação digital e em plataformas de marketing, de forma a manterem a competitividade nos seus negócios.

A evolução das tecnologias está não só a mudar o marketing como também a enriquecer as experiências dos clientes em vários canais, no entanto, e de acordo com a IDC, apenas 37% das empresas portuguesas têm uma estratégia de transformação digital alinhada com a estratégia de negócio.

Numa era marcada pela informação, os consumidores têm à sua disposição cada vez mais dados para avaliarem as marcas e os seus produtos/serviços, exercendo uma maior pressão nos gestores que sentem a necessidade de integrar novas tecnologias que potenciem o esforço de marketing e vendas.

Neste sentido, e com o objetivo de auxiliar as organizações na otimização dos processos diários e aumento do fluxo de vendas, foram criadas as Plataformas de Automação de Marketing (MAP). Estas, fornecem informações necessárias para atrair visitantes aos sites e convertê-los em oportunidades (leads), que serão posteriormente convertidos em clientes fiéis à marca.

De seguida, apresentamos as melhores Plataformas de Automação de Marketing para Médias Empresas.

As 4 Melhores Plataformas de Automação de Marketing para Médias Empresas

 

1. Hubspot: Marketing Hub

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O HubSpot foi fundado em 2006 como resultado da inadaptação das empresas à transformação digital do quotidiano da população. Esta incompatibilidade conduziu Brian Halligan e Dharmesh Shah a criarem uma experiência de inbound e consequentemente a desenvolverem a plataforma do HubSpot . Através de um set de aplicações, as organizações conseguem criar engagement e encantar os consumidores através de experiências de inbound relevantes e personalizadas.

A plataforma de Marketing da HubSpot inclui ferramentas para captação e gestão de leads, pontuação, nutrição, análise, testes A/B, Blogs, gestão de conteúdo, e-mail marketing e publicidade paga.

Os preços mensais começam nos 46€, sendo que os valores variam consoante o pack e o número de contactos.

Prós:

–  Plataforma intuitiva e fácil de utilizar;
– O blog do HubSpot dispõe de diversos artigos sobre marketing online direcionados a gestores de empresas e a marketeers;
– Funcionalidade de lead scoring para qualquer tipo de dados incluindo ações de e-mail e websites, métricas de social media e capturas de formulários;
– Os sistemas de scoring podem ser testados e segmentados no banco de dados de um cliente;
– Permite ainda a criação de trigger campaigns, alterações de profile e lead scoring e notificações quando ocorrem comportamentos específicos de prospects;
– Integração com redes sociais, o que possibilita publicar e monitorizar redes como Facebook, Twitter, LinkedIn, etc.;
– Dispõe de ferramentas de report e analítica adaptáveis quer ao marketing quer às vendas;
– Mais de 100 integrações certificadas com third-party tools.

Contras:

– Requer um contrato de permanência de 12 meses;
– O valor do HubSpot aumenta consoante o número de contactos;
– Os testes para campanhas (p.e. testes A/B) só estão disponíveis nos packs PRO;
– O suporte técnico é pago.

Hubspot, MAP, Dashboard

2. Pardot B2B Marketing Automation by Salesforce

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O Pardot é a plataforma de automação de marketing da Salesforce. Bastante fácil de utilizar, este sistema permite aos departamentos de marketing e vendas criar, implementar e gerir as campanhas de marketing online a partir de uma plataforma central, com vista a obter os melhores resultados.

A Pardot quer ajudar as empresas a ultrapassar os seus objetivos, nomeadamente em termos de receitas, e a alinhar as equipas de vendas e marketing de forma a otimizar os recursos existentes.

O preço inicial desta plataforma é de, aproximadamente, 1250€/mês, no entanto grande parte das ferramentas apenas ficam disponíveis a partir do pack de 2500€/mês. Ao contrário da HubSpot, só permite um utilizador, sendo que podem ser adicionados mais por 50€, cada.

Com sede em Atlanta, Georgia, a base de clientes da Pardot inclui quer pequenas e médias empresas, quer grandes organizações empresariais.

Prós

– Permite free-trial e dispõe de uma política de refund;
– É possível customizar as ferramentas de automação de acordo com as necessidades de cada organização;
– Sendo que fazem parte da mesma família, a Pardot tem uma ótima integração com o CRM da Salesforce;
– O Lead Deck da Pardot não só fornece relatórios de atividade dos prospects em tempo real como também permite o envio de e-mails de nutrição com apenas um clique;
– Uma das características diferenciadora junto dos clientes é o seu Apoio ao Cliente e Suporte Técnico.

Contras:

– Apesar de ter integração nativa com as ferramentas de CRM mais populares, apenas dispõem de 32 apps de terceiros;
– O acesso à API e a ferramentas de teste A/B só estão disponíveis para utilizadores com pack PRO.

Pardot, MAP, Dashboard

3. Marketo: Marketing Automation

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A Marketo surgiu em 2006 com a missão de mudar, melhorar e alinhar as equipas de marketing e vendas durante todo o ciclo de vendas. Através de soluções de marketing e gestão de leads, fomentam a colaboração entre as equipas de marketing e vendas desde a fase inicial do pipeline de vendas até à conquista de receita e fidelização de clientes.

A Marketing Automation da Marketo é bastante intuitiva, sendo uma das maiores vantagens a facilidade de implementação e de utilização. Por vezes, a ferramenta pode ser um pouco mais lenta, porém, no geral é um ótimo software.

Prós:

– Plataforma de fácil utilização e intuitiva;
– Apesar da sincronização poder demorar um pouco mais, tem uma ótima integração com Salesforce;
– Implementação e setup fácil e rápida;
– A Marketo tem uma ótima equipa de suporte, para além de que tem uma grande comunidade de utilizadores que partilha constantemente os seus conhecimentos.

Contras:

– Ferramenta de construção de Landing Pages é difícil de utilizar;
– Funcionalidade de analytics e de reports é bastante limitada. Como não dispõe de extensões adicionais, pode demorar mais do que o esperado até devolver um report;
– Se quiser ter acesso a ferramentas adicionais, independentemente do número, precisará fazer um upgrade ao pack contratado.

Marketo, MAP, Dashboard

4. Adobe: Experience Cloud

Resultado de imagem para adobeA Adobe Experience Cloud (anteriormente conhecida por Adobe Marketing Cloud) é um pack de soluções de marketing que permite realizar diversas tarefas, como gestão de conteúdo, envio de campanhas por e-mail, automação de compras de anúncios, etc., a partir de um único lugar. Através da combinação entre as diversas soluções, esta ferramenta oferece uma visão 360º da performance e dos objetivos de marketing da organização.

Prós:

– Permite centralizar as colaborações da equipa;
– A integração com plataformas de CRM, como Salesforce e SAP, permite a transferência contínua de informações sobre as leads entre o marketing e as vendas;
– As características podem ser personalizadas de acordo com as necessidades da organização, sendo que não se paga pelas funcionalidades que não se utiliza;
– Dispõe de recursos como gestão do target e análise entre canais;
– A gestão de campanhas em várias plataformas, como social media ou e-mails, pode ser feita a partir de uma única ferramenta.

Contras:

– Integração com outros programas limitada;
– Interface do utilizador é complexa e requer bastante treino, desta forma, empresas que não tenham experiência com este tipo de ferramentas podem ter que investir mais tempo até que o ROI seja percetível;
– As mensagens de erro são bastante vagas, o que torna difícil a identificação e solução dos problemas.

Adobe Experience, Marketing, MAP, Dashboard

O que escolher para a minha empresa?

A contribuição de MarTech para o sucesso da estratégia de marketing e vendas apenas se verifica quando as plataformas de automação de marketing e o CRM são aplicados em conformidade com a restante estratégia e objetivos da empresa. A escolha de uma plataforma de automação de marketing deve ir ao encontro dos objetivos específicos que a empresa pretende atingir.

Para facilitar o processo de escolha da plataforma de automação de marketing mais adequada ao seu negócio, criámos o eBook “Como Escolher uma Automação de Marketing“. Este conteúdo irá ajudar a guiar o processo de escolha de uma plataforma de automação de marketing, bem como perceber qual o nível atual de automação de marketing e vendas em que a sua empresa se encontra. Deste modo, conseguirá escolher o software que mais se adequa à realidade do seu negócio.

Com a Liminal terá acesso a peritos que farão a análise, desenho e implementação de estratégias e operações de marketing e vendas, suportadas por sistemas tecnológicos, como a Automação de Marketing e o CRM – Customer Relationship Management, que garantem o crescimento do seu negócio. Solicite um diagnóstico e descubra o caminho para o sucesso.

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