A obra de 2021 de Philip Kotler, Marketing 5.0, consagra definitivamente a fusão entre centralidade no ser humano (postulada pelo marketing 3.0) e o poder sem precedentes oferecido pela tecnologia (apresentado no marketing 4.0).
No Marketing 5.0, a combinação de tecnologias como a Inteligência Artificial, a Internet das Coisas, a Robótica ou o Blockchain geram as capacidades de “mímica humana que criam, comunicam, entregam e acrescentam valor ao longo de toda a jornada do consumidor”.
No âmago desta evolução estão os desenvolvimentos nas técnicas de Machine Learning que aplicadas ao marketing permitem aumentar as capacidades de qualquer profissional de forma a descobrir padrões de comportamentos de consumo e novos segmentos inexplorados, a partir da análise de Big Data, ativando ações hiperpersonalizadas de forma autónoma.
Quando a tecnologia invade o Marketing
A tecnologia irá agora permitir que o marketing seja ágil e conduzido pela análise de grandes dados com vista à otimização das decisões de marketing, permitindo aplicações como o:
– Marketing Preditivo
A capacidade de antecipar e projetar o comportamento do mercado de modo a, proativamente, influenciá-lo.
– Marketing Contextual
Capacidade de identificar e oferecer aos consumidores interações personalizadas ao contexto do cliente em ambientes simultaneamente físicos e digitais.
– Marketing Aumentado
Capacidade que as tecnologias digitais oferecem de aumentar a produtividade dos marketers através de chatbots os assistentes virtuais, por exemplo.
Os autores do livro Marketing 5.0 propõem um futuro em que o marketing irá combinar “a velocidade e conveniência dos interfaces digitais com a empatia calorosa dos touchpoints centrados no ser humano”.
3 Exemplos de Inteligência Artificial no Marketing
Ainda que possa não se aperceber, a Inteligência Artificial já representa um grande papel no Marketing, tanto em plataformas como o CRM ou em websites e e-mails. Conheça alguns exemplos:
1 – Websites dinâmicos e personalizados
Os Websites Dinâmicos são um dos exemplos mais claros de como a tecnologia pode impactar os resultados do Marketing. Plataformas como o HubSpot CMS Hub têm funcionalidades de Conteúdo Dinâmico ou Adaptive Testing, que permitem personalizar o conteúdo das páginas consoante o visitante e os seus comportamentos online. No caso do Adaptive Testing, torna-se possível testar pequenas variações da mesma página, em simultâneo, e a plataforma irá passar a exibir com maior frequência a versão que apresenta melhores resultados. Deste modo, além de oferecer experiências realmente relevantes aos utilizadores, passará a sentir também uma melhoria na taxa de conversão das páginas.
2 – Chatbots
Os chatbots são um grande exemplo de como a tecnologia pode acelerar e simplificar o processo de venda, sobretudo em marcas B2C. Ao invés de ter um operador disponível em tempo real, poderá ter um bot que responde às perguntas mais comuns ou que sugere artigos relacionados com o histórico de compras de um cliente. Tudo isto, de forma automática!
3 – Email Marketing Inteligente
Ao analisar o comportamento dos contactos associados a uma base de dados, como que páginas visitaram e onde clicaram, tecnologias como o Zoho ou o HubSpot permitem fazer segmentação inteligente e utilizar conteúdo dinâmico nos e-mails. Assim, conseguirá enviar a mensagem certa, à pessoa indicada e no momento ideal.
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