Marketing 4.0

Na última década muita coisa aconteceu em termos de avanços tecnológicos! Uma grande parte das tecnologias associadas à economia digital  não é nova, mas o impacto coletivo da convergência está a afetar fortemente as práticas de marketing em todo o mundo. Desta convergência, emergem novas tendências associadas ao Marketing 4.0, entre elas, a economia da “partilha”, a economia do “agora”, a integração omnichannel, o marketing de conteúdos e o CRM social, na vertente da gestão de relacionamento com os Clientes.

Acreditamos que esta convergência da tecnologia, mais tarde ou mais cedo, acabará por levar à convergência entre o marketing tradicional e digital.

A  nova geração de consumidores e o Marketing 4.0

Há novos comportamentos de consumidores que já comprovam esta convergência. Quando um consumidor vê um novo produto na televisão que lhe interessa, rapidamente faz uma busca no seu aparelho móvel; por outro lado, quando pensam em comprar um produto em loja, pesquisam e comparam on-line. A nova geração de consumidores, sendo naturalmente digital, pode tomar decisões de compra em qualquer lugar e a qualquer momento. Apesar do conhecimento, gostam de experimentar fisicamente e comunicar com a sua rede de familiares e amigos, em resumo estão altamente conectados e vivem em rede.

O principal papel dos marketers é guiar os consumidores na sua jornada, desde a atenção até à compra ou preferencialmente à “advocacia” da marca.

Quanto mais sociais somos, mais queremos coisas feitas à nossa medida.  Graças às analises do big data, os produtos tornam-se cada vez mais personalizados e os serviços tornam-se cada vez mais pessoais. Na economia digital, a chave é potenciar estes paradoxos.

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Rafael Cerveira Pinto, LiminalRafael Cerveira Pinto
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