Inteligência Artificial: Principais features em Zoho, HubSpot e Amplemarket

Numa era digital em constante evolução, a interligação entre a Inteligência Artificial (IA) e o marketing tornou-se um campo de inovação e oportunidades sem precedentes. À medida que as empresas procuram destacar-se num cenário cada vez mais competitivo, a implementação eficaz da IA no marketing emerge como uma alavanca poderosa para o sucesso. A IA está a redefinir a forma como as empresas se conectam com o seu público-alvo, personalizam experiências e impulsionam o retorno sobre o investimento.

Segundo o INE (Instituto Nacional de Estatística), perto de 8% das empresas portuguesas já utilizam IA no seu dia-a-dia, seja para identificar objectos, seja para automatizar fluxos de trabalho ou para permitir a movimentação de máquinas. Descubra neste artigo quais as principais features de IA apresentadas por marcas como Zoho, HubSpot e Amplemarket.

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As principais features de AI nas MarTech

Zoho CRM

O CRM da Zoho vem equipado com a Zia, a assistente de inteligência artificial desenvolvida pela marca, que facilita o trabalho manual em várias vertentes do software, nomeadamente:

1. Data Enrichment

A Zia permite fazer Data Enrichment nos módulos de Contas, Contactos e Leads. Com esta feature, conseguirá preencher informações automaticamente sugeridas pela Zia, como informações de morada, de contacto e até mesmo o email. Assim, terá o CRM mais preenchido e poupará tempo precioso que, de outra forma, teria sido perdido a pesquisar estas informações de forma manual.

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2. Recomendação de similaridades

Com esta feature, a Zia procura automaticamente contactos e empresas com perfis semelhantes no CRM e indica quais as semelhanças entre elas no cartão do contacto ou conta, para que o comercial não perca tanto tempo à procura destas informações. Ao sugerir a compra de produtos que foram comprados por pessoas com o mesmo tipo de perfil, aumenta a probabilidade de sucesso do negócio.

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3. Sugestão de workflows

A Zia analisa as ações que mais faz no Zoho CRM e, com base nisso, sugere workflows que possam automatizá-las. Sempre que surgir uma nova sugestão de workflow irá receber um alerta e poderá ativá-lo tal como está ou editá-lo para que se aproxime mais da realidade que pretende. Desta forma, conseguirá automatizar ações que repete muitas vezes quase de forma instantânea.

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4. Melhor momento para contactar

Um dos grandes objetivos do Marketing é entregar a mensagem certa, à pessoa certa, no momento certo. Com a Inteligência Artificial isso fica facilitado! A Zia analisa o histórico de troca de e-mails ou chamadas com cada contacto e, a partir dessa informação, consegue perceber qual a melhor hora para enviar um e-mail ou ligar àquela pessoa.

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5. Zia for Calls

Através de algoritmos de processamento de linguagem natural (NLP), a Zia transcreve o conteúdo da chamada e extrai informações sobre o sentimento e a intenção do interlocutor. A funcionalidade de transcrição permite às empresas revisitar o teor da chamada, sendo valiosa para fins de formação e garantia de qualidade. A análise de sentimento auxilia na identificação do tom da chamada, se é positivo, negativo ou neutro, permitindo ajustar a resposta de acordo. Já a análise de intenção ajuda as empresas a compreender o propósito da chamada, categorizando-a de forma a priorizar e responder de maneira mais eficiente.

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6. Recomendação de Produtos

Esta funcionalidade usa Inteligência Artificial para identificar e analisar dados do cliente, como detalhes de compra, interesses, requisitos e padrões de comportamento e, assim, sugerir o produto mais relevante para cada pessoa. Isto ajuda a melhorar a experiência do cliente e também permite que os comerciais tenham recomendem os produtos certos de forma mais rápida, acelerando o processo de vendas.

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7. Análise de tendências e KPI

O sonho de qualquer CEO é obter relatórios personalizados sobre os principais KPI da empresa de forma automática. A Inteligência Artificial torna isso possível, detetando tendências e anomalias nos números e apresentando-os em relatórios de fácil compreensão. Conseguirá obter análises como quais os produtos e serviços que são mais populares, quais os contactos que têm maior probabilidade de converter ou quais as campanhas de marketing que tiveram melhores resultados.

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8. AI Scoring

O Zia Scoring é um sistema preditivo de pontuação de leads baseado em IA que ajuda as empresas a identificar e priorizar leads de alta qualidade com base no seu nível de engagement e probabilidade de conversão em clientes. A Zia analisa vários fatores, como interações por e-mail, visitas ao website, atividades em redes sociais e outras informações relevantes para criar um modelo de pontuação exclusivo para cada negócio. Depois é atribuída uma pontuação a cada lead, indicando seu nível de engagement e a probabilidade de se tornar cliente.

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9. Previsão de churn

A previsão de churn da Zia ajuda as empresas a prever quais os clientes que correm o maior risco de rotatividade ou de interrupção de relacionamento com a empresa, com base no histórico de comportamento e nas interações com a empresa. São analisados dados como o histórico de compras, os tickets de suporte, o engagement com ações de marketing e outras informações relevantes para atribuir uma pontuação de probabilidade de churn a cada cliente num futuro próximo.

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Poderá conhecer todas as features de Inteligência Artificial do Zoho CRM aqui.

HubSpot

Também a HubSpot tem desenvolvido inúmeras features de Inteligência Artificial que estão embutidas na sua plataforma de CRM e Automação de Marketing. Conheça as principais abaixo:

1. Geração automática de texto para blogposts, posts de redes sociais e e-mails

A HubSpot permite gerar texto para blogposts, posts de redes sociais e e-mails com o clique de um simples botão. Desta forma, poupará tempo na criação de conteúdo.

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2. Gerador de Meta Descriptions

Algo essencial para qualquer Marketeer que queira ter o melhor score em SEO: a Inteligência Artificial no HubSpot permite gerar automaticamente Meta Descriptions para cada página, incluindo as keywords principais e seguindo todas as boas práticas.

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3. ChatSpot

O ChatSpot é um assistente de Inteligência Artificial que ajuda CEO’s e Marketeers a recolher todas as informações que necessitam sobre as empresas que estão em prospeção comercial e também a gerar conteúdo personalizado para ser usado nos vários canais da marca, incluindo a criação de imagens apenas com um “prompt”. Funciona como um ChatGPT, mas treinado para “pensar” como um Marketeer.

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4. AI Agents

Embora esta funcionalidade ainda esteja em fase Beta, a HubSpot já permite a criação de agentes AI para responderem às perguntas feitas pelos clientes no chat. Um espécie de chatbot, mas mais inteligente e que interage de forma fluida com os clientes da sua empresa. Abrange os blogposts, páginas de produtos, knowledge base e outras páginas do site para satisfazer as dúvidas dos clientes durante a jornada no site. Poderá ler mais sobre esta feature aqui.

5. AI Forecasting

A Inteligência Artificial da HubSpot lê o histórico de vendas do seu negócio e consegue fazer previsões sobre o que se irá passar no futuro. Isto ajuda a prever como se irá comportar o seu negócio durante os próximos meses e funciona como auxiliar à tomada de decisão.

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6. Geração de resumo de e-mails

Por vezes há e-mails demasiado grandes que poderiam ser resumidos em poucas palavras. É exatamente isso que a IA da HubSpot faz: gera resumos dos e-mails que são trocados com os seus clientes para que perca pouco tempo a analisar cada um e perceba rapidamente qual o assunto principal do email.

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7. Transcrição e resumo de telefonemas

Por vezes é mais fácil ler aquilo que foi dito num telefonema do que ouvir novamente toda a conversa, à procura de um determinado detalhe que foi falado. A feature de transcrição e resumo de telefonemas permite exatamente isso: transcrever toda a conversa que foi dita num telefonema e também resumi-la, para que consiga perceber rapidamente qual o contexto da chamada.

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8. Analítica baseada em IA

À semelhança da Zoho, também a HubSpot permite gerar relatórios e dashboards baseados em Inteligência Artificial. Basta que escreva o “prompt” daquilo que quer analisar, e o HubSpot gera o relatório correspondente em poucos segundos. Esta funcionalidade é crucial para apoiar a tomada de decisão com base em KPI. Depois do relatório ser gerado, conseguirá aplicar filtros e alterar as variáveis para que seja totalmente personalizado à sua realidade e ao objetivo que quer atingir.

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O roadmap de funcionalidades da HubSpot está sempre em desenvolvimento e a cada mês são lançadas novas funcionalidades. Poderá ver o mais recente roadmap da empresa para o desenvolvimento da Inteligência Artificial aqui.

Amplemarket

A Amplemarket é uma ferramenta de Automação de Vendas que foi criada com base em Inteligência Artificial. Como tal, muitas das suas funcionalidades têm IA embutida, para facilitar o dia-a-dia da equipa comercial.

1. Criação automática de e-mails personalizados

O editor de e-mails do Amplemarket permite gerar templates de e-mail totalmente personalizados e que incluem o contexto do histórico da conversa trocada com cada contacto. Desta forma, com o clique num simples botão, conseguirá criar e-mails com contexto e que parecem ter sido escritos por um humano, embora tenham sido criados com recurso a Inteligência Artificial.

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2. Maximização da entregabilidade de e-mails

Os modelos inteligentes da Amplemarket foram criados para otimizar a taxa de envio (deliverability rate) de cada e-mail, o que permite manter uma reputação de domínio de e-mail saudável e a máxima pontuação do envio de e-mails. Ao garantir o engagement com os seus e-mails, melhorará também a performance do envio dos e-mails e garantirá que chegam à caixa de entrada do seu público-alvo, sem ficarem retidos na caixa de spam.

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3. Identificação automática do conteúdo da mensagem

A Inteligência Artificial da Amplemarket permite identificar automáticamente o teor de um e-mail e, a partir daí, marcá-lo como “interessado”, “introdução”, “out of the office”, “pessoa errada”, “não interessado”, “reencaminhar para a pessoa certa”, “contactar mais tarde” ou “não contactar”. Desta forma, conseguirá categorizar os e-mails que recebe em poucos segundos. Além disso, consoante a categorização feita a Amplemarket sugere quais os melhores próximos passos.

4. Identificação de Intent Buying Signals

O Amplemarket permite identificar os Intent Buying Signals de cada empresa ou contacto, facilitando a prospeção comercial e garantindo que apenas entra em contacto com leads que estão prontas para comprar o seu produto ou serviço. Esta identificação é feita com base em IA e permite também melhorar o contexto da conversa quando entrar em contacto com a pessoa.

5. Avisos de mudança de empresa ou cargo

Esta é mais uma funcionalidade que será muito útil para melhorar o contexto de contacto com a pessoa: sempre que os contactos indicados mudarem de empresa ou de cargo, receberá um alerta sobre esta alteração. Desta forma será mais fácil interagir de forma personalizada e, até mesmo, captar novas oportunidades de negócio em novas empresas, com contactos que já conhecem a sua empresa.

Trace o caminho para o sucesso com especialistas em MarTech e IA

O mundo do Marketing e da Tecnologia estão a evoluir a um ritmo frenético. Com a Inteligência Artificial a invadir o dia das empresas, cada vez mais é importante contar com especialistas que garantem que as inovações são integradas no seio dos negócios. Além disso, para que a tecnologia contribua para o sucesso do negócio, é importante que haja uma estratégia que guie a implementação, adoção e evolução dos sistemas.

Enquanto especialistas em MarTech e IA, a Liminal oferece uma visão integrada, que une Tecnologia, Marketing e Estratégia, garantindo a adoção e a implementação bem sucedida das tecnologias de marketing, quer seja através da escolha imparcial dos sistemas certos para responder aos desafios da sua empresa, da adequação dos processos e fluxos em sistemas já existentes ou do desenho de uma estratégia de CRM & Automação que contribua para o crescimento do negócio.

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