Inteligência Artificial nas Vendas: Benefícios

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As Vendas são uma das áreas que maior potencial tem para ser impactada pela Inteligência Artificial. Lado a lado, humanos e Inteligência Artificial tornam-se uma orquestra quase perfeita, conseguindo aproveitar o melhor de cada um e melhorando a eficácia dos esforços da equipa de Vendas. A utilização de Inteligência Artificial Conversacional (Conversational AI) nas equipas de vendas pode poupar bastante tempo ao eliminar tarefas monótonas como o envio de emails de follow-up às leads ou o esclarecimento de dúvidas dos clientes, podendo até gerar material de apoio às vendas. Do ponto de vista operacional, esta tecnologia acelera os processos nas ferramentas utilizadas no dia-a-dia, como o CRM, simplifica a geração de relatórios, potencia a eficácia na tomada de decisões e oferece muitas outras vantagens. Descubra abaixo todos os benefícios de usar ferramentas de Inteligência Artificial nas Vendas.

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O que é a Inteligência Artificial Conversacional?

A Inteligência Artificial Conversacional, ou Conversational AI em inglês, refere-se a sistemas de inteligência artificial projetados para interagir com humanos de uma forma natural e semelhante a uma conversa entre pessoas. Estes sistemas são capazes de compreender linguagem natural, interpretar intenções e responder de forma contextualmente relevante. Podem ser utilizados em várias ferramentas, como chatbots, assistentes virtuais, sistemas de resposta automática em emails, entre outros, para facilitar a comunicação e a interação entre humanos e máquinas.

Benefícios da Inteligência Artificial nas Vendas

O principal impacto sentido pelos comerciais que utilizam Inteligência Artificial no dia-a-dia é o tempo. Num estudo recente da HubSpot, 82% dos comerciais concordaram que o uso da IA fez com que tivessem mais tempo livre para se concentrarem nas tarefas que mais gostam de fazer.

1 – As tarefas rotineiras são feitas mais rápido

A Inteligência Artificial Conversacional é capaz de interpretar e processar a linguagem natural. Assim, é possível solicitar a assistência de bots para concluir tarefas específicas. Por exemplo, no HubSpot CRM, é possível pedir à IA integrada que execute tarefas rotineiras que demorariam mais tempo a serem concluídas se fossem feitas manualmente. O ChatSpot da HubSpot é capaz de realizar todas as atividades que um comercial faz no dia-a-dia, mas de maneira mais eficiente – basta fazer um pedido simples ao ChatSpot e ele obtém diretamente o resultado desejado. Em vez de ter que abrir um relatório específico, o ChatSpot disponibiliza-o de imediato.

2 – Mais tempo

Utilizar a Inteligência Artificial para automatizar parte dos seus processos fará com que ganhe mais tempo. Ao aliviar a carga de trabalho, a equipa comercial estará mais disponível para lidar com as tarefas que realmente necessitam da sua atenção. Um exemplo notável de IA bem aplicada no dia-a-dia de comercial é a escrita de notas em reuniões. Ferramentas de IA podem transcrever as reuniões em texto ou, até mesmo, enviar essa transcrição por email. Ferramentas como o Otter são particularmente úteis neste contexto.

3 – Menos pedidos de suporte

Os chatbots de IA conseguem responder a perguntas dos clientes via chatbot, por exemplo, permitindo que sejam os próprios clientes a descobrir a resposta para o seu pedido de suporte. Embora o chatbot ainda não consiga responder a todas as perguntas feitas, um estudo da HubSpot sobre IA descobriu que os agentes de apoio ao cliente pouparam 2h por dia devido ao uso de um chatbot de suporte na empresa. Além disso, as conversas com o chatbot podem ser analisadas a posteriori para melhorias futuras. Este é também um excelente ponto que pode ser aproveitado no processo de vendas: a equipa comercial pode abordar perguntas que são feitas frequentemente durante o processo de venda para ajudar a gerir expectativas e reduzir a confusão ou reclamações que possam surgir depois da venda.

4 – Melhor nutrição de leads

O aprimoramento e o aumento da nutrição de leads podem ocorrer sem que seja preciso que a equipa de vendas intervenha. A Inteligência Artificial Conversacional pode gerar emails e conteúdos mais eficazes que podem ser utilizados para nutrir e enviar aos potenciais clientes. A vantagem é que, quando combinada com outras formas de IA, proporciona a capacidade de determinar com precisão o momento ideal para enviar o próximo email ou concluir a próxima ação, e qual a melhor hora para fazê-lo. Ao integrar a IA no processo de nutrição de leads, é possível delegar à IA tarefas específicas e menos críticas, permitindo que a equipa se concentre nas leads com maior probabilidade de conversão.

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