Integração HubSpot & Salesforce: O alinhamento perfeito entre Marketing e Vendas

A competição que existe, em muitas empresas, entre as equipas de Marketing e Vendas é uma realidade. Muitas vezes, a equipa de Vendas acha que a equipa de Marketing não consegue angariar leads de qualidade e a equipa de Marketing acha que as Vendas não se esforçam o suficiente para fechar as oportunidades geradas pelo Marketing. Há várias tecnologias que procuram resolver este desafio e, sendo o HubSpot uma ferramenta líder em Automação de Marketing e o Salesforce o CRM líder de mercado, a integração entre estes dois sistemas pode ser a chave para garantir o alinhamento entre Marketing e Vendas. Descubra abaixo quais as vantagens de fazer a integração entre estes dois sistemas e como isto pode ajudar a sua empresa a melhorar os resultados.

HubSpot e Salesforce: quais as diferenças?

Tanto o HubSpot como o Salesforce são tecnologias de Marketing e Vendas e são consideradas, muitas vezes, concorrentes. No entanto, a sua génese é muito distinta. O HubSpot foi criado em 2005 enquanto ferramenta de apoio para a implementação de uma estratégia de Inbound Marketing e, portanto, o seu foco era essencialmente nas primeiras fases do funil de marketing. Ao longo dos anos foi evoluindo e, atualmente, já inclui também um CRM e um package apenas dedicado às Vendas, com funcionalidades que permitem automatizar o envio de sequências de nutrição, agilizar a criação de propostas, etc.

Por outro lado, o Salesforce foi fundado em 1999 com o principal objetivo de ajudar as empresas a gerir a relação com os clientes. O seu foco sempre foi o CRM e é considerada a marca líder de mercado nessa categoria. Tal como o HubSpot, também o Salesforce tem evoluído e já incluiu na sua oferta comercial ferramentas de Automação de Marketing como o Salesforce Marketing Cloud ou o Pardot, mas é pelo CRM que continua a ser conhecido.

Qual a vantagem em integrar HubSpot e Salesforce?

Por um lado temos o HubSpot, marca líder em Automação de Marketing e, por outro, o Salesforce, CRM líder de mercado. A grande vantagem na integração entre HubSpot e Salesforce é que conseguirá obter o melhor dos dois mundos: a melhor plataforma de Automação de Marketing do mercado e o melhor CRM do mercado a trabalhar lado a lado, sem falhas de informação e de forma bidirecional. O HubSpot será a tecnologia-chave para controlar as fases iniciais do funil de marketing e vendas e, assim que as leads estão nutridas e prontas para serem passadas às Vendas, são enviadas para o Salesforce, que controla as últimas fases do funil de forma perfeita. Há ainda outras vantagens associadas a esta integração:

1. Envie informações valiosas sobre cada lead para a equipa de Vendas

Por estarem integrados bidirecionalmente, sempre que um contacto ou conta é atualizado num sistema, essa informação migra automaticamente para o outro sistema também. Ou seja, é possível manter a equipa de Vendas a par de sinais de topo de funil importantes sobre cada lead, como atividade no website, abertura ou clique em e-mails ou submissão de formulários. Para a equipa de Vendas, esta informação pode ajudar a direcionar o negócio para os assuntos que despertaram mais interesse, por exemplo e, assim, fechar a venda mais rapidamente.

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2. Saiba qual a contribuição de Marketing e Vendas em cada negócio

Ao manter todo o funil de marketing e vendas controlado através de tecnologias como o HubSpot e o Salesforce torna-se possível saber, exatamente, qual a contribuição de cada equipa na geração de cada oportunidade e fecho de cada negócio. Deste modo, é possível criar relatórios de atribuição e fazer o closed-loop report entre as duas equipas de modo automático.

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3. Alinhe Marketing e Vendas

A chave para manter as duas equipas alinhadas é a comunicação. Ao saberem exatamente o que se passa com cada contacto, conta a oportunidade, torna-se mais fácil que ambas as equipas estejam focadas no mesmo objetivo: vender. Além disso, a integração entre HubSpot e Salesforce facilita a cooperação entre marketing e vendas, sendo que cada equipa fica mais capaz de trocar informação útil para ajudar cada lead a avançar ao longo das fases da jornada de decisão.

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Enquanto especialistas em tecnologias de marketing e parceiros em HubSpot e Salesforce, a Liminal conta com o know-how necessário para garantir que a integração entre os dois sistemas é feita de forma eficaz e sem falhas.

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