Foram publicado novos Incentivos 2024 que estão disponíveis para todas as micro e PME que queiram implementar software, como CRM e Automação de Marketing e aceder a consultoria especializada que ajude à adaptação do negócio aos novos desafios enfrentados pelas empresas. Descubra abaixo as principais informações sobre estes Sistemas de Incentivos, como quem se pode candidatar e quais as despesas elegíveis.
1. Coaching 4.0
Este incentivo está enquadrado no programa nacional para a Indústria 4.0 e visa fomentar a integração de tecnologia nas empresas, apoiando o desenvolvimento de processos e competências organizacionais que fomentem a transformação digital do modelo de negócio das organizações. Este incentivo está previsto abrir em janeiro de 2024.
Quais são as entidades elegíveis?
- PME;
- Taxa de financiamento – 75% a fundo perdido até 10 000 euros de apoio;
- Território abrangido – Portugal Continental.
Quais são as despesas elegíveis?
- Gestão de redes sociais e gestão de anúncios;
- Plano de marketing digital;
- Construção de Website/loja online;
- Criação de conteúdo e otimização de SEO;
- E-mail Marketing e Automation;
- Consultoria e desenvolvimento de Maturidade Digital;
- Aquisição de novos softwares para implementação interna;
- Desenvolvimento de marca e maturidade digital;
- Desenvolvimento de novas funcionalidades.
2. Qualificação das PME
Este incentivo tem como objetivo promover a capacitação empresarial, através da aposta na qualificação e digitalização dos modelos de negócio e da oferta produtiva, apoiando a adoção de estratégias de negócio mais avançadas, que privilegiem o uso de fatores imateriais de competitividade e que aumentem a capacidade de integração em cadeias de valor globais. Este incentivo está previsto abrir entre maio e julho de 2024.
Quais são as entidades elegíveis?
- PME;
- Taxa de financiamento – até 50% a fundo perdido;
- Território abrangido – Portugal Continental.
Quais as despesas elegíveis?
- Custos dos equipamentos necessários para a aplicação de novos métodos organizacionais, incluindo software, na medida em que forem utilizados na operação, e durante a execução da mesma, e apenas se forem utilizados exclusivamente no estabelecimento do beneficiário;
- Custos salariais com a contratação de recursos humanos qualificados, incluindo o salário base e encargos sociais obrigatórios, nos termos a definir em aviso para apresentação de candidaturas;
- Custos incorridos com a participação em feiras e exposições no exterior, incluindo o aluguer do espaço, a construção e o funcionamento do stand;
- Custos dos serviços de consultoria especializados, prestados por consultores externos, que não constituam uma atividade contínua nem periódica, nem estejam relacionados com o normal funcionamento dos beneficiários;
- Custos de obtenção, validação e defesa de patentes e outros registos de propriedade industrial;
- Formação de recursos humanos;
- Outras despesas relacionadas com a promoção da internacionalização, incluindo a prospeção e captação de novos clientes e ações de promoção realizadas em mercados externos;
- No caso das candidaturas em conjunto ou em parceria, custos com o acompanhamento e desenvolvimento da operação, incluindo ações de divulgação, sensibilização e disseminação dos resultados, estudos, e custos com pessoal.
3. Internacionalização das PME
Este incentivo tem como objetivo promover a internacionalização das PME permitindo potenciar o aumento da sua base e capacidade exportadora e reconhecimento internacional, através da implementação de ações de promoção e marketing, da sua presença em certames internacionais e do conhecimento e acesso a novos mercados. Este incentivo está previsto abrir entre junho e dezembro de 2024.
Quais são as entidades elegíveis?
- PME;
- Taxa de financiamento – até 50% a fundo perdido;
- Território abrangido – Portugal Continental.
Quais são as despesas elegíveis?
- Custos dos equipamentos necessários para a aplicação de novos métodos organizacionais, incluindo software, na medida em que forem utilizados na operação, e durante a execução da mesma, e apenas se forem utilizados exclusivamente no estabelecimento do beneficiário;
- Custos salariais com a contratação de recursos humanos qualificados, incluindo o salário base e encargos sociais obrigatórios, nos termos a definir em aviso para apresentação de candidaturas;
- Custos incorridos com a participação em feiras e exposições no exterior, incluindo o aluguer do espaço, a construção e o funcionamento do stand;
- Custos dos serviços de consultoria especializados, prestados por consultores externos, que não constituam uma atividade contínua nem periódica, nem estejam relacionados com o normal funcionamento dos beneficiários;
- Custos de obtenção, validação e defesa de patentes e outros registos de propriedade industrial; Formação de recursos humanos;
- Outras despesas relacionadas com a promoção da internacionalização, incluindo a prospeção e captação de novos clientes e ações de promoção realizadas em mercados externos;
- No caso das candidaturas em conjunto ou em parceria, custos com o acompanhamento e desenvolvimento da operação, incluindo ações de divulgação, sensibilização e disseminação dos resultados, estudos, e custos com pessoal.
4. Inovação Produtiva
O Aviso de concurso pretende estimular o investimento empresarial de natureza inovadora, promovendo a alteração do perfil de especialização da economia portuguesa e o reforço da sua competitividade externa, através da diferenciação, diversificação e inovação. Este incentivo está previsto abrir em abril de 2024.
Quais são as entidades elegíveis?
- PME;
- Taxa de financiamento – até 40% a fundo perdido;
- Território abrangido – Portugal Continental.
Quais são as despesas elegíveis?
- Ativos corpóreos, incluindo a aquisição de máquinas e equipamentos, custos diretamente atribuíveis para os colocar na localização e condições necessárias para o respetivo funcionamento, bem como a aquisição de equipamentos informáticos, incluindo o software necessário ao seu funcionamento;
- Ativos incorpóreos, incluindo a transferência de tecnologia através da aquisição de direitos de patentes, nacionais e internacionais, licenças, conhecimentos técnicos não protegidos por patente, e software standard ou desenvolvido especificamente para determinado fim;
- Outras despesas de investimento, incluindo despesas com a intervenção de contabilistas certificados ou revisores oficiais de contas, na validação da despesa dos pedidos de pagamento; serviços de engenharia; estudos, diagnósticos, auditorias; estudos ou relatórios no âmbito do alinhamento da operação com o Princípio «Não prejudicar significativamente»; planos de marketing; projetos e serviços de arquitetura e de engenharia.
5. Sistema de Incentivos de Base Territorial – Norte
Este incentivo apoia as operações de investimento de pequena dimensão para criação de micro e pequenas empresas e para a expansão ou modernização da sua atividade. Tem como prazo de abertura entre maio e setembro de 2024.
Quais são as entidades elegíveis?
- Micro e pequenas empresas;
- Taxa de financiamento – até 60% a fundo perdido;
- Território abrangido – Região Norte.
Quais são as despesas elegíveis?
- Ativos corpóreos, incluindo a aquisição de máquinas e equipamentos, custos diretamente atribuíveis para os colocar na localização e condições necessárias para os mesmos serem capazes de funcionar, bem como a aquisição de equipamentos informáticos, incluindo o software necessário ao seu funcionamento;
- Ativos incorpóreos, incluindo a transferência de tecnologia através da aquisição de direitos de patentes, nacionais e internacionais, licenças, conhecimentos técnicos não protegidos por patente, e software standard ou desenvolvido especificamente para determinado fim;
- Estudos, diagnósticos, auditorias, planos de marketing, serviços de arquitetura e engenharia relacionados e essenciais à implementação do projeto de investimento, sujeitos a limitações em matéria de proporção do investimento total a definir nos avisos para apresentação de candidaturas;
- Custos incorridos com a participação em feiras e exposições no exterior, incluindo o aluguer do espaço, a construção e o funcionamento do stand;
- Custos de serviços de consultoria especializados, prestados por consultores externos, que não constituam uma atividade contínua nem periódica, nem estejam relacionados com o normal funcionamento da atividade dos beneficiários, incluindo despesas com a intervenção de contabilistas certificados ou de revisores oficiais de contas, na validação da despesa dos pedidos de pagamento;
- Custos associados à certificação de produtos, processos ou serviços, custos de conceção e registo de novas marcas;
- Custos indiretos, de acordo com metodologia a definir em aviso para apresentação de candidaturas.
6. Sistema de Incentivos de Base Territorial – Centro
Apoios a operações de investimento de pequena dimensão para criação de micro e pequenas empresas e para a expansão ou modernização da sua atividade. Este incentivo tem como prazo de abertura entre setembro e dezembro de 2024.
Quais são as entidades elegíveis?
- Micro e pequenas empresas;
- Taxa de financiamento – até 60% a fundo perdido;
- Território abrangido – Região Centro.
Quais são as despesas elegíveis?
- Ativos corpóreos, incluindo a aquisição de máquinas e equipamentos, custos diretamente atribuíveis para os colocar na localização e condições necessárias para os mesmos serem capazes de funcionar, bem como a aquisição de equipamentos informáticos, incluindo o software necessário ao seu funcionamento;
- Ativos incorpóreos, incluindo a transferência de tecnologia através da aquisição de direitos de patentes, nacionais e internacionais, licenças, conhecimentos técnicos não protegidos por patente, e software standard ou desenvolvido especificamente para determinado fim;
- Estudos, diagnósticos, auditorias, planos de marketing, serviços de arquitetura e engenharia relacionados e essenciais à implementação do projeto de investimento, sujeitos a limitações em matéria de proporção do investimento total a definir nos avisos para apresentação de candidaturas;
- Custos incorridos com a participação em feiras e exposições no exterior, incluindo o aluguer do espaço, a construção e o funcionamento do stand;
- Custos de serviços de consultoria especializados, prestados por consultores externos, que não constituam uma atividade contínua nem periódica, nem estejam relacionados com o normal funcionamento da atividade dos beneficiários, incluindo despesas com a intervenção de contabilistas certificados ou de revisores oficiais de contas, na validação da despesa dos pedidos de pagamento;
- Custos associados à certificação de produtos, processos ou serviços, custos de conceção e registo de novas marcas;
- Custos indiretos, de acordo com metodologia a definir em aviso para apresentação de candidaturas.
Como me posso candidatar a estes incentivos?
A Liminal estabeleceu parceria com a Abilis, especialistas em incentivos comunitários com mais de 30 anos de experiência, para que não tenha de se preocupar com a sua candidatura ao Sistema de Incentivos e processo burocrático associado. Pode solicitar o seu diagnóstico aqui.
A importância do CRM para enfrentar os desafios da era digital
Ao longo dos últimos anos tem-se verificado um grande avanço tecnológico, e com a enorme quantidade de empresas que têm surgido no mercado, nota-se cada vez mais a importância de ter o cliente como principal foco. Assim, é fundamental o uso de plataformas, como o Customer Relationship Management (CRM), que disponham o máximo de informação sobre os clientes, de modo a melhorar a experiência em todas as fases da jornada de compra.
Caso ainda não esteja a utilizar um CRM, é um excelente momento para começar a pensar sobre isso. Porquê? Estudos recentes revelam que empresas que usam este sistema conseguem:
- 7,96€ de retorno por cada euro investido na tecnologia (Nucleus Research)
- 34% de aumento da produtividade da equipa comercial (Salesforce)
- 14% de redução dos ciclos de venda (Nucleus Research)
- 300% de aumento das taxas de conversão (Cloudswave)
- 29% de aumento das vendas (Salesforce)
Como podemos apoiar a sua empresa
O mundo do Marketing e da Tecnologia está em constante evolução. É cada vez mais importante contar com especialistas que garantam a integração das inovações nas empresas. Além disso, para que a tecnologia contribua para o sucesso do negócio, é essencial ter uma estratégia que oriente a implementação, adoção e evolução dos sistemas.
Como especialistas em MarTech, a Liminal oferece uma visão integrada que combina Tecnologia, Marketing e Estratégia. Garantimos a adoção e a implementação bem-sucedida das tecnologias de marketing, seja através da escolha imparcial dos sistemas certos para enfrentar os desafios da sua empresa, da adaptação dos processos e fluxos em sistemas existentes ou do desenvolvimento de uma estratégia de CRM & Automação que contribua para o crescimento do negócio.