Internacionalização via E-Commerce: 50% a Fundo Perdido

Incentivo Internacionalização e-Commerce

Aproxima-se a abertura do Aviso Internacionalização via E-commerce, um Sistema de Incentivos do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência). Esta medida tem como objetivo promover a digitalização da economia, seja por via da adaptação tecnológica dos operadores económicos e da digitalização dos seus modelos de negócio, seja por via da sensibilização e capacitação de trabalhadores e empresários. Descubra abaixo todos os detalhes deste incentivo.

Incentivo Internacionalização via E-Commerce – Conheça todos os detalhes

O que é e a quem se destina?

A medida Internacionalização via E-commerce tem o objetivo de apoiar projetos individuais de PME que, suportados em planos de ação pormenorizados, levem à concretização de estratégias de internacionalização digital baseadas na implementação de tecnologias e processos associados à Indústria 4.0.

Este incentivo é dirigido a dois tipos de empresas:

  1. Novas Exportadoras – PME que querem iniciar o seu projeto de digitalização internacional.
  2. Mais Mercados – PME já com experiência internacional e que querem explorar novos mercados internacionais digitais.

Qualquer PME é elegível, de qualquer natureza ou sob qualquer forma jurídica.

Qual o valor do incentivo?

Trata-se de um Incentivo não reembolsável (fundo perdido), com uma taxa de até 50% do investimento elegível.

Quais os limites ao investimento?

Há limites ao investimento dependendo do tipo de projeto:

  • 10.000 € a 25.000 €, para projetos enquadrados na tipologia “Novas Exportadoras”;
  • 25.000 € a 85.000 €, para projetos enquadrados na tipologia “Mais Mercados”.

Qual a duração do projeto?

A duração do projeto é de 12 meses, desde o início do projeto até 6 meses após decisão de financiamento (aprovação do projeto).

Quais os critérios de elegibilidade dos beneficiários?

Os beneficiários deverão cumprir 3 critérios de elegibilidade:

  • Possuir a situação regularizada face à administração fiscal, segurança social e salários;
  • Empresas com 3 ou mais anos: não ser uma empresa em dificuldade (Capital Próprio/Capital Social
    superior a 50%);
  • Empresas com mais de 1 ano de atividade: assegurar um rácio de autonomia financeira ≥ 15%;

Quais os critérios de elegibilidade da operação?

Os critérios de elegibilidade da operação são os seguintes:

  • Data de candidatura anterior à data de início dos trabalhos;
  • Investimento sustentado por uma análise estratégica e Diagnóstico de Exportação.

Quais as despesas elegíveis?

  • Aquisições de equipamentos e software diretamente relacionados com a implementação do projeto, como CRM e Automação de Marketing e Vendas.
  • Despesas relacionadas com a aquisição de serviços a terceiros relativas a:
    Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
    User-Centered Design (UX): desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetiva atração, interação e conversão;
    Desenho, implementação e otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management (CRM) e E-commerce;
    Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos, incluindo despesas de subscrição e fees de adesão durante o período de execução
    do projeto;
    Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa, em motores de busca, por palavras-chave relevantes para a notoriedade e tráfego de cada sítio;
    Social Media Marketing: Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais;
    Content Marketing: criação e distribuição de conteúdos digitais (texto curto, texto longo, imagens, animações ou vídeos) dirigidos a captar a atenção e atrair os clientes-alvo para as ofertas comercializadas pela empresa;
    Display Advertising: colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca;
    Mobile Marketing: tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para visualização e interação de clientes em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;
    Business Inteligence e Web Analytics: recolha, tratamento, análise e visualização de
    grandes volumes de dados gerados a partir da navegação e interação de clientes em ambiente digital por forma a identificar padrões, correlações e conhecimento relevante que robusteçam os processos de gestão e tomada de decisão.
  • Custos com pessoal técnico diretamente afeto à implementação do projeto, devendo ser evidenciadas as competências/valências em e-commerce e marketing digital e corresponder a um nível mínimo de qualificação VI (QNQ).

Quais os indicadores a alcançar?

O projeto deve contribuir para um ou mais dos seguintes indicadores conforme indicado em sede de candidatura:

  • Criação de loja própria online;
  • N.º de novos serviços e/ou funcionalidades introduzidas em loja própria online;
  • N.º de novas adesões a marketplaces;
  • N.º de mercados abrangidos no âmbito das ações de marketing digital.

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