Aproxima-se a abertura do Aviso Internacionalização via E-commerce, um Sistema de Incentivos do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência). Esta medida tem como objetivo promover a digitalização da economia, seja por via da adaptação tecnológica dos operadores económicos e da digitalização dos seus modelos de negócio, seja por via da sensibilização e capacitação de trabalhadores e empresários. Descubra abaixo todos os detalhes deste incentivo.
Incentivo Internacionalização via E-Commerce – Conheça todos os detalhes
O que é e a quem se destina?
A medida Internacionalização via E-commerce tem o objetivo de apoiar projetos individuais de PME que, suportados em planos de ação pormenorizados, levem à concretização de estratégias de internacionalização digital baseadas na implementação de tecnologias e processos associados à Indústria 4.0.
Este incentivo é dirigido a dois tipos de empresas:
- Novas Exportadoras – PME que querem iniciar o seu projeto de digitalização internacional.
- Mais Mercados – PME já com experiência internacional e que querem explorar novos mercados internacionais digitais.
Qualquer PME é elegível, de qualquer natureza ou sob qualquer forma jurídica.
Qual o valor do incentivo?
Trata-se de um Incentivo não reembolsável (fundo perdido), com uma taxa de até 50% do investimento elegível.
Quais os limites ao investimento?
Há limites ao investimento dependendo do tipo de projeto:
- 10.000 € a 25.000 €, para projetos enquadrados na tipologia “Novas Exportadoras”;
- 25.000 € a 85.000 €, para projetos enquadrados na tipologia “Mais Mercados”.
Qual a duração do projeto?
A duração do projeto é de 12 meses, desde o início do projeto até 6 meses após decisão de financiamento (aprovação do projeto).
Quais os critérios de elegibilidade dos beneficiários?
Os beneficiários deverão cumprir 3 critérios de elegibilidade:
- Possuir a situação regularizada face à administração fiscal, segurança social e salários;
- Empresas com 3 ou mais anos: não ser uma empresa em dificuldade (Capital Próprio/Capital Social
superior a 50%); - Empresas com mais de 1 ano de atividade: assegurar um rácio de autonomia financeira ≥ 15%;
Quais os critérios de elegibilidade da operação?
Os critérios de elegibilidade da operação são os seguintes:
- Data de candidatura anterior à data de início dos trabalhos;
- Investimento sustentado por uma análise estratégica e Diagnóstico de Exportação.
Quais as despesas elegíveis?
- Aquisições de equipamentos e software diretamente relacionados com a implementação do projeto, como CRM e Automação de Marketing e Vendas.
- Despesas relacionadas com a aquisição de serviços a terceiros relativas a:
– Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
– User-Centered Design (UX): desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetiva atração, interação e conversão;
– Desenho, implementação e otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management (CRM) e E-commerce;
– Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos, incluindo despesas de subscrição e fees de adesão durante o período de execução
do projeto;
– Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa, em motores de busca, por palavras-chave relevantes para a notoriedade e tráfego de cada sítio;
– Social Media Marketing: Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais;
– Content Marketing: criação e distribuição de conteúdos digitais (texto curto, texto longo, imagens, animações ou vídeos) dirigidos a captar a atenção e atrair os clientes-alvo para as ofertas comercializadas pela empresa;
– Display Advertising: colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca;
– Mobile Marketing: tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para visualização e interação de clientes em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;
– Business Inteligence e Web Analytics: recolha, tratamento, análise e visualização de
grandes volumes de dados gerados a partir da navegação e interação de clientes em ambiente digital por forma a identificar padrões, correlações e conhecimento relevante que robusteçam os processos de gestão e tomada de decisão. - Custos com pessoal técnico diretamente afeto à implementação do projeto, devendo ser evidenciadas as competências/valências em e-commerce e marketing digital e corresponder a um nível mínimo de qualificação VI (QNQ).
Quais os indicadores a alcançar?
O projeto deve contribuir para um ou mais dos seguintes indicadores conforme indicado em sede de candidatura:
- Criação de loja própria online;
- N.º de novos serviços e/ou funcionalidades introduzidas em loja própria online;
- N.º de novas adesões a marketplaces;
- N.º de mercados abrangidos no âmbito das ações de marketing digital.
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