Incentivo ao E-commerce: Apoios até 85 000€ de financiamento com HubSpot e Zoho CRM

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Foi publicado recentemente o Aviso do Incentivo Internacionalização via E-commerce e a candidatura será disponibilizada em breve. Trata-se de uma medida do Plano de Recuparação e Resiliência (PRR) para a transição digital e o apoio ao comércio internacional, que visa dinamizar as exportações online de produtos e serviços portugueses. Entre 2022 e 2025, e, com uma dotação total de 23 milhões de euros, esta medida irá apoiar cerca de 1 500 empresas portuguesas em projetos de presença direta nos canais online, estando disponíveis duas tipologias distintas:

  • Novas Exportadoras:  despesas elegíveis entre 10.000 € e 25.000 €
  • Mais Mercados: despesas elegíveis entre 25.000 € e 85.000 €

Consulte o AVISO N.º 08/C16-i02/2022.

O que é e a quem se destina o Incentivo ao E-commerce?

Na sequência do impacto da pandemia da Covid-19, a medida Internacionalização via E-Commerce faz parte do Investimento 02 – Transição Digital das Empresas da Componente 16 – Empresas 4.0 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Esta medida visa apoiar a diversificação de mercados de exportação para empresas com experiência internacional consolidada e desenvolver o comércio eletrónico para Pequenas e Médias Empresas (PME) novas exportadoras. O objetivo é a concretização de estratégias de internacionalização digital com base no desenho, implementação e otimização de tecnologias como Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management (CRM) e Automação de eCommerce.

Quais as despesas elegíveis do Incentivo ao E-commerce?

O apoio a conceder é calculado a uma taxa de 50% sobre as despesas elegíveis apuradas:

  • As aquisições de equipamentos e software diretamente relacionados com a implementação do projeto;
  • Custos com pessoal técnico diretamente afeto à implementação do projeto, devendo ser evidenciadas as competências/valências em e-commerce e marketing digital e corresponder a um nível mínimo de qualificação VI (QNQ);
  • As despesas relacionadas com a aquisição de serviços a terceiros relativas a:
    • Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
    • User-Centered Design (UX): desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetiva atração, interação e conversão;
    • Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM)Campaign ManagementCustomer Relationship Management (CRM) e E-commerce;
    • Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos, incluindo despesas de subscrição e fees de adesão durante o período de execução do projeto;
    • Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa, em motores de busca, por palavras-chave relevantes para a notoriedade e tráfego de cada sítio;
    • Social Media Marketing: Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais;
    • Content Marketing: criação e distribuição de conteúdos digitais (texto curto, texto longo, imagens, animações ou vídeos) dirigidos a captar a atenção e atrair os clientes-alvo para as ofertas comercializadas pela empresa;
    • Display Advertising: colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca;
    • Mobile Marketing: tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para visualização e interação de clientes em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;
    • Business Inteligence e Web Analytics: recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados gerados a partir da navegação e interação de clientes em ambiente digital por forma a identificar padrões, correlações e conhecimento relevante que robusteçam os processos de gestão e tomada de decisão.

Quais as tecnologias que dão resposta às despesas elegíveis?

São diversas as tecnologias que correspondem às despesas elegíveis do Incentivo ao E-commerce, de entre as quais se destacam o Zoho e o HubSpot, pela sua interface user-friendly, a integração de dados sobre o negócio e as suas funcionalidades que unem marketing, vendas e serviço num só local.

Zoho

Além de ser um dos CRM mais poderosos do mercado a nível de personalização e adaptação à realidade de cada empresa, o Zoho CRM é também um dos que é mais focado na experiência do cliente. Todo o software está desenhado para que a empresa que o utiliza tenha uma visão completa e fiável de cada utilizador que interage com a marca, possibilitando a construção de relações duradouras.

Exemplos de funcionalidades do Zoho

São diversos os canais digitais para gestão de mercados, produtos e segmentos de clientes. No Zoho é possível gerir todos esses canais num único sistema integrado.

Para otimizar e personalizar a comunicação da marca, para além de maximizar a respetiva atração, interação e conversão dos visitantes em clientes, o Zoho é um verdadeiro repositório de dados destas cruciais informações.

Para converter os visitantes do website/loja online em clientes, é necessário conhecê-los, perceber que páginas visitam, quanto tempo estiveram a navegar nessas páginas e essencialmente, perceber em que fase do funil de vendas se encontram.

HubSpot

O HubSpot é uma das plataformas líder em automação de marketing. Utilizando a metodologia de Inbound Marketing, o software disponibiliza vários recursos de interação, conversão e análise de dados que permitem obter rastreabilidade completa de cada ação de marketing.

Exemplos de funcionalidades do HubSpot

Antes de qualquer criação de conteúdo, é fundamental saber segmentar os potenciais clientes. Ferramentas como a segmentação dinâmica são a chave para uma comunicação personalizada.

Saber o que o mercado procura nem sempre é fácil, é através de uma estratégia de SEO fundamentada que se atingem os targets ideais.

Reconhecida no mercado pelas funcionalidades que acompanham a Customer Journey: Awareness, Consideration & Decision, a HubSpot dispõe de imensas funcionalidades de Web Content Management e Campaign Management, sempre acompanhadas de recomendações.

O universo de cada negócio está repleto de dados, o mais difícil é retirar insights dos resultados a partir de análises detalhadas. Neste ponto, o HubSpot facilita o trabalho através de reports e dashboards que fornecem os principais KPI do negócio.

Como a Liminal pode ajudar

Enquanto elemento fundamental para qualquer empresa customer-centric, sistemas de CRM, Automação de Marketing ou Analítica são essenciais para garantir o acesso on-demand à informação de marketing e vendas, como SEO, segmentação, conteúdo dinâmico, pipeline comercial e resultados.

Sendo especialistas em tecnologias de marketing, como CRM, Automação de Marketing ou Analítica, temos o know-how para implementar projetos de transformação digital de marketing e vendas que garantem que estas tecnologias contribuem para o sucesso do negócio.

Fale connosco e inicie já o processo de Transformação Digital com o Incentivo Internacionalização via eCommerce.

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