Foi publicado recentemente o Aviso do Incentivo Internacionalização via E-commerce e a candidatura será disponibilizada em breve. Trata-se de uma medida do Plano de Recuparação e Resiliência (PRR) para a transição digital e o apoio ao comércio internacional, que visa dinamizar as exportações online de produtos e serviços portugueses. Entre 2022 e 2025, e, com uma dotação total de 23 milhões de euros, esta medida irá apoiar cerca de 1 500 empresas portuguesas em projetos de presença direta nos canais online, estando disponíveis duas tipologias distintas:
- Novas Exportadoras: despesas elegíveis entre 10.000 € e 25.000 €
- Mais Mercados: despesas elegíveis entre 25.000 € e 85.000 €
Consulte o AVISO N.º 08/C16-i02/2022.
O que é e a quem se destina o Incentivo ao E-commerce?
Na sequência do impacto da pandemia da Covid-19, a medida Internacionalização via E-Commerce faz parte do Investimento 02 – Transição Digital das Empresas da Componente 16 – Empresas 4.0 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Esta medida visa apoiar a diversificação de mercados de exportação para empresas com experiência internacional consolidada e desenvolver o comércio eletrónico para Pequenas e Médias Empresas (PME) novas exportadoras. O objetivo é a concretização de estratégias de internacionalização digital com base no desenho, implementação e otimização de tecnologias como Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management (CRM) e Automação de eCommerce.
Quais as despesas elegíveis do Incentivo ao E-commerce?
O apoio a conceder é calculado a uma taxa de 50% sobre as despesas elegíveis apuradas:
- As aquisições de equipamentos e software diretamente relacionados com a implementação do projeto;
- Custos com pessoal técnico diretamente afeto à implementação do projeto, devendo ser evidenciadas as competências/valências em e-commerce e marketing digital e corresponder a um nível mínimo de qualificação VI (QNQ);
- As despesas relacionadas com a aquisição de serviços a terceiros relativas a:
- Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
- User-Centered Design (UX): desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetiva atração, interação e conversão;
- Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management (CRM) e E-commerce;
- Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos, incluindo despesas de subscrição e fees de adesão durante o período de execução do projeto;
- Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa, em motores de busca, por palavras-chave relevantes para a notoriedade e tráfego de cada sítio;
- Social Media Marketing: Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais;
- Content Marketing: criação e distribuição de conteúdos digitais (texto curto, texto longo, imagens, animações ou vídeos) dirigidos a captar a atenção e atrair os clientes-alvo para as ofertas comercializadas pela empresa;
- Display Advertising: colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca;
- Mobile Marketing: tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para visualização e interação de clientes em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;
- Business Inteligence e Web Analytics: recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados gerados a partir da navegação e interação de clientes em ambiente digital por forma a identificar padrões, correlações e conhecimento relevante que robusteçam os processos de gestão e tomada de decisão.
Quais as tecnologias que dão resposta às despesas elegíveis?
São diversas as tecnologias que correspondem às despesas elegíveis do Incentivo ao E-commerce, de entre as quais se destacam o Zoho e o HubSpot, pela sua interface user-friendly, a integração de dados sobre o negócio e as suas funcionalidades que unem marketing, vendas e serviço num só local.
Zoho
Além de ser um dos CRM mais poderosos do mercado a nível de personalização e adaptação à realidade de cada empresa, o Zoho CRM é também um dos que é mais focado na experiência do cliente. Todo o software está desenhado para que a empresa que o utiliza tenha uma visão completa e fiável de cada utilizador que interage com a marca, possibilitando a construção de relações duradouras.
Exemplos de funcionalidades do Zoho
São diversos os canais digitais para gestão de mercados, produtos e segmentos de clientes. No Zoho é possível gerir todos esses canais num único sistema integrado.

Para otimizar e personalizar a comunicação da marca, para além de maximizar a respetiva atração, interação e conversão dos visitantes em clientes, o Zoho é um verdadeiro repositório de dados destas cruciais informações.

Para converter os visitantes do website/loja online em clientes, é necessário conhecê-los, perceber que páginas visitam, quanto tempo estiveram a navegar nessas páginas e essencialmente, perceber em que fase do funil de vendas se encontram.

HubSpot
O HubSpot é uma das plataformas líder em automação de marketing. Utilizando a metodologia de Inbound Marketing, o software disponibiliza vários recursos de interação, conversão e análise de dados que permitem obter rastreabilidade completa de cada ação de marketing.
Exemplos de funcionalidades do HubSpot
Antes de qualquer criação de conteúdo, é fundamental saber segmentar os potenciais clientes. Ferramentas como a segmentação dinâmica são a chave para uma comunicação personalizada.

Saber o que o mercado procura nem sempre é fácil, é através de uma estratégia de SEO fundamentada que se atingem os targets ideais.

Reconhecida no mercado pelas funcionalidades que acompanham a Customer Journey: Awareness, Consideration & Decision, a HubSpot dispõe de imensas funcionalidades de Web Content Management e Campaign Management, sempre acompanhadas de recomendações.

O universo de cada negócio está repleto de dados, o mais difícil é retirar insights dos resultados a partir de análises detalhadas. Neste ponto, o HubSpot facilita o trabalho através de reports e dashboards que fornecem os principais KPI do negócio.

Como a Liminal pode ajudar
Enquanto elemento fundamental para qualquer empresa customer-centric, sistemas de CRM, Automação de Marketing ou Analítica são essenciais para garantir o acesso on-demand à informação de marketing e vendas, como SEO, segmentação, conteúdo dinâmico, pipeline comercial e resultados.
Sendo especialistas em tecnologias de marketing, como CRM, Automação de Marketing ou Analítica, temos o know-how para implementar projetos de transformação digital de marketing e vendas que garantem que estas tecnologias contribuem para o sucesso do negócio.
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