A Automação de Marketing é essencial para qualquer negócio atualmente. Qualquer empresa que use tecnologia para otimizar os seus processos e medir com precisão os KPI do seu negócio tem vantagem competitiva face a uma empresa concorrente que não o faça e conseguirá oferecer melhor experiência aos seus clientes – algo essencial nos dias de hoje.
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Porquê envolver Automação na Estratégia de Negócio?
O “objetivo de automatizar atividades de marketing, é sempre o de tomar mais e melhores decisões de marketing, com custos inferiores, pela via da redução dos gastos ou aumento de produtividade” (1). Por isso, a automação é muitas vezes considerada sobretudo enquanto tecnologia ou ferramenta operacional e tática de marketing. Buttle e Maklan (2) definem a automação de marketing como “a aplicação de tecnologias informatizadas para apoiar os marketers e a gestão do marketing na realização dos seus objetivos relacionados com o trabalho”. Tal como vimos anteriormente, vários autores restringem a interpretação do conceito de automação de marketing à execução de tarefas específicas como a personalização automática, o targeting comportamental, bem com outras automatizações de tarefas rotineiras de marketing (3).
Contudo, tal como Sun Tsu escreveu, “tática sem estratégia é o barulho que antecede a derrota”. A automação de marketing tem um potencial determinante enquanto iniciativa estratégica para a disrupção inovadora de estruturas e processos de negócio, formas de organização, cultura, isto é, a automação de marketing pode e deve ser considerada enquanto recurso estratégico de marketing e pilar da transformação digital dos modelos de negócio. Assim o define Del Rowe (2), ao dizer que a automação de marketing é “uma peça central na estratégia de comunicação das empresas e na estratégia de customer engagement”.
Davenport (1) ressalva a importância da automação no marketing para conseguir definir e alcançar grupos específicos de clientes com detalhe máximo, personalizar a customer experience, entregar valor ao longo de relações omnicanal com os clientes, bem como orquestrar e fazer a ponte entre a presença online e offline de uma marca.
Tarkiainen (2) acrescentam, automação de marketing é uma “tecnologia para alavancar a melhoria da eficácia e eficiência das operações de marketing, através de atividades automatizadas, personalizadas e guiadas pela análise de dados. Contudo, os benefícios da automação de marketing dependem largamente da transformação estratégica das estruturas organizacionais, dos processos e de uma cultura centrada no cliente, que conduz a utilização (e rentabilização, acrescentamos) da automação de marketing.”
Em reforço a estas ideias, Mrohs (4) diz que “a automação de marketing não deve ser entendida como um conceito puro de marketing ou um projeto de IT. Entendida enquanto modelo organizacional que molda a estratégia go-to-market, a automação de marketing é um assunto da administração geral e central ao modelo de negócio. Nesse sentido, a decisão de automatizar o marketing deve surgir da gestão de topo.” Esta decisão é tão mais acertada quanto maior e mais heterogéneo for o mercado alvo, a capacidade de gerar economias de escala através das atividades de marketing e de reduzir custos com equipas e mão de obra de marketing.
De facto, o desenvolvimento tecnológico é uma fonte de vantagem competitiva e inovação, que pode “alterar modelos de negócio (2), determinar o desenvolvimento de novos produtos e serviços (2) e melhorar a eficiência e eficácia das operações de uma empresa” (2). No caso concreto da automação de marketing, esta tecnologia dá às empresas uma “abordagem fundamental para responder aos requisitos constantemente mutáveis da digitalização e para proteger o core business”. (5)
Como escolher plataforma de Automação de Marketing certa para a sua empresa?
Referências
- Davenport, T. H., & Phillips, J. (2016). The future of marketing automation. Applied Marketing Analytics, 2(3), 213-224.
- Mero, J., Tarkiainen, A., & Tobon, J. (2020). Effectual and causal reasoning in the adoption of marketing automation. Industrial Marketing Management, 86, 212-222.
- Heimbach, I., Kostyra, D. S., & Hinz, O. (2015). Marketing automation. Business & Information Systems Engineering, 57(2), 129-133.
- Mrohs, Alexander (2021). Marketing Automation: Defining the organizacional framework. B2B Marketing: A guidebook for the classroom to boardroom. Management for professionals. Berlim: Springer 211 – 227.
- Klaus, Lutz (2021). Marketing Automation: Exploring the Process Model for Implementation. Management for professionals. Berlim: Springer 229 – 245
Artigo escrito por:
Tiago J. C. Sousa
Managing Partner