Implementação de CRM: Como incentivar a mudança na empresa

A resistência à mudança é algo inerente à espécie humana. No entanto, são os negócios com maior capacidade de adaptação e que apresentam maior grau de flexibilidade que conseguem sobreviver e inovar continuamente, mesmo quando têm de enfrentar crises económicas. Também a adoção de novas tecnologias, processos e modo de fazer as coisas faz parte das mudanças necessárias para conseguir encarar os constantes desafios que vão surgindo no meio empresarial.

A implementação de um novo sistema, como o CRM – Customer Relationship Management, implica que os processos sejam analisados, sendo um excelente momento para repensar o modo como a empresa opera. Avançar para a compra de um CRM para suportar os antigos processos acaba por ter grandes custos para a empresa, uma vez que se perde a oportunidade de otimizar processos antigos e inovar ao aplicar novos processos mais eficazes.

Implementação de CRM: Os três grandes fatores

Há três fatores principais relacionados com a implementação de um CRM que devem ser endereçados.

Envolvimento

É muito importante que toda a equipa esteja envolvida no processo de implementação da tecnologia desde o primeiro momento. Em muitos casos, são os utilizadores finais que têm o conhecimento profundo das operações e necessidades que surgem no dia-a-dia. São eles que sabem o que vai funcionar, e o que não vai, logo, devem ser envolvidos o mais cedo possível e deve ser feita uma constante recolha de feedback. Crie um grupo de pessoas que defendam a implementação e encorage-os a partilhar o valor da mudança.

Valor

“O que vou obter com a utilização desta ferramenta?”

Toda a equipa deve conseguir responder a esta questão e perceber claramente qual o benefício que vão obter ao utilizar o novo CRM. Este sistema deve representar uma mudança positiva, que ajude a equipa a fazer o trabalho de forma mais eficiente. Alguns exemplos:

  • Uma interface user-friendly facilitará a introdução de dados no sistema;
  • Dashboards customizáveis que permitem à equipa recolher rapidamente a informação que necessitam;
  • Automatização que simplifica o dia-a-dia e poupa tempo.

Gestão da mudança

Também a gestão deve ser envolvida desde o início e devem ser utilizadores ativos da plataforma. Não pode ser exigida a mudança de sistema aos utilizadores, sem que a própria gestão também o utilize. Para garantir o sucesso da implementação, é importante que as várias fases da mudança sejam bem planeadas:

Fase 1: Avaliação e preparação

Nesta fase será avaliada a capacidade de implementação de mudança no seio da equipa e identificar os utilizadores que serão os grandes impulsionadores da mudança. Cada pessoa deve ter um papel específico no processo de implementação, incluindo o impulsionador executivo, o gestor de projeto, o administrador do sistema, os power users e os utilizadores finais.

Fase 2: Lançamento

Esta fase é crucial porque é neste momento que todo o trabalho árduo é reconhecido e que os utilizadores começam a ver, na prática, o valor do novo CRM. É também este momento que marca a fronteira entre a implementação do sistema e o apoio pós-lançamento, para garantir que o CRM é usado no dia-a-dia da empresa.

Fase 3: Manutenção e Otimização

Este é o momento em que a responsabilidade e propriedade do novo CRM é transferida para os utilizadores finais. Esta fase deve durar o tempo necessário para que a mudança seja incorporada na organização.

Conte com o apoio de especialistas para a implementação do CRM

Uma das melhores formas de garantir que a implementação do CRM é bem sucedida é contar com especialistas na tecnologia, que apoiam todo o processo de implementação, formação e adoção do sistema.

Enquanto especialistas em MarTech, como CRM ou Automação de Marketing, a Liminal ajuda a selecionar, adaptar e implementar as tecnologias necessárias e ideais para a sua empresa, guiando e acompanhando todo o processo. Desta maneira, garantimos que os objetivos são cumpridos e que é traçado o início do caminho para o sucesso.

Fale connosco e comece já a implementação de um CRM na sua empresa.

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