HubSpot Operations: O Novo Hub que acaba com as Ilhas de Informação

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A HubSpot lançou recentemente uma novidade que vai revolucionar o mundo das MarTech. A empresa acabou de anunciar o HubSpot Operations Hub, um novo módulo que posiciona o HubSpot enquanto CRM completo e personalizável. Com este novo Hub, os utilizadores conseguem agora criar workflows complexos de negócio, com personalização de código, e ter integrações bidirecionais com várias plataformas, permitindo que sejam eliminadas ilhas de informação entre sistemas. O Operations Hub passa, assim, a ser o 5º módulo oferecido pela HubSpot, juntando-se ao Marketing, Sales, Service e CMS. Conheça abaixo todas as potencialidades do Operations Hub e como poderá utilizá-lo no seu negócio.

HubSpot Operations Hub: O que é?

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O HubSpot Operations Hub é, como o nome indica, um módulo que ajuda a equipa de Operações a perder menos tempo a resolver problemas e a passar mais tempo a gerar valor comercial estratégico. Segundo Andy Pitre, Diretor Geral do HubSpot Operations Hub, a ideia de criar este Hub surgiu quando a HubSpot se apercebeu que “se queríamos realmente resolver todos os problemas de integração de dados e aplicar o modelo flywheel, ao invés do funil tradicional de Marketing e Vendas, tínhamos de olhar para as operações e de que modo poderiam apoiar o negócio”. Ari Plaut, Gestor de Marketing de Produto da HubSpot adiciona ainda que “Temos ouvido as frustrações das equipas de Operações. Estas equipas querem contribuir para a estratégia do negócio, mas grande parte do seu trabalho acaba por ser dedicado a resolver tickets internos de suporte às restantes equipas e nunca conseguem ter uma visão mais ampla do mercado”.

O Operations Hub adiciona ao HubSpot um conjunto de ferramentas que facilita a conexão, limpeza a automação dos dados do CRM, para que deixem de haver silos de informação e repetição de tarefas manuais. Qual o resultado? Um negócio mais eficiente, alinhado e ágil, uma equipa de Operações estratégica e desimpedida e uma experiência de cliente fluída.

Há 4 benefícios principais associados ao HubSpot Operations Hub:

  • A adoção de uma ferramenta de integração bidirecional de dados, que sincronizam a informação entre várias aplicações (como o ERP) em tempo real, garantindo que todos os dados estão atualizados em ambas as plataformas.
  • Automação personalizada e flexível dos processos de negócio, desde Lead Routing (atribuição automática de leads a comerciais) e gestão de território, até à gestão de renovações e pós-venda.
  • Criação de workflows que atualizam automaticamente os principais dados, permitindo que as equipas que lidam proximamente com o cliente, como o Marketing ou as Vendas, tenham acesso à mesma informação e que os dados têm qualidade.
  • Escalabilidade: os utilizadores do Operations Hub terão um aumento nos seus limites atuais de listas, reports e workflows.

Como poderei utilizar o HubSpot Operations Hub no meu negócio?

1 – Automatizar processos de negócio com a personalização de código nos Workflows

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De todas as novas funcionalidades trazidas pelo HubSpot Operations, esta é a que terá mais impacto e que torna o HubSpot realmente flexível: a capacidade de programar código nos workflows, usando Javascript ou Node.js. Estas ações personalizadas podem ser usadas para fazer chamadas de API, executar SQL queries ou criar qualquer outra coisa: a criatividade é o limite!

Com esta ferramenta, torna-se possível automatizar processos de negócio e automatizar fluxos que irão facilitar o dia-a-dia das equipas de Marketing, Vendas e Suporte. Adicionalmente, a versão Professional do HubSpot Operations dará também aos utilizadores a capacidade de usar webhooks nos workflows, algo que antes apenas estava disponível na versão Enterprise do HubSpot Marketing ou Sales. Com os webhooks conseguirá enviar dados do HubSpot para uma plataforma externa.

Alguns exemplos do que conseguirá fazer com o Programmable Automation do HubSpot Operations:

  • Lead Routing – Atribuir automaticamente as leads que surgem a diferentes comerciais, seguindo uma determinada ordem ou condição (por exemplo, atribuir 40% das leads ao comercial X, 40% das leads ao comercial Y, e 20% das leads ao comercial Z);
  • Data Enrichment – Enriquecer os registos do HubSpot com dados de aplicações externas. Por exemplo, quando um utilizador preencher um formulário, o workflow poderá enviar a indicação a uma aplicação externa para que a sua base de dados seja consultada e complete as informações em falta no HubSpot.
  • Automatizar a gestão de renovações – É possível criar um workflow que, quando um deal é ganho, crie automaticamente um novo deal para o futuro, com um desconto adicional no preço.
  • Criar propriedades complexas de Calculated Lead Scoring – Torna-se possível manipular e transformar qualquer campo do HubSpot para apresentar o lead scoring total do contacto, utilizando não só dados do HubSpot mas também de outras plataformas. Desta forma conseguirá ver diretamente no HubSpot o scoring total de cada contacto, usando também dados externos ao HubSpot para o seu cálculo.

2 – Acabar com as ilhas de informação através da sincronização bidirecional dos dados do cliente

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À medida que os negócios crescem, aumenta também a complexidade de manter todos os dados integrados entre as diferentes plataformas. As equipas adotam as suas ferramentas individuais de trabalho, começam a surgir ilhas de informação e os dados ficam desconectados – e é o cliente que acaba por sofrer com isto.

O mecanismo de sincronização bidirecional do Operations Hub torna simples a integração entre sistemas distintos. Com esta ferramenta conseguirá criar integrações personalizáveis entre o HubSpot e várias plataformas (como o Microsoft Dynamics 365, Zendesk, Mailchimp ou Aircall), sem necessidade de conhecimentos de programação. Assim será mais fácil alinhar as equipas de Marketing, Vendas e Suporte e todas elas terão a mesma fonte de dados.

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Quais as principais diferenças entre as integrações tradicionais e a integração pelo HubSpot Operations Hub?

Há cinco principais diferenças:

  • As integrações tradicionais são unidirecionais. Por exemplo, poderá sincronizar o seu CRM com a sua plataforma de e-mail, mas não o contrário. As integrações através do HubSpot Operations Hub sao bidirecionais, passando informações de e para qualquer sistema.
  • As integrações tradicionais não têm em conta o histórico de dados e apenas começam a funcionar a partir do momento em que são feitas. Com o HubSpot Operations, tanto os dados que já existem como os novos são integrados entre os dois sistemas.
  • As integrações tradicionais são trigger-based. Apenas quando algo acontece numa app é que essa informação é enviada para outra plataforma (ex.: quando um determinado campo é atualizado no ERP). A integração de dados através do HubSpot Operations é em tempo real e mantém as bases de dados dos dois sistemas sincronizadas de forma consistente.
  • As integrações tradicionais são rígidas e não são personalizadas à realidade de cada empresa. Por outro lado, as integrações via HubSpot Ops são personalizáveis: conseguirá controlar qual a informação que é sincronizada (e de que modo) entre as apps, e poderá atualizar estas opções a qualquer momento.
  • As integrações tradicionais envolvem conhecimentos de programação. Já no HubSpot Operations, é possível integrar sistemas sem qualquer programação. Apenas tem de escolher a app, quais as informações a sincronizar e guardar.

3 – Garantir a qualidade dos dados do CRM com o Data Quality Automation

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Quantas vezes já quis enviar um e-mail que continha o “First Name” na primeira frase, mas não sentiu a segurança necessária sobre a qualidade dos dados para o poder fazer? A última coisa que alguma empresa quer é enviar uma comunicação a um cliente que contém o seu nome em maiúsculas, por exemplo. É exatamente para resolver este tipo de problemas que surge a “Data Quality Automation”.

Esta funcionalidade permite limpar os dados de forma fácil e automática. Através de workflows criados para o efeito, torna-se possível forçar a atualização dos dados para que, por exemplo, o “First Name” contenha sempre a primeira letra maiúscula e as restantes letras minúsculas. Podem ainda ser automatizados mecanismos para corrigir campos que contenham datas, números de telefone e muito mais. A qualidade dos dados deixará de ser uma dor de cabeça e conseguirá oferecer a melhor experiência aos seus clientes.

Qual o preço do HubSpot Operations Hub?

Tal como os outros Hubs da HubSpot, o Operations estará disponível em três versões:

FreeStarterProfessional
Preço0€/mêsA partir de 41€/mêsA partir de 662€/mês
Features✔ Data sync
✔ Historical sync
✔ Default field mappings
✔ App Marketplace integrations
✔ Contact management
✔ Companies
✔ Deals
✔ Tasks & activities
✔ Company insights
✔ Custom properties
Tudo o que está disponível na versão Free e, adicionalmente:
✔ Custom field mappings
✔ Custom properties
Tudo o que está disponível na versão Starter e, adicionalmente:
✔ Programmable Automation
✔ Webhooks
✔ Data quality automation
✔ Duplicate management
✔ List segmentation
✔ Teams
✔ Required fields
✔ Record customization
✔ Custom reporting
✔ Calculated properties
✔ Standard contact scoring
✔ Deal and company scoring

Não tenho uma equipa de “Operações” na minha empresa. Faz sentido ter o HubSpot Operations Hub?

Claro! As funcionalidades do Operations Hub resolvem desafios operacionais comuns a empresas de vários setores e dimensões, como ilhas de informação, dados sem qualidade ou processos manuais e repetitivos, que podem ser automatizados com workflows. Se a sua empresa se depara frequentemente com estes problemas, o HubSpot Operations Hub é uma mais-valia, quer tenha alguém responsável pelas Operações ou não.

Implemente o HubSpot Operations Hub com a ajuda de parceiros HubSpot

Quer já seja cliente HubSpot e necessite de ajuda para implementar as novas funcionalidades no seu CRM, ou ainda não use HubSpot, mas ache que este CRM seria uma mais-valia para a sua empresa, deverá contar com a ajuda de especialistas para garantir que explora todo o potencial do sistema.

Enquanto parceiro HubSpot em Portugal, e especialista em Tecnologias de Marketing, a Liminal detém as competências necessárias para garantir que a sua empresa extrai todo o potencial das novas funcionalidades do HubSpot Operations Hub.

Fale connosco e acabe com as ilhas de informação na sua empresa.

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  1. […] com outras aplicações – O Marketing Hub tem um posicionamento competitivo pela sua capacidade de se integrar com variadas aplicações externas de CRM, como o Salesforce e Microsoft Dynamics 365 Sales; de plataformas de ABM como a Demandbase e […]

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