Desvendando o HubSpot: Dicas e Truques para Maximizar a sua Eficiência

Se já trabalhou com a HubSpot, sabe que é uma poderosa ferramenta de marketing, vendas e atendimento ao cliente. No entanto, mesmo os utilizadores mais experientes podem encontrar pequenos desafios ou perguntar-se se há maneiras mais eficientes de usar certos recursos. Por este motivo decidimos criar a nossa secção de artigos de “Tips and Tricks” de HubSpot.

Neste artigo, vamos partilhar duas técnicas valiosas que podem ajudar a otimizar as suas operações, solucionar problemas comuns e tirar o máximo proveito de tudo o que a HubSpot tem a oferecer. Prepare-se para descobrir soluções práticas que facilitarão ainda mais o seu trabalho no HubSpot!

1 – Calcular a Idade do Deal em Hubspot

Já se perguntou quanto tempo tem um determinado deal? Quando tempo levou para fechar o deal ou há quanto tempo está aberto?

Foram também questões que nos colocámos e, por isso, hoje trazemos aqui a solução que encontrámos para facilitar também a vida de outros utilizadores de HubSpot.

Pois bem, a HubSpot não tem uma propriedade nativa que diga a idade do deal, portanto é necessário encontrar alternativas. A alternativa que trazemos hoje é com a utilização da aplicação Tick Tock Today.

Tick Tock Today

Antes de começar a utilizar a aplicação propriamente dita tem de instalar a mesma e integrá-la na sua instância de HubSpot. Para integrar basta escolher a que conta de Hubspot onde quer que a aplicação fique ligada e a aplicação faz o resto. Assim que associar, fizer a integração, e estiver dentro do site Hapily (desenvolvedor da aplicação), vai reparar que em “My objects” terá todos os módulos da conta que associou.

De seguida, na versão free, pode associar esta propriedade apenas a um módulo, como é possível ver na imagem anterior. Contudo, pode associar os “objects” que quiser: basta carregar em “Get more Objects Now!” e escolher a quantidade que quer, aparecendo o ecrã igual à imagem abaixo.

Depois de selecionar o “object” que quer que a propriedade do Tick Tock Today fique associada, basta criar a propriedade em HubSpot.

Criar propriedade em Hubspot

Para criarmos a propriedade da idade do deal, tem de:

1 – Entrar nas propriedades dos deal e clicar em criar nova propriedade

2 – Depois tem de colocar as seguintes definições:

a. Object Type/Group/Label:

b. Field Type:

c. Calculated property Type:

No lugar onde estará “1+1”, irá colocar a seguinte fórmula:

if(([properties.hs_is_open_count] == 1), ([properties.ticktocktoday] – [properties.createdate]), ([properties.closedate] – [properties.createdate]))

d. Pode testar a fórmula para entender se esta está a funcionar corretamente. Para a fórmula estar a funcionar corretamente, onde diz “Sample Output” terá que aparecer um número que vai depender das propriedades que escolheu nos campos de “close date”, “open date”, “is Open” e “Tick Tock Tday”.

Esta propriedade torna-se bastante útil para entender a idade do deal e também o tempo que levou a ser fechado. Com estas informações é possível entender se as automações de marketing e vendas têm de ser melhoradas para ser mais eficazes ou até se os comerciais estão a ser eficazes.

2 – Obter link direto para o record do deal na notificação em Hubspot

Neste segundo truque mostramos-lhe a possibilidade de obter o link direto na notificação de Hubspot para o record do deal. Desta forma não precisa de andar a procurar o deal, e sim entrar diretamente no deal através do link que recebe pela notificação enviada ao proprietário.

Workflow

Em primeiro lugar tem de criar um novo workflow onde o critério principal será: “Has completed: Object created”, como é possível observar na seguinte imagem:

Ou seja, para que o Deal entre neste workflow de enviar notificação com o link do próprio deal, precisa, necessariamente, de ser criado. Neste caso estamos a mencionar deals, contudo poderia ser um contact, company, etc.

Para tal, consoante o módulo que escolheu, assim será o link, ou seja:

  • Link do record do deal: https://app.hubspot.com/contacts/HubID/deal/{{ enrolled_object.hs_object_id }}
  • Link do record do contacto: https://app.hubspot.com/contacts/HubID/contact/{{ fetched_objects.fetched_object_36562097.hs_object_id }}
  • Link do record da conta: https://app.hubspot.com/contacts/HubID/companies/{{ fetched_objects.fetched_object_36562177.hs_object_id }}

Depois do deal criado, este vai acionar a seguinte condição:

Passo a Passo Criação do Trigger em Hubspot:

1 – Deve escolher o token do record id que quer (contact, deal, company), no caso que trazemos será o deal.

1.1 – Para Record IDs de Módulos satélite ao módulo base de trigger ao workflow:

a) edit available data:

b) add data source:

c) escolher o módulo alvo:

d) escolher o record ID do módulo alvo:

2 – Link Final:

O link que ficará no final corresponderá ao seguinte: https: //app.hubspot.com/contacts/HUB ID DA INSTÂNCIA EM CAUSA/ NOME DO MÓDULO/ TOKEN COM O RECORD ID.

Obtendo um link como o seguinte: https://app.hubspot.com/contacts/HubID/record/0-3/465063788

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