HubSpot: Prós e contras da plataforma

À medida que o omnichannel e a necessidade de integração de todos os dados, provenientes de diferentes plataformas, se tornam a norma no dia-a-dia dos gestores, surge a necessidade de ter um software que permita organizar e gerir todas as atividades e que seja capaz de acompanhar o crescimento do negócio, como o HubSpot.

Desde a criação do HubSpot, em 2014, a plataforma já percorreu um longo caminho, com várias features novas e ferramentas que permitem que qualquer gestor tenha acesso a Automação de Marketing e CRM, independentemente do tamanho e setor do negócio.

O que é o HubSpot?

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O HubSpot é uma das plataformas líder em automação de marketing. Utilizando a metodologia de Inbound Marketing, o software disponibiliza vários recursos de interação, conversão e análise de dados que permitem obter rastreabilidade completa de cada ação de marketing.

Atualmente, a plataforma expandiu-se não só nas áreas de marketing e vendas, mas também no suporte ao cliente – tudo isto, com planos grátis e pagos. Uma das vantagens, é que estas três áreas ficam integradas, permitindo que qualquer organização seja verdadeiramente customer-centric. Assim, o HubSpot divide-se em:

1 – HubSpot Marketing Hub

Este módulo permite controlar todos os passos de qualquer ação de inbound marketing, desde que o utilizador visita alguma landing page até que é criada a oportunidade comercial e se converte em cliente. O Marketing Hub apresenta várias funcionalidades, focadas nos diferentes objetivos de cada fase do funil de marketing e vendas, nomeadamente:

Fase de Atrair:
  • CMS – Content Management System
  • Blog
  • SEO
  • Social Media
Fase de Envolver:
  • Landing Pages
  • Form Builder
  • Calls-to-Action
  • Lead Management
  • Analytics
Fase de Conquistar:
  • Marketing Automation
  • Live Chat
  • HubSpot CRM
  • Salesforce Sync

Fase de Encantar:
  • Email Marketing
  • Marketing Automation
  • Social Media
  • HubSpot CRM

2 – HubSpot Sales Hub

Este módulo é dedicado a otimizar e organizar todo o trabalho comercial e, assim, aumentar as vendas da organização. Deste modo, a equipa de Vendas pode concentrar-se no seu grande objetivo, sem se preocupar com o tempo desperdiçado a registar cada ação. Este módulo divide-se em:

Aumentar a rede de contactos:
  • Email Sequences
  • Email Tracking
  • Inbox Profiles
  • Prospects
Melhorar a qualidade das relações:
  • Email Templates
  • Calling
  • Email Tracking
  • Email Scheduling
Fechar negócios mais rapidamente:
  • Meetings
  • Quotes
  • Playbooks
  • Conversations
Gerir o pipeline:
  • Pipeline Management
  • Contact & Lead Management
  • Contact & Company Insights
  • Contact Activity

3 – HubSpot Service Hub

O módulo de Service Hub é um Customer Service Software que permite melhorar a experiência de pós-compra e facilita a gestão da relação com o cliente. Isto fará com que a taxa de satisfação e de fidelização dos clientes aumente e, consequentemente, a receita da empresa também aumente. Este módulo divide-se em:

Respostas mais rápidas (e com melhor qualidade):
  • Tickets & Help Desk
  • HubSpot CRM
  • Conversations
Aumentar a produtividade:
  • Chatbot Builder
  • Team Email
  • Video Creation
  • Tickets & Help Desk
Ajudar os clientes a ajudar outros clientes:
  • Knowledge Base
Converter os clientes em fãs:
  • Customer Feedback

Analisámos a plataforma de um ponto de vista imparcial (o máximo que conseguimos!) e tentámos perceber os prós e contras, relativamente às opções que existem no mercado. Conheça o veredicto final dado pelo João Antunes, Marketing Technologist da Liminal:

Prós do HubSpot

✔ Interface Simples e Intuitiva

Com um design simples e clean, a plataforma do HubSpot é extremamente fácil e intuitiva de utilizar. Tendo em conta a complexidade de funcionalidades típicas de um software de automação de marketing e vendas, a interface está muito bem conseguida e permite que não seja necessário qualquer tipo de conhecimento de programação para conseguir utilizá-la.

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✔ Acesso a formações para a plataforma, mas não só!

Além de disponibilizar programas de treino online sobre cada módulo da plataforma, os utilizadores de HubSpot têm também acesso a formações sobre vendas e pós-venda. Além disso, o blog está sempre atualizado com conteúdo relevantes sobre marketing e vendas.

✔ Grande variedade de features nas versões Professional e Enterprise

A HubSpot é uma das plataformas de automação de marketing e vendas mais completas do mercado. Como explicámos acima, os três módulos que compõem o software fornecem todas as ferramentas necessárias para obter oportunidades de melhor qualidade, otimizar a gestão do ciclo de vendas e melhorar a experiência do cliente no pós-compra.

✔ Possibilidade de criação de todo o website dentro da plataforma

Esta é uma das features mais interessantes da HubSpot. O potente CMS – Content Management System que vem com a plataforma permite criar landing pages e todo o website que, ao estar integrado com o HubSpot CRM, permite apresentar conteúdo dinâmico aos utilizadores.

Ou seja, o website irá moldar-se e apresentar apenas conteúdo relevante para cada utilizador, tendo em conta o histórico de interações de cada contacto. Tudo isto, com uma interface drag-and-drop, que não necessita de qualquer programação.

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✔ Dashboards de analítica dinâmicos e personalizados

A analítica da HubSpot é muito completa e permite criar dashboards dinâmicos e personalizados. Isto permite obter uma visão 360º de todo o ciclo do cliente, bem como dos objetivos de vendas da empresa. Torna-se possível perceber claramente qual o percurso de cada contacto até que se converteu em oportunidade e, mais tarde, em vendas.

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✔ Suporte rápido e eficaz (na versão paga)

O suporte da HubSpot está sempre disponível e através de vários canais: telefone, chat e e-mail.

✔ Campos personalizáveis sem limites

Os campos e dashboards do HubSpot CRM são totalmente personalizáveis e adaptáveis à realidade e necessidades de cada empresa. As opções são ilimitadas!

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✔ Integrações para tudo e mais alguma coisa

Um dos pontos fortes do HubSpot é a facilidade e variedade de integrações com outras plataformas. A ferramenta disponibiliza um marketplace de integrações com soluções como Salesforce, Mailchimp, Facebook Ads, WordPress, Slack, Zendesk, etc. Além disso, os documentos de API da HubSpot são bastante completos, permitindo que sejam desenvolvidas aplicações externas à ferramenta.

Contras do HubSpot

✘ Não dá para criar novos módulos caso seja necessário

Algumas plataformas permitem que sejam criados novos módulos além dos de contactos e contas, que já vêm por default. No HubSpot isso não é possível. Ou seja, se precisar de criar um módulo que seja dedicado, por exemplo, a produtos e que esteja integrado com os restantes, não conseguirá fazê-lo no HubSpot.

✘ Pouca flexibilidade para diferentes processos de venda ou negócio

O HubSpot não permite personalizar o nome das fases do ciclo de vendas em que cada contacto está. Ou seja, se utilizar uma abordagem de Account-Based Marketing, por exemplo, os seus contactos estarão sempre em fase de Prospect, MQL (Marketing Qualified Lead), SQL (Sales Qualified Lead) ou Deals e não conseguirá alterar isto.

✘ Campos calculados apenas disponíveis na versão mais cara

Os campos calculados são campos que apresentam outro valor, tendo em conta os campos selecionados anteriormente. Por exemplo, se tiver uma empresa que necessita de calcular taxas adicionais (de shipping, por exemplo) para saber o valor final do produto, a plataforma não fará este cálculo automaticamente.

Demo HubSpot: Veja a ferramenta em ação

Assista à demonstração do HubSpot e descubra:

✔ A organização da plataforma em contas e contactos;

✔ Como funciona a ferramenta de construção de landing pages e formulários;

✔ Como construir workflows e sequências;

✔ Como conseguir analítica 360º com os dashboards do HubSpot.

Demo HubSpot
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