A História da Transformação Digital do Marketing

Hoje, somos testemunhas e protagonistas de uma 4ª revolução industrial, cujo impacto se faz sentir em todos os níveis da sociedade a uma velocidade sem precedentes, impulsionada pela transformação digital. No marketing, esta história de transformação pode ser narrada em 4 eras.

As 4 Eras de Evolução do Marketing

1- Marketing Tradicional

A primeira, a era do marketing tradicional, caraterizada pelos grandes orçamentos, campanhas above the line, em que as IT adicionavam uma nova capacidade ao marketing direto, o email marketing.

2 – Marketing Online

No princípio dos anos 2000, afirma-se a era do marketing online e estreita-se a colaboração entre marketing e departamentos de informática dentro das empresas, por força dos websites, portais de ecommerce e crescente necessidade de plataformas de CRM.

3 – Marketing Mobile

Com o surgimento do iPhone, em 2007, o mercado digital explode, florescem os negócios baseados em APP móveis, a força das marcas passa a ser moldada pela web 2.0, pelo design responsivo, pelas redes sociais, pelos novos formatos de publicidade paga e pela construção de conteúdo que responda às pesquisas orgânicas e regras de indexação da Google. Estávamos na era do marketing mobile.

4 – MarTech

Mas a força da transformação digital tem impelido o marketing para novas fronteiras ainda mais ousadas. Atualmente, encontramo-nos em plena era das Martech, designação que encerra a fusão entre as disciplinas do marketing, da informática e da gestão, neste período que se caracteriza pela forte necessidade de recorrer a tecnologias de automação, analítica em tempo real e à incorporação da IoT, realidade virtual/aumentada, inteligência artificial e machine-learning no dia-a-dia da relação das marcas com os seus clientes.

Como entrar na era das MarTech?

Enquanto especialista em MarTech – tecnologias de marketing, a Liminal acompanha a sua empresa em todo o processo de escolha das tecnologias de marketing ideais para a sua empresa, desde a estratégia, à implementação e personalização da tecnologia.

Antes de começar a traçar o caminho para a transformação digital e para a implementação de MarTech, é importante que conheça o nível de maturidade digital da sua empresa.

Para ajudar a descobrir qual o grau de maturidade da sua empresa, preparámos um teste online que permitirá entender qual o estado atual do seu negócio e como endereçar as suas necessidades.

Apenas depois desta perceção é possível começar a escolher as melhores tecnologias para o seu negócio e entrar na nova era das MarTech.

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Artigo escrito por:

Tiago Sousa, Liminal
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Tiago J. C. Sousa
Managing Partner da Liminal

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