5 estatísticas sobre o consumidor digital e eCommerce para 2019

A internet foi, sem dúvida, a maior revolução do século XXI e continua a evoluir e crescer cada vez. Esta nova era veio remodelar o modo como os consumidores vivem, compram, trabalham e interagem. Estas mudanças deram-se, em grande parte, por causa da internet.

Segundo o Euromonitor International, o número de users online duplicou desde 2009, sendo que, neste ano, apenas 24% da população mundial tinha acesso à mesma. Os smartphones também tiveram uma influência muito significativa no aumento destes números, pois começou a ser possível a conexão à internet em qualquer lugar e a qualquer momento.

O consumidor digital

A transformação digital alterou por completo o dia-a-dia das pessoas e, consequentemente, o das empresas. Estas viram-se obrigadas a acompanhar e adaptar-se a esta nova era digital e a vingar perante o novo consumidor. O consumidor digital tem ao seu dispor toda a informação que deseja à distância de um clique, e o mundo empresarial tem de se posicionar de maneira a responder a esta procura. Para tal, e de maneira a preencher estas necessidades, deve conhecer o seu público.

Estatísticas sobre o consumidor digital e eCommerce para o ano de 2019

A Euromonitor International revelou 5 estatísticas que ajudam a prever o comportamento dos consumidores digitais durante este ano. Com estes dados, é possível prever a evolução desta Era Moderna, permitindo assim às empresas acompanharem os seus clientes e proporcionarem-lhes uma experiência equilibrada e desejada.

1. 50.8% da população mundial estará online

Pela primeira vez na história da internet, será possível afirmar que, em 2019, mais de metade da população mundial estará online. Esta percentagem corresponde a cerca de 4 mil milhões de utilizadores. A comunicação (através de chats ou redes sociais) domina, e continuará a dominar, as atividades online. No entanto, tem-se verificado um aumento significativo de users a realizar compras online.

2. 105 milhões: número de utilizadores da internet provenientes da Índia e China

Muitos dos novos utilizadores são originários de mercados emergentes, dos quais a sua ascensão é justificada pela facilidade de acesso e pelo baixo preço dos smartphones. Dos 10 principais mercados que devem apresentar um número de utilizadores mais elevados, 7 concentram-se no continente africano, porém o maior número verificar-se-à na Índia e China, contando com cerca de 105 milhões de novos users. De maneira a percecionar a imensidão deste número, neste momento nos Estados Unidos da América, a terceira maior potência online, não existem nem 100 milhões de utilizadores.

3. 321,8 biliões de dólares: dimensão a atingir pelo mercado online de vestuário e calçado

O comércio de peças de roupa e calçado era um ceticismo para muitos consumidores, pois a experiência de tocar e experimentar o produto era algo necessário à compra do mesmo. No entanto, nos dias de hoje, é um dos mercados mais ascendentes dentro do comércio online, atingindo 321,8 biliões de dólares a nível mundial e prevê-se um aumento de 37,8 biliões para o ano de 2019. Esta ascensão, juntamente com a disponibilidade crescente destes mesmos produtos no online, impulsionou a compra no digital. Confirma-se, assim, a ascensão do eCommerce a nível mundial, o que irá redefinir o comércio como o conhecemos e modelar o seu futuro, levantando a questão “será que algum dia o comércio online irá superar o comércio físico?”.

4. 66% dos profissionais encaram a Customer Journey como uma prioridade

A transformação digital tornou-se mais do que uma necessidade para as empresas da Era 4.0 e compreender os desejos e expetativas dos seus consumidores nunca foi mais importante. A Euromonitor International, no ano de 2018, realizou um estudo com 602 profissionais, dos quais dois terços identificaram a otimização da Customer Journey como uma das estratégias mais importantes a implementar para o ano de 2019. Observou-se que cada vez mais as empresas tentam oferecer experiências memoráveis e desejadas aos seus consumidores e de acordo com as suas necessidades e estilos de vida, focando a sua atividade nos clientes. Para tal, e de maneira a garantirem o sucesso destas mesmas ações, recorrem ao digital ou ao omnichannel, oferecendo uma experiência coerente em todos os canais da marca.

5. 59% dos profissionais acreditam que a Inteligência Artificial (AI) vai melhorar o engagement com o consumidor

Prevê-se que a Inteligência Artificial seja o avanço tecnológico mais significativo e relevante dos próximos 5 anos. Dos 602 profissionais inquiridos no estudo da Euromonitor Internacional, 60% afirmaram que o impacto da AI se está a verificar mais intenso do que o de outras tecnologias, tais como robots, automação, a cloud e até a internet. Para o ano de 2019 as expetativas são elevadas e espera-se que a Inteligência Artificial consiga otimizar o envolvimento com o consumidor ao ponto de automatizar e personalizar interações da marca com o cliente, recomendações características para cada utilizador e a realização de uma procura mais precisa nos websites e motores de busca.

A convergência entre o digital e o novo consumidor

De maneira a responder às necessidades presentes dos consumidores digitais, é crucial que as empresas aproveitem as vantagens do meio digital. O consumidor está mais informado, mais exigente e cada vez mais precisa de se sentir parte integrante de uma empresa com a qual mantém relação.

As tecnologias de marketing (martech) permitem-lhe estar na vanguarda do digital, possibilitando a otimização e personalização de cada interação com o cliente. A Liminal acompanha a sua empresa durante todo processo de implementação de tecnologias e de escolha das mesmas, tendo em conta as necessidades da sua empresa e o perfil do seu cliente. Inicie o caminho para a transformação digital connosco e esteja pronto para encarar os novos desafios e tendências que se avizinham para este ano.

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