Email Marketing: Novas regras em 2024 no Gmail e Yahoo

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O novo ano trará mudanças a todos os níveis, incluindo em sistemas de e-mail como o Gmail e o Yahoo. Estas mudanças são importantíssimas para os Marketeers, exigindo uma nova forma de pensar a estratégia de e-mail marketing e novos planos para melhorar a taxa de entrega dos e-mails à sua base de dados. Conheça abaixo as novidades que empresas como a Google irão começar a aplicar aos seus sistemas de e-mails (ESP – Email Service Provider) e como se adaptar a elas.

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As principais mudanças no Email anunciadas pela Google e pela Yahoo para 2024

O que foi anunciado pela Google e pela Yahoo?

No dia 3 de Outubro de 2023, a Google e a Yahoo anunciaram três grandes mudanças que os seus remetentes devem cumprir até fevereiro de 2024 para assegurar as taxas de envio de emails. Estas mudanças incluem novos padrões para:

  • Autenticação de email;
  • Links de cancelamento de subscrição de email (Unsubscribe Links);
  • Novos limites de spam;

Já é sabido que a autenticação de email é uma boa prática de qualquer estratégia de Email Marketing e que é obrigatório haver um link para as pessoas fazerem unsubscribe dos emails que recebem. Mas as mudanças que vão ser agora aplicadas farão com que muitos dos emails possam não ser, de todo, enviados à base de dados selecionada – algo muito pior do que ir parar à caixa de spam. Além disso, espera-se que mais empresas fornecedoras de sistemas de emails sigam o mesmo caminho que está a ser traçado pela Google e pela Yahoo.

1 – Autenticação de email

A partir de fevereiro de 2024 será obrigatório fazer a autenticação do email, algo que até aqui era uma boa prática mas não era uma obrigatoriedade. Esta autenticação pode ser feita via Sender Policy Framework (SPF) e Domain-Based Message Authentication Reporting and Conformance (DMARC), que são dois elementos que permitem comprovar a autenticidade do remetente do email e, assim, ajudar os fornecedores de serviços de email a reduzir o spam e as fraudes. Assim, há três elementos que devem ser garantidos a partir de 2024:

  • SPF, que é um método de autenticação que verifica se o servidor de envio é um remetente autorizado;
  • DKIM, é um método que deteta falsificações de domínios de remetentes através da criação de uma impressão digital que pode ser verificada.
  • DMARC, que é algo complementar ao DKIM e ao SPF, e permite que o proprietário do domínio publique políticas que protegem o domínio contra falsificações de email.

A configuração de políticas SPF, DKIM e DMARC passarão a ser obrigatórias para todos os remetentes de email marketing. Se não sabe ao certo como configurar estas políticas no seu domínio, deverá falar com a sua equipa de TI, ou com especialistas em MarTech como a Liminal.

2 – Links de cancelamento de subscrição (Unsubscribe Links)

Fazer o cancelamento da subscrição de emails ficará mais fácil a partir de fevereiro de 2024. A Google e a Yahoo anunciaram que os destinatários passarão a conseguir cancelar a subscrição de forma mais fácil – e os remetentes devem processar qualquer cancelamento de subscrição dentro de dois dias. Atualmente, a lei CAN-SPAM permitia aos remetentes um período de dez dias para processar unsubcribes. A partir de 2024 estas regras terão de ser cumpridas pelos remetentes, garantindo que utilizam um ESP que permita fazer unsubscribe com apenas um clique. De qualquer modo, continua a ser possível incluir um link de gestão de subscrição de e-mails, para o contacto selecionar quais os tópicos de interesse, desde que haja um link direto para cancelar a subscrição.

3 – Novos limites de spam

Vai haver novos limites de taxa de spam para os emails enviados. Segundo a Google e a Yahoo, os retementes devem garantir que a taxa de spam fica abaixo de 0,3% para que não haja penalização na taxa de entrega dos emails. Segundo a Google, as melhorias da taxa de spam são algo gradual e que demora algum tempo a ser refletido, pelo que o ideal será começar agora a fazer a limpeza da base de dados e implementar políticas que garantem que a taxa de spam estará abaixo dos 0,3% em fevereiro de 2024.

Porque é que estas mudanças estão a ser aplicadas?

O spam já é um antigo e conhecido problema no mundo do email marketing. No anúncio a Google declarou que “as políticas de segurança baseadas em IA (Inteligência Artificial) do Gmail conseguem evitar que mais de 99,9% do spam, phishing e malware cheguem às caixas de correio e bloquear quase 15 mil milhões de e-mails indesejados todos os dias”. Estas novas regras têm como objetivo organizar e remover o spam das caixas de entrada, para que os consumidores tenham acesso a e-mails que são realmente relevantes, incluindo promoções e comunicações importantes das marcas que seguem.

Garanta o cumprimento das novas regras com especialistas em MarTech

As novas regras de envio de email marketing podem ser confusas ou difíceis de parametrizar para muitas empresas, mas são importantíssimas para garantir a comunicação com os seus clientes. Se tiver questões sobre qual a melhor forma de as implementar, poderá falar com especialistas em MarTech como a Liminal.

Enquanto especialistas em MarTech, como CRM ou Automação de Marketing, a Liminal ajudará a sua empresa a aproveitar todo o potencial das tecnologias, através da seleção, adaptação e implementação das tecnologias ideais para a sua realidade e da formação das equipas para que sejam proficientes no uso das ferramentas de apoio ao Marketing e Vendas.

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