E-goi, Mailchimp e Zoho Campaigns: Prós e Contras

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Atualmente existem várias plataformas para gestão de E-mail Marketing no mercado, quer seja para envio de e-mails em massa, como as típicas newsletters, ou a automação de e-mail marketing através do envio de sequências e workflows. Se já fez esta pesquisa, certamente já se terá deparado com o Mailchimp, a marca de E-mail Marketing mais conhecida do mercado, com o E-goi, uma ferramenta bastante popular entre as empresas portuguesas e o Zoho Campaigns, uma poderosa tecnologia que está agora a ser descoberta pelas empresas em Portugal. Para ajudar na escolha da melhor ferramenta, fizemos uma comparação entre as três evidenciando os pontos fortes e fracos de cada uma. Descubra-os abaixo.

E-mail Marketing: É mesmo necessário?

Quando se fala em E-mail Marketing, há várias empresas que descartam à partida este canal, por ser antigo ou estar associado a SPAM e envio massivo de e-mails de publicidade. No entanto, o E-mail Marketing é uma das formas mais eficazes de estabelecer contacto com o público-alvo e nutrir relações com o passar do tempo.

Hoje em dia, o E-mail Marketing não deve ser enviado da forma massiva e despersonalizada como era feito há alguns anos. As plataformas atuais de gestão de E-mail Marketing permitem segmentar a base de dados, criar testes A/B para perceber o que funciona melhor para o seu público ou criar e-mails altamente personalizados, tornando possível enviar a mensagem mais adequada, à pessoa certa, no momento ideal.

Algumas estatísticas que provam a importância e a popularidade do E-mail Marketing nos dias de hoje:

  • O E-mail Marketing é 40x mais eficaz do que as redes sociais no que diz respeito à aquisição de clientes. (McKinsey)
  • Cerca de 80% das PME dizem que o E-mail Marketing é o seu canal mais importante para aquisição e retenção de clientes, ficando à frente de canais como pesquisa orgânica, Paid Media ou redes sociais. (eMarketer)
  • O tráfego proveniente de e-mails tem maiores taxas de conversão do que o tráfego proveniente de pesquisa orgânica e redes sociais. Enquanto que a taxa de conversão do E-mail Marketing é de 4,24%, o de pesquisa orgânica e redes sociais é de 2,49% e 0,59%, respetivamente. (The American Genius)

E-goi, Mailchimp e Zoho Campaigns: Qual a melhor alternativa?

Agora que já percebeu a importância de dinamizar o E-mail Marketing na sua empresa, chega o momento de escolher qual a melhor plataforma para gerir e enviar os seus e-mails. Neste artigo, iremos focar-nos nas plataformas mais populares entre as empresas portuguesas: o E-goi, o Mailchimp e o Zoho Campaigns.

E-goi: A plataforma de Automação de Marketing com origem portuguesa

O E-goi é uma das alternativas mais populares para gestão de E-mail Marketing entre as empresas portuguesas. Isto deve-se ao facto da sua origem também ser portuguesa: foi criada na cidade do Porto. O E-goi começou por ser uma plataforma de E-mail Marketing, mas entretanto evoluiu para uma plataforma integrada de Automação de Marketing. Neste momento, oferece funcionalidades que permitem também a criação de formulários, landing pages, push notifications, pop-ups e muito mais.

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Prós

  • Tecnologia de origem portuguesa;
  • Gestão integrada de Automação de Marketing;
  • Interface simples e fácil de utilizar.
  • Mais de 40 integrações disponíveis com plataformas como WordPress, WooCommerce, Shopify, etc.
  • Suporte em português através de chat, e-mail e telefone.

Contras

  • Funciona numa lógica de listas, e não de contactos. Ou seja, o mesmo contacto poderá pertencer a listas diferentes e é encarado como dois contactos únicos e diferentes. Isto prejudica a análise da jornada do cliente, uma vez que não permite a visão unificada de interações e histórico do contacto.
  • As diversas funcionalidades oferecidas (gestão de e-mail, SMS, landing pages, gestão de anúncios, redes sociais, etc.) podem tornar a plataforma confusa.

Pricing

O E-goi está disponível em várias versões que se adequam à dimensão e necessidades de cada negócio. Está disponível uma versão gratuita, que inclui email, webpush, landing pages, criação e agendamento de posts para redes sociais e as versões pagas estão disponíveis a partir de 7,99€/mês. Consulte a página oficial de preços do E-goi.

Mailchimp: A plataforma de E-mail Marketing mais conhecida do mercado

O Mailchimp é uma das marcas de E-mail Marketing mais conhecidas. Com sede nos Estados Unidos da América, esta plataforma também começou por ser uma ferramenta de gestão de e-mail, mas também já oferece outras funcionalidades como a criação de landing pages, gestão de redes sociais, formulários, entre outras.

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Prós

  • Interface intuitiva e simples de utilizar.
  • Inclui um CRM básico para gestão de contactos.
  • Tem mais de 290 integrações disponíveis com diferentes plataformas.

Contras

  • O suporte apenas está disponível através de e-mail e chat (sendo que o suporte por chat não está disponível na versão gratuita).
  • A versão gratuita está limitada a uma base de dados de 2 000 contactos e 10 000 envios de e-mail por mês.

Pricing

O Mailchimp tem uma versão gratuita disponível, ideal para empresas com uma pequena base de dados e necessidades básicas de envio de e-mails. As versões pagas estão disponíveis a partir dos 9,99$/mês. Conheça a página de pricing do Mailchimp.

Zoho Campaigns: A plataforma que oferece melhor relação qualidade/preço

O Zoho Campaigns oferece o melhor da gestão de E-mail Marketing, SMS Marketing e Automação (Workflows e Sequências) num só local. A Zoho é uma tecnologia que é cada vez mais utilizada pelas empresas portuguesas, sobretudo devido à sua relação qualidade/preço. Dificilmente encontrará uma tecnologia tão poderosa, pelo pricing oferecido pela Zoho.

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Prós

  • Interface intuitiva e fácil de utilizar, com sistema de drag-and-drop.
  • Lógica de gestão por contacto, em que o mesmo contacto poderá pertencer a várias listas de segmentação diferentes. Esta é uma grande vantagem comparativamente com o E-goi, por exemplo, que encara o mesmo contacto em listas diferentes como um contacto diferente.
  • Poderosa analítica.
  • Funcionalidade de A/B Testing e Conteúdo Dinâmico.
  • Possibilidade de criar auto-responders, sequências e worfklows de marketing.
  • Suporte disponível por chat, email, help desk, forum e telefone.
  • Quando usado de forma integrada com o Zoho CRM fornece uma visão omnichannel e 360º da jornada do cliente.

Contras

  • A parametrização de workflows e sequências de e-mails nem sempre é fluída e fácil de fazer.
  • A plataforma apresenta alguns bugs, sobretudo relacionados com a pré-visualização e teste de e-mails.
  • Quando a base de dados é muito grande, ou é necessário fazer o envio de uma grande quantidade de e-mails por mês, o pricing pode tornar-se confuso.

Pricing

O Zoho Campaigns tem uma versão gratuita (na qual se pode registar para experimentar a plataforma) e tem também versões pagas que estão disponíveis a partir de 3€/mês. Consulte a página de pricing do Zoho Campaigns.

Escolha a melhor opção para a sua empresa com a ajuda de especialistas

Com uma oferta tão vasta de plataformas de Automação de Marketing e gestão de E-mail Marketing, é normal que a escolha da melhor plataforma para a realidade da sua empresa possa ser confusa.

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