Desvendar o Mistério do HubSpot Pricing: escolher a licença certa!

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Desde março de 2024 que a HubSpot alterou o seu catálogo de preços para otimizar a sua utilização, tendo como objetivo a personalização do pack utilizado por cada empresa e a redução de custos para o utilizador final. Entenda como o HubSpot pode potenciar um aumento de vendas e leads mais eficaz e eficiente, economizando tempo e dinheiro à sua empresa. Descubra quais as alterações de preço que foram realizadas pelo HubSpot e quais as suas vantagens e desvantagens.

HubSpot: A Estratégia do novo Pricing

O novo modelo de HubSpot Pricing permite alinhar a monetização com o valor do produto, assim como justificar o investimento nos serviços disponibilizados, permitindo também reduzir a barreira para a escolha da utilização do HubSpot.

O que mudou?

1. CRM

O smart CRM está incluido em todos os packs de forma gratuita. Qual a diferença? À medida que um cliente atualiza a sua licença, por exemplo de Starter Hub para Professional Hub, é desbloqueado um conjunto completo de novos recursos específicos de determinado módulo no CRM.

2. Licenças Mínimas e Taxas Básicas

Ao comprar o Sales e Service Hub Professional e Enterprise, as licenças mínimas e as taxas básicas para aquisição do produto são retiradas, comprando apenas aquilo que necessita e quando precisar, modelando assim o produto à realidade da sua empresa. Veja o exemplo seguinte: anteriormente, quando comprava o modelo de Sales Hub Professional, estavam sempre incluídos 5 utilizadores, mesmo que não se fossem necessários. Agora, quando comprar o mesmo modelo, comprará apenas as licenças de utilizadores que necessitar para este modelo especifico, podendo adquirir mais licenças sempre que quiser.

3. Nova Licença Principal (Core Seat)

O HubSpot apresenta também uma nova licença que permite o acesso de edição a todos os recursos, incluindo nos módulos da assinatura escolhida e no smart CRM.

4. Licença de leitura GRATUITA!

Agora os utilizadores que apenas necessitam de utilizar o HubSpot para visualizar dashboard ou dados armazenados na plataforma não precisam de ter uma licença paga. A licença de leitura passou a ser gratuita! Contudo, não se esqueça que esta licença apenas permite ler e analisar dados, não poderá fazer alterações ou edições.

5. Simplificação dos Produtos Starter

A HubSpot está agora a migrar os produtos associados ao Starter para um modelo por utilizador, com um único tipo de licença: a licença principal (Core Seat). Basicamente, a assinatura deste modelo permite o acesso ao conjunto de recurso do modelo Starter, incluindo no Sales e no Service Hub. A única decisão que tem de fazer é qual o Hub que vai necessitar e para quantos utilizadores.

6. Ferramentas Gratuitas

Neste momento a Hubspot apresenta um limite máximo de 5 utilizadores para as ferramentas gratuitas. Isto permite aos futuros clientes de HubSpot fazerem um “test-drive” para entenderem e explorarem o conjunto de recursos disponíveis pela HubSpot. Desta forma, quando fizerem a atualização para modelos como o Starter, Professional ou Enterprise, já estarão familiarizados com as ferramentas.

Que tipos de licença existem com o novo HubSpot Pricing?

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A. Licença Principal (Core Seat)

A licença principal (Core Seat) dá-lhe acesso ao/aos Hubs que adquirir e ao Smart CRM. Pode adquirir as licenças principais que preferir consoante a sua necessidade. A diferença para a anterior é que, anteriormente era possível acrescentar utilizadores ilimitadamente, porém agora é necessário cada utilizador ter uma licença principal para poder fazer edições.

B. Licença de Leitura

Assim como referido anteriormente, estas licenças são gratuitas mas apenas permitem a visualização de processos ou relatórios. Assim não é permitido editar dados na plataforma com esta licença.

C. Licenças de Vendas (Sales Seat) e Atendimento ao Cliente (Service Seat)

Estas licenças irão permanecer iguais, como já as conhecemos. São destinadas a utilizadores que trabalham diretamente com o cliente e prospeções. Oferecem funções iguais às licenças principais, mas adicionalmente também fornecem acesso a funcionalidades específicas para representantes de vendas e atendimento, como sequências ou marcação de reuniões. A sua escolha vai depender do que deseja que o seu representante tenha de fazer, se o representante for de marketing e/ou programador e necessitar de editar então tem de obter uma licença principal (Core seat), para representantes de vendas existe a licença de vendas (Sales seat), caso necessite também ou apenas de atendimento ao cliente, tem de obter a licença de Service Seat.

Desta forma, podemos representar o novo modelo de preço da seguinte forma:

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Tabela de preços HubSpot

Assim como já foi referido, apenas os novos clientes irão ser abrangidos com o novo modelo de HubSpot Pricing. Portanto, para novos clientes HubSpot os preços que vão ser praticados então dentro dos seguintes valores:

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HubSpot: Vantagens e Desvantagens

Com o novo modelo de HubSpot Pricing é dada a possibilidade aos seus clientes de começar a usar gratuitamente o software e pagar de forma flexível, de acordo com o crescimento do seu negócio, facilitando a escolha por um software adaptado, completo e com uma interface agradável para o utilizador.

HubSpot e Pequenas Empresas

A utilização de HubSpot em pequenas empresas pode ser uma mais-valia para o negócio, para otimizar tempo dos colaboradores e economizar dinheiro. Assim sendo, para pequenas empresas é vantajoso começar, porque têm acesso a um software de nível enterprise, mas escalável e que se adapta facilmente a cada momento que a empresa atravessa.

HubSpot e Grande Empresas

Para uma equipa de marketing com mais elementos, o valor é bastante diferente, contudo o HubSpot devolveu ferramentas e recursos que permitem entender o seu valor agregado. Por exemplo, o armazenamento de dados facilita o alinhamento entre as equipas de marketing e vendas e a experiência de utilizador bastante intuitiva e a base de código unificada permitem uma adaptação facilitada.

Neste caso, a HubSpot é a única que oferece uma licença principal com acesso a um conjunto de recursos expandido. Por outro lado, existem concorrentes à HubSpot que não permitem a aquisição de várias ferramentas sem a sua respetiva licença, como por exemplo a Salesforce. Outra vantagem alusiva ao preço, é o facto de 76% dos líderes de vendas acreditarem estar a utilizar apenas um pequena fração dos recursos do CRM, devido à sua complexidade. Portanto, a interface user-friendly da HubSpot permite uma utilização mais intuitiva incentivando a fácil e rápida adoção do sistema na organização. Por isso, o preço de HubSpot aparenta ser mais simples mas, ao mesmo tempo, realista na troca de valor.

Licenças HubSpot e as suas Aplicações

Como vai ser explicado mais adiante no artigo, dependendo do cargo e função que o representante da equipa vá desempenhar no Hubspot, assim será a licença que terá de escolher.

Assim, cada colaborador, poderá usar o HubSpot adaptado às suas funções, para uma melhor otimização de tempo e dinheiro.

Escolha de Licenças

Antes de escolher a sua Licença, terá de perceber quantos utilizadores irão usar o HubSpot e em que áreas. Como é possível, cada função usa licenças diferentes. É extremamente importante que tenha essa informação bem clara, sobre quantos utilizadores irão trabalhar com HubSpot.

E claro, é normal ter dúvidas, se precisar de ajuda a decifrar esta e outras questões contacte-nos!

Comprou a licença de HubSpot antes das alterações?

Pode ficar descansado! As alterações de preço apenas irá entrar em vigor para novos clientes, ou seja, clientes que compraram a sua licença depois de 5 de março de 2024. Todos os clientes que compraram antes não terão nenhum impacto monetário na sua licença antes da migração para a nova política de preços. Após a migração poderão sim sofrer um aumento em torno dos 5% ou menos no momento de renovação das assinaturas.

HubSpot Pricing: Simulação

De seguida apresentamos uma simulação para entender melhor como se processa a nova tabela de preços do HubSpot. É necessário ter em conta que cada caso é um caso, e para entender melhor a situação da sua empresa, deverá contactar um parceiro HubSpot, como a Liminal.

Imaginemos o seguinte caso. Necessita de:

  • 10 core seats de Marketing Hub Professional;
  • BD de 7000 contactos;
  • 2 Sales Seat Professional;
  • 1 core seat Professional para Content Hub;
  • 1 core seat de Service Hub Starter.

Neste caso, para adquirir os seats necessários, precisaria de gastar 1342€ por mês.

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Professional e Enterprise Onboarding: Vantagens de ter um Parceiro

Quando faz a sua aquisição de HubSpot sem a ajuda de um parceiro, a HubSpot obriga à compra de serviços de Onboarding, ou seja, vai ter um profissional do lado da HubSpot a ajudar e sugerir melhorias, que dependendo da licença escolhida tem diferentes preços, como mostra a tabela seguinte:

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Contudo, esta solução não é a ideal porque não terá um recurso humano disponível para resolver todos os seus problemas, a HubSpot apenas lhe disponibiliza a ajuda básica.

Então qual a solução ideal? Fácil, escolha comprar através de um parceiro HubSpot, para evitar estes encargos, porque se comprar HubSpot através de um parceiro, a HubSpot não obriga a ter estes serviços de onboarding.

Se comprar através de um parceiro, como a Liminal, vai ter um serviço mais hands-on, ou seja, ao contrário do profissional de HubSpot, o parceiro irá ajudar a resolver os obstáculos encontrados, definir e decidir quais as melhores estratégias para a realidade da sua empresa e implementar no seu sistema.

Na Liminal, ajudamos os nossos clientes a ter os serviços que precisam sem terem encargos extra de onboarding! O único extra é ter um serviço personalizado e uma energia extraordinária, que só encontrará na Liminal!

Ficou com dúvidas?

Percebemos que estas alterações sejam confusas e que podem surgir dúvidas. Enquanto parceiros HubSpot e especialistas em MarTech, como CRM e Automação de Marketing, a Liminal tem as respostas para essas questões e muito mais. Ajudamos negócios a tornarem-se automatizados e economizar tempo e dinheiro.

Liminal diagnóstico; CRM, Hubspot, automação de marketing
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