Num mundo cada vez mais digitalizado, muito graças à aceleração provocada pela pandemia COVID-19, nasce uma nova era em que a tecnologia e a informação desempenham um papel crucial no dia-a-dia de cada um de nós. Para qualquer empresa, a influência do consumo de dados e informação neste ambiente digital aumentou imenso devido às restrições de mobilidade causadas pela pandemia. À medida que as empresas aprendem a adaptar-se a esta nova era, o surgimento de informação e dados (data) nunca pára e, ao contrário do que se possa pensar, esta mudança veio para ficar. Apenas com recurso a Data Analytics é possível analisar e transformar todos estes dados em informação valiosa para a tomada de decisão. Descubra abaixo qual o impacto que a pandemia COVID-19 teve na criação de dados e como aproveitar este tipo de informação em benefício do seu negócio.
«Não há momentos perfeitos para implementar uma estratégia de dados e as empresas devem começar o quanto antes, para terem capacidade de adaptação às adversidades e começarem a ver os benefícios».
– Luís Gonçalves, AI Director Noesis- Webtalk 4.ª edição do Lisbon Data & AI Forum
Dados: Até que ponto é que os dados evoluíram depois da pandemia?
Cerca de 59% da população mundial tem acesso à Internet e cerca de 4,57 bilhões de pessoas são utilizadores ativos.
– The State of the Data Center Report
Estamos perante uma nova era em que não são apenas as grandes empresas privadas, como o Facebook ou a Amazon, que possuem dados. Os governos já utilizam dados, como por exemplo, através da app de rastreamento para a COVID-19, que alerta as pessoas se estiveram próximas de alguém que esteja infetado.
Isto mostra que a tendência para todo este mundo dos dados e informação é para que não haja qualquer desaceleração no crescimento. É expectável que este crescimento continue visto que os dados são gerados continuamente através de cliques em anúncios, partilhas nas redes sociais, transações, viagens, conteúdo de streaming, entre outros.
Comparando o período pré-COVID com o momento que atravessamos atualmente, muita coisa mudou:
- Em 2019 apenas cerca de 5% dos portugueses trabalhavam regularmente em regime remoto. Em 2020 este número aumentou para 13%. (Eurofound & Centro de Investigação Comum da Comissão Europeia)
- Cerca de 1 em cada 3 portugueses tem uma função profissional que é compatível com o trabalho remoto (aproximadamente 35% em 2020). Embora as empresas se estejam a reorganizar para se adaptar a um “novo normal”, é expectável que a tendência de crescimento do trabalho remoto se mantenha nos próximos anos. (Eurofound &Centro de Investigação Comum da Comissão Europeia)
- A empresa de videoconferência Zoom aumentou significativamente o seu número de utilizadores. Enquanto que antes da pandemia a empresa tinha cerca de 10 milhões de utilizadores, em Março de 2020 este número aumentou para mais de 200 milhões. (Venture Beat)
- Depois do início da pandemia, o WhatsApp, empresa detida pelo Facebook, viu um aumento de 40% na sua utilização. (TechCrunch)
Quantos dados são gerados por minuto?
Tendo em conta tudo o que foi referido anteriormente, conseguimos perceber facilmente que novos dados são gerados a cada minuto. De modo a conseguirmos ter uma perceção mais realista da quantidade de dados e informação gerada por minuto há que ter em consideração os seguintes dados:
- No YouTube são carregadas 500 horas de vídeo, por minuto.
- O Tiktok é instalado cerca de 2 704 vezes, por minuto.
- O Spotify adiciona cerca de 28 músicas à sua biblioteca, por minuto.
- No Instagram, são feitas 347 222 publicações nas histórias e são abertos 138.889 anúncios, por minuto.
- No Facebook são publicadas 147 000 fotos, por minuto.
Data Analytics: Como usar toda esta informação?
«Não basta recolher e acumular dados, é preciso transformá-los em insights com valor.»
– Rui Ramos, Head of Advanced Data Solutions da Super Bock Group – Webtalk 4.ª edição do Lisbon Data & AI Forum
1. Personalizar a experiência do cliente
Através de Data Analytics as empresas podem obter insights sobre o comportamento e preferências dos seus clientes forma a fornecer uma experiência mais personalizada a cada um deles.
2. Informar os decisores
As empresas podem usar a análise de dados para orientar as decisões de negócios e minimizar as perdas financeiras. A análise preditiva pode sugerir o que poderá acontecer caso haja mudanças nos negócios, e a análise prescritiva pode indicar como a empresa deverá reagir a essas mudanças.
3. Simplificar operações
Através da análise de dados, as empresas podem melhorar a eficiência operacional. Recolher e analisar dados sobre a cadeia de abastecimento pode mostrar onde é originam os atrasos ou percalços de produção e ajudar a prever onde podem surgir problemas futuros.
4. Diminuir os riscos
Em relação aos riscos, a análise de dados permite que as empresas percebam que riscos existem e qual a melhor maneira de os evitar. Por exemplo, uma rede de lojas poderia executar um modelo de propensão – um modelo estatístico que prever ações ou eventos futuros – para determinar quais das suas lojas correm o maior risco de roubo. Após a análise, a empresa pode então usar esses dados para determinar a quantidade de segurança necessária nas lojas, ou mesmo se deve desinvestir em algum local.
«A grande lição desta pandemia, em especial para o sector das TI, é que é preciso investir em dados e na qualidade dos mesmos.»
– Luís Gonçalves, AI Director Noesis – Webtalk 4.ª edição do Lisbon Data & AI Forum
Como garantir o sucesso na Análise de Dados?
A gestão de informação e de dados dentro de uma organização deve ser levada a cabo por profissionais e é neste ponto que a Liminal pode ajudar.
A Liminal é especialista em Data Analytics de Marketing e Vendas e por isso mesmo tem todos os conhecimentos necessários para, através da implementação de plataformas CRM e Automação de Marketing e Vendas, tornar possível a recolha de dados e insights que permitam desenvolver um conhecimento profundo dos seus clientes, que simplifiquem operações e que se traduzam em experiências mais personalizadas ao longo de toda a jornada de decisão. Descubra agora como podemos ajudar a sua empresa.
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