Uma das principais dificuldades que as empresas enfrentam nos dias de hoje é gerir com sucesso a sua carteira de clientes. Muitas vezes, o tempo perdido na organização de informações, gestão de dados e agendamento de tarefas faz com que, por vezes, se perca o foco principal: conquistar clientes. É exatamente esta questão que um CRM de vendas permite resolver. Descubra abaixo o que é um CRM, quais os maiores desafios na implementação de um Sales CRM e como os resolver.
O que é o CRM?
O Customer Relationship Management (CRM) é um software que permite fazer a gestão de toda a relação com o cliente. É utilizado para gerir e analisar as interações com os utilizadores, antecipar necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade e aumentar a eficácia das campanhas de captação de clientes.
Mais do que um software, o CRM representa todo o conjunto de estratégias de uma empresa. Com os departamentos de marketing e vendas alinhados, estes trabalham lado a lado para obter os resultados pretendidos e gerir o ciclo de vendas com sucesso.
Com os avanços tecnológicos, os softwares de CRM ficaram cada vez mais sofisticados, e por isso, a integração desta plataforma com a restante stack tecnológica da empresa já é algo fundamental. É, assim, possível, automatizar, armazenar e analisar um grande volume de dados em tempo real, o que o torna imprescindível em qualquer organização.
Quais os maiores problemas na implementação de um CRM de Vendas?
O mercado oferece cada vez mais soluções que ajudam as equipas de marketing e vendas a otimizar a sua estratégia e as tarefas que realizam diariamente, havendo, por isso, uma dificuldade acrescida na escolha da melhor plataforma.
Muitas empresas investem milhares de euros nestes softwares que prometem ajudar, não só, a prever o volume de vendas e contactos com clientes, como também, alcançar as metas definidas pelos gestores. No entanto a ineficácia destas soluções é cada vez mais frequente. Qual será o problema?
– Diversidade
O mercado está cada vez mais completo no que diz respeito a soluções de marketing e vendas. Seja para automação de processos ou até mesmo para o controlo do desempenho de vendas, a verdade é que quanto mais ferramentas diferentes uma equipa utiliza no seu trabalho diário, maior a probabilidade de os objetivos não serem alcançados. Para além do custo acrescido, os dados ficam espalhados em várias plataformas, o que prejudica a performance da organização.
– Falta de informação
A baixa taxa de adoção de softwares CRM pelas equipas vendas, apesar de implementados pela empresa, e a escassa informação retirada ao longo do ciclo de vendas, torna impossível recolher informações relevantes sobre o sucesso do processo de angariação de clientes.
4 Vantagens da utilização de um CRM de vendas
A utilização de softwares integrados é cada vez mais importante para o sucesso de vendas de uma organização. Quando bem utilizadas, as plataformas de CRM oferecem flexibilidade e as condições necessárias para ajudar a alcançar as metas da empresa, aumentar a produtividade das equipas, e, ao mesmo tempo, fornecer importantes insights sobre o comportamento e desempenho destas no terreno.
#1 – Integração
As plataformas de CRM permitem a gestão integrada, e numa só plataforma, de áreas como Marketing, Vendas e Serviço ao Cliente, eliminando a necessidade de investir em várias soluções para cada problema que tem na sua empresa. Ao estar integrado com os restantes sistemas da empresa, o CRM torna-se o elo principal de todas as informações relacionadas com clientes, independentemente do departamento da empresa.
#2 – Simplicidade
Construídas com base na praticidade e usabilidade, as plataformas de CRM fornecem todas as informações que precisa de uma maneira intuitiva e prática, evitando falhas de comunicação entre equipas e clientes.
#3 – Conveniência
Um dos fatores essenciais para qualquer equipa de vendas é o acesso aos dados atualizados de CRM em qualquer lugar e a qualquer momento. As soluções de Sales CRM oferecem versões mobile, com uma aplicação móvel, para que os comercias tenham sempre acesso aos dados dos seus clientes.
#4 – Fiabilidade
Com o poder de capturar e processar um grande volume de dados, big data, as soluções de CRM permitem aos gestores visualizar e analisar os dados de uma forma mais fiável e exata, com acesso a dashboards e reports dos principais KPI.
CRM – O software certo para o sucesso
Com as diferentes soluções existentes no mercado, pode não ser tarefa fácil perceber qual o melhor software e o que mais se adequa às necessidades da sua empresa. Exatamente por este motivo, colocamos à sua disposição o eBook “Como escolher um CRM”, que irá ajudar na escolher da melhor opção para a sua empresa.
Na Liminal, somos especialistas em tecnologias de marketing (MarTech), ajudamos a escolher e implementar a melhor solução para a sua empresa.
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