CRM à medida ou off-the-shelf: qual a melhor opção?

Qual será a melhor solução para a sua empresa? Um software CRM pronto a usar e produzido por terceiros ou um CRM à medida, completamente customizado de acordo com as necessidades e objetivos da sua empresa?

São diversas as vantagens e desvantagens de cada uma das soluções apresentadas. Por essa razão, reunimos algumas das mais importantes características a ter em conta na hora de escolher um novo CRM e analisámos o desempenho das duas opções.

CRM à medida vs. Off-the-shelf: O duelo

#1 Custo

Custom Made

Os custos iniciais podem ser bastante elevados se esta for a opção escolhida. Os softwares customizados necessitam de altos níveis de acompanhamento e dedicação.

Apesar do custo inicial do projeto, a longo-prazo, este é visto como um excelente investimento, uma vez que não será necessário voltar a despender grandes recursos financeiros para fazer pequenos ajustes ou mudanças profundas.

Off-the-Shelf

Como seria expectável, as plataformas off-the-shelf são, geralmente, mais baratas. Apesar de existirem algumas soluções no mercado com preços elevados, geralmente, como são produzidos em massa e projetados genericamente para um setor ou indústria específica.

São soluções com um nível de investimento bastante acessível comparativamente a outras alternativas.

#2 Eficiência

Custom Made

Quanto menos tempo for gasto a resolver erros administrativos e de implementação de software, mais tempo as organizações e os empresários têm para se dedicaram às tarefas realmente prioritárias para o sucesso do seu negócio. Isto aumenta exponencialmente a eficiência das equipas e, consequentemente, leva a melhores resultados para a organização.

Off-the-Shelf 

A eficiência de uma solução CRM depende sempre do software escolhido e dos objetivos de negócio a que empresa se propõe. No caso de softwares CRM off-the-shelf, como são desenhados para serem disponibilizados a empresas com características distintas e, consequentemente, pouco adaptados à realidade de cada uma, é normal que não seja uma solução tão eficiente quanto o esperado. Apesar disso, com a integração de software que existe atualmente, estas soluções tornaram-se cada vez mais produtivas.

É essencialmente neste ponto que empresas especialistas em tecnologias de marketing, como a Liminal, permitem acrescentar valor, ao ajudar as empresas a selecionar a melhor opção para as suas necessidades e adaptar o software aos seus processos internos e realidade.

#3 Desenvolvimento 

Custom Made

O desenvolvimento de um software customizado pode demorar meses, ou até mesmo anos, dependendo do tamanho da sua empresa, número de colaboradores ou funções que necessita no desenho final. Se pretende uma solução a curto-prazo, talvez esta não seja a melhor opção.

Off-the-shelf

Como a solução já está desenvolvida, não é necessário gastar recursos financeiros e tempo para a construir antes de ser implementado na sua organização. Ao mesmo tempo, as empresas que fornecem estas soluções de CRM,  mantêm e melhoram as suas plataformas diariamente, para que desta forma não tenha de se preocupar em fazê-lo. 

Além disso, muitas plataformas, como o Zoho ou o Salesforce, permitem desenvolver aplicações e features em cima do software, que faz com que a parte de desenvolvimento seja sempre possível.

O duelo final

Custom Made

  • Desenhado para o seu negócio/empresa;
  • Simples;
  • Ágil;
  • Adaptado à sua USP (Unique Selling Proposition).

Off-the-shelf

  • Fácil de instalar;
  • Atualizações constantes;
  • Fácil de usar;
  • Demonstrações gratuitas e possibilidade de testar antes de implementar;
  • Preço baixo;
  • Rápida implementação. 

Desta forma, é possível perceber que ambas as soluções são bastante interessantes, obviamente cada uma com algumas vantagens e desvantagens associadas. Para tomar a decisão acertada para a sua organização, é essencial considerar todos os requisitos e necessidades do seu negócio, para facilmente perceber qual a solução mais indicada.

Se, por um lado, os seus requisitos forem únicos e não encontra opções no mercado que sirvam as suas necessidades, o melhor para a sua empresa será optar por customizar um CRM à medida e, assim, garantir que todos os objetivos serão cumpridos. Por outro lado, se a exigência não for tão elevada e necessitar de usar o software no curto-prazo, a melhor solução será optar por uma plataforma off-the-shelf.

Qual o CRM ideal para a minha empresa?

O caminho para o sucesso começa antes do momento da escolha do CRM, com o levantamento de requisitos, processos e necessidades a que a tecnologia deverá dar resposta. Para facilitar esta tarefa, preparámos um template de requisitos que deve ter em conta quando escolhe um CRM.

Um bom trabalho nesta fase irá garantir que o CRM da sua empresa seja uma peça fundamental para apoiar e amplificar a estratégia, missão, visão e objetivos definidos.

No eBook “Como Escolher um CRM” ajudamos a perceber qual a opção ideal para a sua empresa, explicando de que modo deve listar as suas necessidades e preparar a sua estratégia para integrar um CRM, como avaliar o que existe no mercado, a importância de envolver os seus colaboradores desde o princípio e quais os cuidados a ter na implementação da plataforma.

Como escolher um CRM, Customer Relationship Management, Como escolher CRM, alinhar marketing e vendas, software crm
Feedback
5 de 5 estrelas. 1 votos.
O meu feedback:

Deixar uma resposta