O mercado do eCommerce tem crescido cada vez mais, com consumidores e empresas a habituarem-se a este tipo de compra, impulsionada ainda mais pela pandemia que alterou os hábitos de consumo de todos os países. Segundo o eMarketer, enquanto que as vendas a retalho deverão registar uma quebra de 9,9% em 2020, na Europa Ocidental, as vendas online deverão ter uma subida de 16,9% – antes da pandemia, esperava-se que este número atingisse apenas os 8,8%. Também em Portugal, o contexto levou a que o eCommerce crescesse entre 40% a 60% nalguns setores, como o da indústria alimentar, face aos valores de 2019, segundo um estudo da Group M realizado em meados de Abril. Atravessamos um momento único que, se for bem aproveitado pelas empresas que estão a apostar em eCommerce, levará a resultados positivos, tanto nas vendas como no awareness da marca. Mas, para alcançar estes resultados, é crucial contar com tecnologia de Automação que permita oferecer uma experiência verdadeiramente única a cada visitante. Descubra abaixo como vender mais no eCommerce com o SALESmanago, uma plataforma de Automação de eCommerce.
Assista à Demo Online de SALESmanago
Como aumentar as vendas online com o SALESmanago
1 – Integração de todos os touchpoints num só local
O SALESmanago permite obter uma visão 360º de cada utilizador, ao integrar num só local todas as interações com a loja ao longo do tempo. Assim, conseguirá saber quais as páginas que cada contacto visualizou, qual a origem de cada visita, a duração da visita, e em que dia e hora aconteceu. Além disso, a plataforma agrega também diferentes canais, como o website, o e-mail, as SMS ou as web push notifications.
2 – Rastrear as preferências de produtos de cada utilizador e fazer sugestões dinâmicas
O SALESmanago monitoriza cada visita em tempo real, conseguindo perceber quais os produtos em que cada contacto demonstrou maior interesse.
Além disto, a plataforma também regista o modo de interação com cada produto, sendo possível saber se o contacto viu mais do que uma foto, fez zoom à foto, alterou o número de produtos que quer encomendar, alterou o tamanho e a cor ou leu críticas do produto, por exemplo. Esta informação pode depois ser usada para recomendações dinâmicas de produtos, ou seja, a plataforma irá selecionar automaticamente estes produtos e recomendá-los ao utilizador via email ou no próprio website. Recomendar os produtos certos ao contacto certo irá ajudar a aumentar a taxa de conversão do website e, portanto, as vendas.
3 – Personalização do conteúdo da loja em tempo real
Através da Automação de eCommerce conseguirá usar vários mecanismos de personalização que irão ajudar a vender mais no eCommerce. É possível, por exemplo, criar banners personalizados de produtos que serão apenas mostrados aos utilizadores que demonstraram interesse naquele item ou categoria. Além disso, os produtos relacionados serão alterados em tempo real para mostrarem produtos com que o utilizador interagiu recentemente ou produtos que outros contactos com um perfil semelhante interagiram ou compraram.
4 – Automatizar a comunicação no website
Também a comunicação no website pode ser personalizada com o SALESmanago. É possível, por exemplo, mostrar as críticas que outros utilizadores deixaram sobre o produto que o contacto está a ver no momento.
É também possível usar o assistente de Inteligência Artificial no chat para recomendar produtos que se adequam ao perfil do contacto, enquanto conversa com o utilizador em tempo real.
Outra funcionalidade que irá aumentar as vendas da sua loja online são os Exit Pop-ups. Neste caso, será mostrado um pop-up quando o utilizador estiver a sair do website que irá selecionar, automaticamente, o produto em que o utilizador demonstrou mais interesse e apresentar um cupão de desconto que pode ser utilizado instantaneamente.
5 – Segmentação dos contactos baseada no comportamento, transações e valor
O SALESmanago apresenta segmentação avançada, que permite identificar vários grupos de clientes segundo o seu comportamento no website, as suas transações ou o valor despendido na loja. Assim, conseguirá enviar e-mails apenas para estes segmentos, com conteúdo relevante para cada um destes grupos.
Poderá também enviar um cupão de desconto único via SMS a um cliente que costuma fazer várias transações no seu website, mas não compra nenhum produto há mais de 3 meses, por exemplo.
6 – Enviar e-mails no timing certo de acordo com o comportamento individual
As campanhas que têm maior sucesso são as que são enviadas no momento ideal, à pessoa certa, com o conteúdo mais apropriado, através do melhor canal de contacto. As campanhas personalizadas costumam ter uma taxa de conversão 5x superior às campanhas normais. O SALESmanago apresenta várias ferramentas para garantir a personalização de cada campanha, como a entrega na hora e dia mais indicados.
É também possível criar workflows personalizados para que cada contacto tenha uma jornada personalizada, de acordo com o seu comportamento.
7 – Recuperar carrinhos abandonados e fazer retargeting personalizado
Os carrinhos abandonados são um dos piores pesadelos de qualquer loja online. Estima-se que cerca de 70% das compras não sejam concluídas por abandono do carrinho (Baymard Institute). Neste caso, a Automação de eCommerce desempenha um papel fundamental. Desde recomendações dinâmicas de produtos a workflows automatizados de e-mails com produtos relacionados que são despoletados assim que o utilizador abandona o carrinho, a tecnologia é a resposta para aumentar a taxa de conversão na sua loja online.
8 – Recomendação de produtos omnichannel através de Inteligência Artificial
Esta ferramenta é ideal para as lojas online que querem aumentar o valor médio de compra. O SALESmanago permite otimizar o cross-selling e o up-selling, através do seu assistente de Inteligência Artificial, o Copernicus. Ao analisar todo o tráfego do website, o Copernicus consegue entender padrões de comportamento e, assim, adequar a recomendação de produtos aos utilizadores, através de vários canais, como e-mail, SMS ou web push notification.
9 – Medir a receita em todas as campanhas e fases do processo de compra
A capacidade de analítica do SALESmanago permite controlar os principais KPI de qualquer loja online. Além de métricas base, como o valor de vendas ou o número de transações, torna-se possível perceber os KPI de Atribuição de Receita, ou seja, qual o impacto de cada ação de marketing no valor das vendas. Assim, conseguirá perceber quais as ações em que vale a pena investir tempo e dinheiro, por funcionarem bem junto do seu público-alvo.
Veja o SALESmanago em ação e aumente as vendas da sua loja
Melhor do que ler um artigo sobre como é que a Automação de eCommerce ajudará a sua loja online a vender mais, é mesmo ver o SALESmanago em ação.
Enquanto especialistas em MarTech (marketing technologies), a Liminal ajuda a selecionar e implementar as tecnologias necessárias e ideais para a sua empresa, guiando e acompanhando todo o processo. Desta maneira, garantimos que os objetivos são cumpridos e que é traçado o início do caminho para o sucesso.
Com a Liminal terá acesso a peritos que farão a análise, desenho e implementação de estratégias e operações de marketing e vendas, suportadas por sistemas tecnológicos, como o CRM – Customer Relationship Management ou a Automação de eCommerce, que garantem o crescimento do seu negócio.
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