A cada ano que passa, são gerados cada vez mais dados, tanto por empresas como por pessoas singulares. Mas, segundo a Cisco, 99,5% de todos os dados recolhidos nunca são usados ou analisados. Esta é uma oportunidade gigantesca que está a ser desperdiçada a cada dia que passa, sobretudo quando já existe tecnologia com capacidade suficiente para analisar, em poucos segundos, uma grande quantidade de informação. No caso do marketing e vendas, o CRM (Customer Relationship Management) é indispensável para transformar dados em informação relevante para a tomada de decisão e controlar a evolução dos principais KPI de marketing e vendas.
No CRM ficará armazenada cada interação de vendas, conversa nas redes sociais, telefonema feito, oportunidade perdida e pedido de suporte de cada contacto e conta. Isto possibilita uma visão 360º da relação com cada cliente e potencial cliente que, há uns anos, era impossível obter, sobretudo de modo automatizado.
Algumas empresas mais pequenas, com pequeno volume de clientes e utilizadores, poderão achar que controlar estes registos no Excel ou num módulo CRM do ERP poderá bastar, mas rapidamente estes dados se multiplicam e deixa de ser realista conseguir analisar tendências e padrões que podem ditar o sucesso do negócio.
O poder da analítica do CRM
O CRM não deve ser encarado apenas como um depósito de dados simples sobre os clientes. Deve, sim, ser um dos sistemas centrais da empresa, juntamente com o ERP, que reúne as principais informações de marketing e vendas. Assim, será possível obter uma “fotografia”, atualizada a cada segundo, do estado do pipeline de marketing e vendas, e transformar essa informação em dados relevantes para a estratégia de negócio.
Zoho CRM: Analítica à distância de um clique
O Zoho CRM possui um módulo de analítica poderosíssimo, o Zoho Analytics, que permite criar gráficos e dashboards que o ajudam a obter informações factuais para ajudar a tomada de decisão.
Atualmente é possível criar gráficos sofisticados instantaneamente, apenas com alguns cliques e de forma simples, sem a necessidade de os associar a um report já existente.
– Os KPI de marketing e vendas mais importantes num único sítio
Uma das tarefas que a analítica do CRM possibilita é obter automaticamente a evolução dos KPI de marketing e vendas mais importantes no mesmo local. Observar estas métricas passará a ser um ritual importante ao início do dia e possibilitará o ajuste das tarefas de planeamento do dia para corrigir alguma métrica que esteja com a performance abaixo do esperado.
– Compare os números
É possível comparar o desempenho de várias métricas entre vários utilizadores, períodos de tempo ou outros parâmetros do Zoho CRM. Isto possibilita uma análise abrangente e completa, muito útil para perceber o impacto de campanhas ou outras ações de marketing e vendas nos resultados da empresa.
– Detetar e corrigir tendências
Já aconteceu algum KPI começar a ter resultados abaixos do esperado e não saber porque motivo isso aconteceu? A analítica do Zoho CRM contém um “detetor de anomalias” que analisa e sugere correções que podem ser feitas para inverter as tendências negativas.
– Tracking de todo o funil de marketing e vendas
Conseguir acompanhar cada passo do funil de marketing e vendas é essencial para conseguir estimar o pipeline de vendas e fazer ajustes, caso necessário. Ao fazer este tracking torna-se possível perceber a saúde do pipeline, identificar pontos de melhoria e focar a atenção nessas mesmas áreas.
– Atinja os objetivos que definiu
Todo o sucesso passa pela definição de objetivos. Apenas se a equipa de vendas tiver objetivos bem definidos é que é possível traçar estratégias e caminhos para ultrapassar estes marcos. Ao definir estes números na secção de analítica do Zoho CRM, conseguirá ter uma visão sempre atualizada do valor que falta para atingir cada objetivo, ou se este já foi ultrapassado.
Implemente o Zoho CRM e controle os números da sua empresa
A Liminal detém a certificação de Zoho Authorized Partner, assegurando todas as competências para ajudar as empresas na transformação digital dos departamentos de marketing e vendas. A parceria entre a Zoho e a Liminal significa uma abordagem pertinente e inovadora ao modo como os gestores encaram o papel das tecnologias de marketing na transformação digital da empresa.
A estratégia deve sempre ser pensada primeiro. Contudo, o conhecimento e domínio do que se pode fazer com as tecnologias deve influenciar e acelerar a estratégia. As tecnologias suportam a estratégia, mas também podem ter impacto em vários domínios da gestão das empresas e até ditar novas estratégias. A arte está em saber combinar estes dois pólos.
Veja online a demonstração de Zoho CRM e veja como esta tecnologia pode melhorar as vendas da sua empresa.
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