Como rentabilizar a presença num evento com um CRM

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Lentamente e com novas normas de segurança, os eventos e feiras de negócio começam novamente a acontecer. Mais do que nunca, a tecnologia revela-se um poderoso aliado, não só para minimizar o contacto físico (a troca de cartões de visita pode agora ter os dias contados), mas também para ajudar as empresas a agilizar o follow-up a todos os novos contactos angariados. Conheça abaixo como o CRM ajuda a rentabilizar a sua presença num evento ou feira empresarial.

Porque necessito de usar um CRM durante um evento?

O sucesso da presença numa feira empresarial começa muito antes do próprio evento. Há um ciclo longo que deve ser percorrido para que as leads geradas nesse evento se tornem em vendas. Por exemplo, deve ser enviado um e-mail a todos os stakeholders de interesse para que visitem o seu stand e, assim, possa desenvolver as relações com atuais ou potenciais clientes. Idealmente, neste momento já deve usar uma plataforma de Automação de Marketing integrada com um CRM, para que todo o histórico do contacto possa ser acedido a qualquer momento, incluindo enquanto o evento está a decorrer.

As funcionalidades do CRM que serão úteis durante o evento

1 – Email Marketing

Deverão existir vários touchpoints de E-mail Marketing ao longo do evento: tanto um convite aos stakeholders ainda antes do evento acontecer, como um e-mail depois de um contacto ter visitado o seu stand e ter trocado impressões consigo, bem como um e-mail a agradecer a visita depois do evento acabar. Ao estar integrado com o CRM, será mais fácil fazer o envio deste e-mail e de obter informação contextual que irá ajudar a personalizar a abordagem a cada contacto.

2 – Integração com website e landing pages

Ao usar um CRM que está integrado com o website e landing pages da empresa, torna-se possível saber quando é que um cliente ou potencial cliente visitou cada página, e quanto tempo esteve em cada uma. Esta é uma ferramenta poderosíssima para ser usada depois da presença num evento e que deve ser usada para perceber quais as leads mais prioritárias, uma vez que poderá perceber quais os contactos gerados nesse local que proativamente acederam ao seu website e exploraram informações sobre a sua empresa.

3 – Data Enrichment

A funcionalidade de Data Enrichment do CRM irá ajudar, sobretudo a poupar tempo e agilizar o processo de qualificação de cada lead. Com esta feature, o assistente de Inteligência Artificial do CRM pesquisará informações sobre o contacto e sobre a empresa, como o número de telefone, a morada ou o e-mail geral da empresas, e irá adicioná-las automaticamente ao CRM.

4 – Scan automático de cartões de visita

Esta feature é particularmente útil nos dias que correm. Alguns CRM já incluem a possibilidade de fazer scan automático dos cartões de visita, bastando apontar a câmara para o cartão e o próprio CRM irá capturar as informações de contacto e adicioná-las ao sistema. Deste modo evita-se o contacto físico e agiliza-se o trabalho de introdução de dados no CRM.

5 – Gestão de Leads

Uma das principais funcionalidades de qualquer CRM é a gestão de leads. Na maioria dos sistemas, esta gestão faz-se com uma interface drag-and-drop muito simples e rápida de utilizar, sobretudo em eventos, bastando apenas arrastar a lead ao longo do funil para alterar a fase em que se encontra.

6 – Criar workflows de follow-up personalizados

Este caso é mais um exemplo dos benefícios de usar um CRM integrado com Automação de Marketing. Ao usar workflows personalizados, conseguirá fazer um follow-up automático, mas personalizado, a cada um dos contactos angariados no evento. Isto permitirá que poupe tempo a fazer este follow-up e não se esqueça de nenhuma lead.

7 – Automatização de tarefas de follow-up

Além de inserir os novos contactos num workflow personalizado, pode também gerar tarefas que o relembrem de ligar a cada uma das leads mais importantes 3 dias após o evento, por exemplo. Esta é uma funcionalidade de Automação de Vendas presente na maioria dos CRM que irá ajudar a organizar o seu trabalho e otimizar o follow-up a cada contacto.

8 – Elaboração automática de propostas

Há muitos CRM que permitem criar propostas comerciais em poucos cliques. Basta incluir os produtos na proposta e o CRM irá gerar automaticamente este documento para que o possa enviar ao contacto certo. Sobretudo para empresas de produto, esta ferramenta é essencial para otimizar o trabalho comercial durante a presença num evento.

9 – Integração com o ERP

Se o CRM é o coração da relação com os clientes, o ERP é o coração da empresa. Ao garantir a integração entre os dois sistemas, conseguirá ter uma visão 360º da organização, incluindo qual o histórico de compras de cada contacto. Pode, então, aceder a este histórico enquanto o contacto fala consigo no evento e, assim, conhecer as suas preferências e adaptar a abordagem comercial.

Aproveite todo o potencial do CRM para aumentar as vendas depois de um evento

Quer já use um CRM ou esteja no processo de escolha da melhor tecnologia para a sua empresa, é essencial contar com especialistas em tecnologias de Marketing, como a Liminal, que ajudem a aproveitar todo o potencial desta ferramenta.

Fale connosco e rentabilize a presença da sua empresa em eventos empresariais.

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