Como melhorar o SEO com Automação de Marketing

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Quando falamos em Automação de Marketing, muitas vezes a primeira coisa que nos vem à cabeça é o envio de sequências de e-mails personalizadas ou gestão de E-mail Marketing. Mas as plataformas de Automação de Marketing ajudam em todas as vertentes da geração e nutrição de leads, sendo que o SEO – Search Engine Optimization é uma das estratégias de geração de leads que pode ser potenciado através de um destes sistemas. Descubra abaixo como.

SEO: O que é?

SEO significa Search Engine Optimization ou, em português, Otimização para Motores de Pesquisa. Esta sigla representa um conjunto de estratégias e técnicas que podem ser feitas num website (On-Page SEO) e também fora dele (Off-Page SEO) para otimizar a sua visibilidade nos resultados orgânicos dos motores de pesquisa. Uma página bem otimizada em termos de SEO irá conseguir captar tráfego qualificado e, assim, aumentar a geração de leads.

O SEO é cada vez mais importante porque:

  • Os primeiros cinco resultados orgânicos da primeira página de pesquisa representam 68% de todos os cliques. (Zero Limit Web);
  • 93% de todas as experiências online começam num motor de pesquisa (Search Engine Journal);
  • 57% dos profissionais de marketing focados em negócios B2B afirmam que o SEO gera mais leads do que qualquer outra ação de marketing (HubSpot);
  • 81% dos utilizadores fazem algum tipo de pesquisa online antes de fazer uma grande compra, seja online ou offline (Breezy Hill Marketing);
  • 75% das pesquisas não avançam para a segunda página do Google (HubSpot).
Fonte: Backlinko

Não estar presente nos primeiros resultados do Google significa que está a desperdiçar uma oportunidade para entrar em contacto com os seus potenciais clientes que, em vez de entrarem no seu website, poderão estar a entrar no site da concorrência!

Como otimizar o SEO do meu website?

Há alguns fatores que poderá otimizar tanto dentro como fora do website para melhorar a posição nos resultados de pesquisa.

1 – Keyword Research

Antes de cada otimização deve ser feita uma Keyword Research para perceber qual a keyword mais pesquisada relacionada sobre aquele tópico. A partir daí, todos os fatores abaixo devem ser otimizados tendo em vista essa keyword.

2 – On-Page SEO

O On-Page SEO engloba um conjunto de fatores que devem ser otimizados em cada página e blogpost do website. Neste tipo de otimização são tidos em conta fatores como:

  • Conteúdo;
  • Meta Description;
  • Title Tag;
  • Heading Tags;
  • Alt Tags das Imagens;
  • URLs.

O Google avalia todos estes elementos para entender qual o tema de cada página e, assim, qual a correta indexação nos resultados de pesquisa. Além disso, ajudam o motor de pesquisa a perceber se a página oferece uma boa experiência ao utilizador, com informação relevante e fácil de ler.

3 – Off-Page SEO

Aqui incluem-se todos os fatores externos à página mas que, ainda assim, podem ser otimizados. Uma das partes mais importantes do Off-Page SEO são os backlinks, que indicam ao Google se o website é uma referência em determinado assunto ou não. Os backlinks obtêm-se quando um website externo inclui um link (Do Follow) para o website do seu negócio, criando o que o Google chama de “link juice“. Para a notoriedade Off-Page são tidos em conta fatores como:

  • Quantidade de backlinks;
  • Diversidade de backlinks;
  • Contexto dos backlinks;
  • Menções à marca;
  • Sinais de redes sociais;
  • Pesquisas diretas.

Para o Google, são estes fatores que representam qual o nível de autoridade de um site na web. Se o website recebe muitas visitas diretas pelo nome da marca e tem vários backlinks e menções de websites relevantes, mais autoridade deve ter nos resultados de pesquisa.

Como é que as plataformas de Automação podem ajudar a melhorar o SEO?

Sendo uma parte tão importante da geração de leads e estando diretamente relacionado com o website, há várias plataformas de Automação de Marketing que já incluem o SEO como parte fundamental da ferramenta, como o caso do HubSpot. Conheça abaixo as principais funcionalidades do HubSpot que irá ajudar a melhorar o SEO do seu website.

1 – Recomendações de Otimização SEO

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Ao associar um domínio ao HubSpot, ele irá fazer um scan de todas as páginas e, a partir daí, sugerir várias recomendações de otimizações de SEO que podem ser feitas para melhorar a posição nos resultados de pesquisa. Veja exatamente quais as páginas que precisam de ser atualizadas, quais as ações que devem ser realizadas e melhore o SEO do seu website. Esta funcionalidade apenas está disponível nas versões Marketing Hub Professional e Enterprise e também no CMS Hub Professional e Enterprise do HubSpot.

2 – Planeie a estratégia de conteúdo e defina quais as próximas keywords a atacar

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A ferramenta de estratégia de conteúdo SEO da HubSpot ajuda a organizar, descobrir e classificar os tópicos e keywords que fazem parte do léxico da sua indústria. Esta ferramenta ajuda na fase de Keyword Research, uma vez que fornece quais os termos mais pesquisados relacionados com um determinado tópico e também a estimativa de pesquisas mensais feitas nessa keyword. Além disso, ajuda a organizar a estratégia SEO em volta de termos e authority pages, sendo mais fácil perceber se as páginas secundárias do tema contêm algum link para a página principal. Assim, será mais fácil perceber quais as keywords que são relevantes para a sua empresa e que ainda não foram atacadas e incluir esses tópicos na estratégia de conteúdos da marca.

3 – Acompanhe a performance do SEO com relatórios e dashboards personalizados

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Depois da otimização ser feita é essencial acompanhar a evolução e a performance de cada página para as keywords otimizadas, uma vez que o SEO é um trabalho de longo-prazo e que apenas terá efeitos notórios meses depois da otimização ser feita. O HubSpot fornece relatórios detalhados e personalizados que permitem acompanhar a evolução dos principais KPI relacionados com o SEO, como a posição média nos resultados de pesquisa de determinada keyword, o número de sessões, o tempo de permanência na página, o número total de impressões e o CTR médio. Com o passar do tempo, começará a entender algumas otimizações adicionais que podem ser feitas: se a sua página receber muitas sessões orgânicas, mas não conseguir aumentar o número de leads, provavelmente terá de otimizar o conteúdo da página para favorecer a conversão. Ou, se a sua página tiver muitas impressões, mas um CTR baixo, deverá otimizar fatores como a meta description ou a title tag para incentivar os utilizadores a clicar nos resultados da pesquisa.

Aumente a geração de leads com o HubSpot

O SEO é uma parte fundamental de uma estratégia de Inbound Marketing e de geração de leads. Mas há muitos outros fatores que devem ser trabalhados a par do SEO para garantir que o esforço feito nas ações de Marketing se reflete no aumento das vendas da empresa.

Enquanto especialistas em MarTech (tecnologias de Marketing) e parceiros HubSpot em Portugal, a Liminal possui as competências certas, tanto de IT quanto de Marketing, para traçar uma estratégia e implementar plataformas de Automação de Marketing de modo a que contribuam para o crescimento das vendas da sua empresa.

Assista à demo de HubSpot ou fale connosco para percebermos em conjunto como impulsionar o seu negócio através das plataformas de Automação.

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5 Comments

  1. […] Todos os Marketeers necessitam de plataformas que os ajudem a simplificar, automatizar e otimizar a geração de leads. Há diversas opções no mercado, mas há algumas que se destacam pela facilidade de utilização e pela satisfação dos seus utilizadores. Conheça abaixo algumas plataformas de marketing digital que vão ajudar a facilitar o seu dia-a-dia, quer seja em E-mail Marketing, gestão de redes sociais ou SEO. […]

  2. […] começaram então a dar os primeiros passos no marketing digital, experimentando técnicas de SEO (search engine optimization), produzindo conteúdo específico para a web, blogs, investindo em links patrocinados e nos motores […]

  3. […] e sugestões de dicas de ferramentas para guiá-lo passo a passo na criação de páginas, na otimização do seu conteúdo para mecanismos de pesquisa, na adição de live chat site e muito […]

  4. […] dia”. Essas decisões podem ser relativas ao “tipo de anúncios que correm em que sites, aos termos de pesquisa que devem comprar, à versão de um conteúdo web a adotar, às mensagens a colocar em emails, até […]

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