Como desenvolver um CRM personalizado?

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Deve ser a tecnologia a espelhar a realidade do negócio, e não o negócio a adaptar-se à tecnologia. Construir um CRM (Customer Relationship Management) personalizado é, muitas vezes, um desafio, mas não é impossível, e plataformas como o HubSpot ou o Zoho têm a possibilidade de desenvolver módulos à medida, para que a plataforma reflita ao máximo os processos da sua empresa. Descubra abaixo quais os benefícios de construir um CRM personalizado e como o fazer em Zoho e HubSpot.

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Quais os benefícios de ter um CRM personalizado?

Geralmente, as empresas que têm processos muito específicos beneficiam mais em ter um CRM personalizado do que trabalhar apenas com uma tecnologia standard e que nem sempre espelha as necessidades específicas da empresa. Ao ter um CRM que se molda de forma perfeita ao seu modelo de negócio e processos habituais, conseguirá obter várias vantagens, nomeadamente:

  • Plataforma que responde às reais necessidades do seu negócio;
  • Aumento da agilidade dos processos de negócio;
  • Estruturação do processo de contacto com clientes e leads;
  • Melhor organização de dados e informação sensível;
  • Conexão entre os diferentes departamentos da empresa;
  • Crescimento e desenvolvimento contínuo;
  • Redução do tempo do ciclo de vendas;
  • Comunicação personalizada.

Como é feita a personalização de um CRM?

Plataformas como o HubSpot ou o Zoho permitem criar novos módulos totalmente personalizados, além dos módulos habituais já existentes num CRM: Contactos, Contas e Oportunidades Comerciais. Este tipo de desenvolvimento no CRM é particularmente interessante para empresas que têm processos muito específicos e complexos no seu dia-a-dia, como por exemplo imobiliárias.

Antes de fazer a personalização do CRM é importante avaliar todas as necessidades do negócio para, depois, perceber quais as personalizações que terão de ser feitas. Todo este processo deverá ser acompanhado por consultores especializados em MarTech, como a Liminal, para ter a certeza que a personalização vai ao encontro das reais necessidades da empresa e de que a tecnologia está a ser aproveitada ao máximo para maximizar os resultados do negócio. Além disso, geralmente estas personalizações necessitam de manutenção para que se adaptem ao crescimento da empresa e a novas necessidades que vão surgindo no decorrer da utilização do CRM.

Conte com o apoio de especialistas para a implementação do CRM

Uma das melhores formas de garantir que a implementação do CRM é bem sucedida é contar com especialistas na tecnologia, que apoiam todo o processo de implementação, formação e adoção do sistema.

Enquanto especialistas em MarTech, como CRM ou Automação de Marketing, a Liminal ajuda a selecionar, adaptar e implementar as tecnologias necessárias e ideais para a sua empresa, guiando e acompanhando todo o processo. Desta maneira, garantimos que os objetivos são cumpridos e que é traçado o início do caminho para o sucesso.

Fale connosco e comece já a implementação de um CRM na sua empresa.

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