Tecnologias de Marketing: Como criar uma estratégia passo a passo

Quando se fala em transformação digital, tecnologias de marketing e em construir uma martech stack, há uma dúvida que se impõe: o que envolve, na prática, e como se processa a criação deste tipo de estratégia?

Antes de mais, como no início de qualquer estratégia, é necessário saber os objetivos a alcançar, tanto quantitativos como qualitativos. Depois disso, há mais alguns passos que devem ser ponderados, sempre com a envolvência de três áreas essenciais da empresa: marketing, vendas e tecnologias. Descubra abaixo como se desenha uma estratégia de tecnologias de marketing e o que a Liminal pode fazer pela sua empresa.

Como criar uma estratégia de transformação digital de marketing e vendas com tecnologias de marketing?

Passo 1: Traçar os objetivos a atingir

Antes de começar a desenhar a estratégia, é importante traçar os objetivos que irão guiar todo o caminho. Um objetivo a atingir com esta estratégia pode ser, por exemplo, obter mais receita das leads provenientes de inbound marketing, ao invés das que resultam de outbound marketing.

Passo 2: Adequar as funções dentro da organização

Depois de traçados os objetivos, é necessário olhar para a forma como as funções e tarefas estão distribuídas na organização, se é necessário redistribuí-las ou, até, avaliar a aprendizagem de novas skills. Pode ser necessário, por exemplo, criar as funções de BDR – Business Development Representative ou de Inbound Marketeer, dependendo dos objetivos principais da estratégia.

Depois destas necessidades de funções e skills estarem mapeadas, é necessário desenhar um plano de ação para que a organização consiga chegar ao patamar necessário para que a estratégia seja um sucesso e os objetivos sejam atingidos.

É neste momento que a mudança organizacional começa, sendo importantíssimo envolver todos os colaboradores, de todas as áreas.

Passo 3: Alinhar as equipas de Marketing e Vendas

O próximo passo da estratégia passa por alinhar as equipas de Marketing e Vendas. Não é obrigatório que as duas equipas sejam unidas numa só, mas é importantíssimo que a comunicação dos dois grupos seja frequente e transparente. Os integrantes das duas equipas devem estar focados num só fim: aumentar as vendas da empresa, num esforço conjunto. Descubra, neste blogpost, como alinhar as duas equipas.

Passo 4: Repensar os processos e selecionar as tecnologias ideais

De seguida, é necessário repensar a maneira como os processos estão instituídos na empresa e como podem ser otimizados. É neste momento que a tecnologia representa um papel crucial. Por exemplo, se a equipa comercial utiliza papel ou Excel para gerir os processos de vendas, será boa ideia pensar em implementar um CRM, que ajuda a manter todas as atividades e interações com os clientes atualizados em tempo real e acessíveis em qualquer local. Se a equipa de marketing utiliza Mailchimp para enviar as campanhas de email marketing, poderá também haver soluções mais adequadas no mercado, que permitem maior personalização, analítica mais detalhada e integração com o CRM. Tudo isto deve ser avaliado e repensado para otimizar os resultados.

O caso da Trusted Shops

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A Trusted Shops foi criada em 1999 com o intuito de tornar o eCommerce mais seguro. Assim, desenvolveu uma marca de certificação que se tornou uma das mais fiáveis da Europa, através de um sistema de reviews online que assegura a confiança entre marcas e clientes.

Através de uma estratégia de transformação digital que envolveu a redefinição de tecnologias (neste caso, foi implementado HubSpot para otimizar os processos de marketing e vendas), processos e funções, a empresa conseguiu aumentar as leads provenientes das atividades de marketing online em 200% e reduzir o custo por lead em 20%. Um ano depois de implementarem a estratégia, estimam que 1/3 dos clientes sejam provenientes das leads de inbound marketing.

Como podemos ajudar a sua empresa a criar a estratégia para o sucesso?

Enquanto especialista em martech (marketing technologies), a Liminal tem vindo a conseguir melhorar os resultados de marketing e de vendas de várias empresas, assegurando as condições para o sucesso de programas de automação de marketing.

Com a Liminal terá acesso a peritos que farão a análise, desenho e implementação de estratégias e operações de marketing e vendas, suportadas por sistemas tecnológicos, como a Automação de Marketing e o CRM – Customer Relationship Management, que garantem o crescimento do seu negócio.

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