Analítica de Marketing: Como controlar melhor o seu negócio

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Se não sabe o que está errado nunca o conseguirá resolver. Já imaginou o que seria ir a um médico e ter um diagnóstico errado? Qualquer médico é extremamente cuidadoso com o diagnóstico e análise aos pacientes. Da mesma forma, deverá ser exímio na capacidade de analisar e controlar o seu negócio. Para que isso aconteça é fundamental ter um sistema de analítica de marketing e vendas na sua empresa.

Cada departamento deve estar preparado com relatórios automáticos e dashboards para que, em tempo real, seja possível avaliar as principais métricas de desempenho (KPI – Key Performance Indicators) e reagir a qualquer eventualidade.

As áreas de marketing e vendas são das que devem ter maior prioridade ao nível da análise de performance, por serem estas as funções nobres de captação de receita e fidelização de clientes.

A importância da analítica de marketing e vendas

A analítica de marketing e vendas consiste no processo de medir, analisar e gerir o desempenho de toda a estratégia, ações de marketing e operações de vendas, de forma a maximizar a eficiência e a otimizar o retorno sobre o investimento (ROI).

Devido aos inúmeros canais que os gestores de marketing controlam, a tarefa para estes profissionais pode ser mais difícil de concretizar, uma vez que, por norma, cada um destes canais tem a sua própria ferramenta de analítica, o que torna impossível a tarefa de correlacionar informações.

Com uma ferramenta agregadora de todos os dados produzidos pelo marketing e vendas conseguirá, por exemplo, perceber se um canal está ou não está a trazer os resultados que deveria e fazer os ajustes necessários para que este se torne numa fonte de leads e rendimento.

Com um sistema de analítica de marketing e vendas conseguirá também prever receitas futuras e detetar rapidamente qualquer tipo de bottleneck no pipeline comercial que comprometa os objetivos, evitando possíveis golpes na faturação.

Quais são as principais dificuldades da analítica de marketing e vendas?

1. Demasiados canais para analisar

Website? Email? Facebook? Google Ads? Feiras? Telemarketing… São simplesmente demasiados canais e campanhas para gerir. O marketeer atual tem de usar todos os meios possíveis para atingir o seu target, o que complica a análise de resultados desses canais e influência nas vendas. Para conseguir o mínimo de informação, os gestores de marketing têm que fazer múltiplos logins, em múltiplos websites e remeter-se aos relatórios predefinidos.

2. Demasiado tempo para analisar dados

Usa os reports standard dos vários canais de marketing? Esta é a solução mais simples e ineficaz.

Os gestores de marketing podem perder horas e horas a analisar os reports um a um, para depois terem de exportar os dados, compilar e trabalhar esses dados numa folha de Excel, analisar e voltar a fazer tudo novamente no mês seguinte. Este processo além de ineficiente e falível, pode tornar-se uma verdadeira dor de cabeça e fator de desmotivação.

Num cenário destes os seus colaboradores estão a perder tempo para o que é mais importante, a análise crítica da informação e construção insights que melhorem o seu negócio.

3. Visão imprecisa sobre todo o funil de negócios

Controlar o funil de marketing e vendas é um dos pontos mais importantes e que está constantemente na cabeça de todos os gestores.

Se conseguir acompanhar todo o trajeto de uma oportunidade desde o início da relação com a sua empresa até ao fecho e repetição de negócios, significa que o seu departamento de marketing está a fazer um excelente trabalho e que a equipa de vendas reporta com qualidade todas as interações com os clientes e estado dos negócios em curso.

Mas nem sempre é esta a realidade, muitos gestores ainda sofrem com este problema e não conseguem apresentar resultados concretos e consistentes nas reuniões de quadros.

A solução?

A solução para estes problemas passa pela integração dos dados provenientes de todos os canais, ações, sistemas e tecnologias de marketing e vendas. Uma ferramenta de analítica destas permitirá o controlo e análise em tempo real, numa só interface, de todos os KPI importantes para o sucesso do seu negócio, para que os gestores de marketing e vendas consigam tomar decisões em tempo real e em qualquer lugar.

Para vencer estes desafios a Liminal lançou o Maestro, uma plataforma que lhe permite integrar a analítica de todas as fases da customer journey (Atrair, Envolver, Conquistar e Encantar) e assim obter uma visão completa do funil de marketing e vendas.

Defina o futuro a partir da análise rigorosa ao passado.

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