Uma martech stack é um conjunto de tecnologias de marketing capazes de impulsionar a transformação digital e aumentar a performance das atividades de marketing, através da automatização de processos, da personalização de interações e da coordenação de operações.
Quando a martech stack é composta pelas tecnologias certas, permite às empresas ter uma visão unificada e um entendimento dos clientes em todas as plataformas, conseguindo um engagement e uma conversão melhores. No entanto, nenhuma martech stack é valiosa se não for bem utilizada. Apenas 3% dos marketers sentem que tiram o maior partido das suas tecnologias, mas reconhecem que delinear melhores estratégias, utilizar ferramentas de analítica e formar as equipas, os ajudariam a beneficiar mais da sua stack (State of Marketing Technology, 2017).
O processo de perceber o que é uma martech stack, quais os seus benefícios e como criar uma para a sua empresa pode ser difícil. Contudo, é o caminho a seguir para ter uma visão de marketing plena. Deve começar com o essencial e crescer a partir daí, à medida que for necessário.
Os 3 Pilares de uma Martech Stack
Os marketers podem selecionar as tecnologias de marketing entre um universo cada vez mais completo. A marketing technology landscape passou de cerca de 150 tecnologias em 2011 para perto de 7000 em 2018 (Chief Marketing Technologist, 2018).
Os 3 seguintes pilares tecnológicos fundamentais para iniciar a transformação digital do marketing e vendas da sua empresa são:
- Customer Relationship Management (CRM) – desempenha um papel central na prospeção de mercado, fecho de negócios e retenção de clientes, gerindo um grande volume de dados e permitindo o aumento da produtividade de vendas.
- Marketing Automation Platform (MAP) – as ferramentas de automação permitem otimizar processos, alinhar as equipas de marketing e vendas, nutrir automaticamente relações com clientes, personalizar e melhorar a customer experience.
- Analítica de Marketing – com o grande volume de dados gerados pelos canais de marketing (wbesites, redes sociais, email, etc.) e plataformas de gestão (CRM e MAP) torna-se imprescindível uma análise cruzada, profunda e permanente de cada cliente e negócio, para conseguir ter maior controlo, antecipar problemas e projetar o futuro. Com uma ferramenta de analítica, passa a ser possível agregar todos estes dados para, por exemplo, prever receitas futuras e detetar rapidamente qualquer tipo de bottleneck no pipeline comercial que comprometa os objetivos, evitando possíveis golpes na faturação.
Customer Journey e as Martech
A customer journey tem lugar por cada vez mais canais e pontos de contacto, e decorre ao longo de 4 fases – atrair, envolver, conquistar e encantar. Em cada uma dessas fases, algumas das tecnologias que deve considerar são:
- Atrair – Content Management System (CMS), Search Engine Optimization (SEO), Search Engine Marketing (SEM), Tag Management, Email Marketing;
- Envolver – Interactive Content, Webinar Platforms, Landing Pages, Plataforma de Account-Based Management (ABM), Artificial Intelligence (AI);
- Conquistar – Ecommerce (Management, Personalization, Cart Recovery), Sales Automation Platform, Call Tracking/Live Chat;
- Encantar – Customer Portal, Social CRM, Customer Experience + Success, Customer Intelligence, Conversion Tags.
Como organizar as suas tecnologias de marketing?
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- Os objetivos a que a construção de uma martech stack deve atender;
- Quais são os 3 pilares de uma martech stack;
- O papel das martech ao longo das 4 fases da customer journey.
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