ChatGPT para Marketeers: 8 Melhores Práticas

ChatGPT para marketeers, marketing, ChatGPT, inteligência Artificial, Liminal

A Inteligência Artificial está apenas a dar os primeiros passos, mas já se sentem algumas mudanças, sobretudo se utilizar estas ferramentas no dia-a-dia de trabalho. O ChatGPT é uma das mais populares, mas para ser bem utilizado é preciso seguir algumas boas práticas que vão ajudar a chegar ao resultado que pretende mais rapidamente. Descubra abaixo 8 melhores práticas para maximizar o potencial do ChatGPT no Marketing.

eBook: O que Procurar num Gestor de Marketing Digital

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, baseado em Inteligência Artificial. No mundo do Marketing, o ChatGPT pode ser usado em várias vertentes:

  • Criar campanhas de Marketing personalizadas;
  • Envolver os clientes com chatbots inteligentes;
  • Analisar o sentimento dos seguidores nas redes sociais;
  • Gerar ideias de conteúdo;
  • Realizar estudos de mercado e obter tendências;
  • Gerar conteúdo para website, blogposts, posts de redes sociais, etc.

O ChatGPT tem um enorme potencial para revolucionar o Marketing e o mundo dos negócios ao permitir ganhar vantagem competitiva através da criação de melhores experiências de cliente, mais personalizadas, envolventes e eficientes.

O que é um Prompt?

Os prompts são pedaços de texto usados para gerar respostas de linguagem natural a partir de modelos de linguagem GPT. Ao enviar um prompt ao ChatGPT, o modelo gera uma resposta que imita a linguagem humana, tornando-o uma ferramenta poderosa para qualquer Marketeer.

Fonte: Barsee

A importância de escolher o Prompt certo para cada objetivo

O prompt é o ponto de partida ou o input usado pelo modelo e pode influenciar fortemente a resposta que vai ser obtida. Escolher o prompt certo é essencial para chegar ao objetivo pretendido e pode ter impacto na precisão e relevância do output gerado pelos modelos de inteligência.

Por exemplo, se o seu objetivo for escrever um bloco de texto criativo, o prompt deve incluir o género específico ou estilo que quer que o texto tenha. Se quiser escrever um texto persuasivo, o prompt deve ser focado num tópico específico e deve incluir instruções claras sobre os argumentos a gerar.

8 Melhores Práticas para aproveitar todo o potencial do ChatGPT

1 – Seja específico

Enquanto Marketeer, pode querer criar prompts que o ajudam a gerar novas ideias para criar campanhas de marketing ou desenvolver novos produtos. Para obter isto, forneça detalhes específicos sobre o público-alvo, o produto ou serviço que quer promover e os objetivos da campanha.

2 – Seja claro

Evite usar jargões de marketing ou palavras complexas que podem confundir o ChatGPT. O ideal é usar linguagem clara e concisa que seja fácil de perceber e que facilite a compreensão do ChatGPT.

3 – Seja conciso

Mantenha os seus prompts curtos e focados num único tópico. Por exemplo, em vez de perguntar “Como posso melhorar a minha estratégia de marketing?”, use o prompt “Como posso melhorar de forma eficaz as taxas de abertura do e-mail?”

4 – Use exemplos

Ao incluir exemplos específicos no seu prompt irá ajudar o ChatGPT a perceber o contexto e a fornecer respostas mais relevantes. Por exemplo, pode perguntar “Quais são algumas das campanhas de influencer marketing com melhores resultados na indústria da beleza?”.

5 – Forneça contexto

Forneça ao ChatGPT alguma informação de contexto sobre o tópico que quer discutir. Isto pode incluir tendências da indústria, comportamento do cliente ou outros tópicos relevantes que possam impactar a estratégia de marketing.

6 – Faça perguntas abertas?

Faça perguntas que requerem mais do que uma simples resposta de “sim” ou “não”. Por exemplo, em vez de perguntar “O meu website é user-friendly?”, deverá perguntar “Como posso melhorar a usabilidade do meu website?”.

7 – Evite enviesamentos

Mantenha os seus prompts neutros e evite incluir enviesamentos e opiniões. Isto vai ajudar o ChatGPT a fornecer respostas imparciais com base nas informações para as quais foi treinado.

8 – Experimente

Não tenha medo de experimentar prompts diferentes para ver qual funciona melhor. Pode ser necessário alterar o prompt algumas vezes para obter os melhores resultados possíveis. O ChatGPT também pode ser usado para gerar prompts baseados em keywords específicas ou tópicos.

Exemplo de prompts que podem ser usados no ChatGPT

  • “Qual é o plano de marketing ideal com um budget de 50 000€ para uma startup que vende produtos eco-friendly para millenials conscientes sobre questões climáticas?”
  • “Que novas tecnologias ou tendências estão a aparecer na indústria da moda e como podemos aproveitá-las para melhorar os nossos produtos e serviços?”
  • “Os principais objetivos da nossa empresa (nome da empresa) são (objetivos) para os próximos (período temporal em meses ou anos). Como podemos fazer com que a estratégia de marketing contribua para esses objetivos?”
  • “Quais são os canais de marketing mais eficazes para a indústria da moda e para o nosso público-alvo, que são millenials que se preocupam com o planeta?”

Trace o caminho para o sucesso com especialistas em MarTech

O mundo do Marketing e da Tecnologia estão a evoluir a um ritmo frenético. Cada vez mais é importante contar com especialistas que garantem que as inovações são integradas no seio das empresas. Além disso, para que a tecnologia contribua para o sucesso do negócio, é importante que haja uma estratégia que guie a implementação, adoção e evolução dos sistemas.

Enquanto especialistas em MarTech, a Liminal oferece uma visão integrada, que une Tecnologia, Marketing e Estratégia, garantindo a adoção e a implementação bem sucedida das tecnologias de marketing, quer seja através da escolha imparcial dos sistemas certos para responder aos desafios da sua empresa, da adequação dos processos e fluxos em sistemas já existentes ou do desenho de uma estratégia de CRM & Automação que contribua para o crescimento do negócio.

liminal, martech, diagnóstico gratuito

Feedback
5 de 5 estrelas. 3 votos.
O meu feedback:

Deixe um comentário