Chatbot: Como criar e responder rapidamente aos clientes

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Cada vez é mais importante responder de forma rápida e clara aos clientes, independentemente do canal de comunicação que seja usado. Um dos meios mais utilizados e que têm tido um rápido crescimento, tanto em negócios B2C como B2B, são os chatbots, uma vez que permitem uma resposta imediata às perguntas mais comuns dos clientes. A criação de um chatbot pode parecer complexa e demasiado técnica mas já existem plataformas que permitem criar chatbots inteligentes sem qualquer necessidade de programação. É o caso do Zoho SalesIQ, que além da possibilidade de um chat em tempo real, atendido por colaboradores da empresa, permite criar um Zobot. Conheça abaixo como criar um chatbot através do Zoho SalesIQ e, assim, melhorar o tempo de resposta aos seus clientes.

Chatbot: O que é?

Um chatbot é um software que permite automatizar a conversa através do chat, respondendo automaticamente às perguntas que são feitas e fornecendo respostas rápidas e personalizadas à intenção de cada frase. Com a ajuda da inteligência artificial e machine learning, os chatbots estão cada vez mais evoluídos e, muitas vezes, não é perceptível a diferença entre falar com um humano ou com um bot.

Há vários benefícios associados à utilização de um chatbot:

  • Capacidade de oferecer suporte imediato e de qualidade aos clientes;
  • Rapidez de resposta e resolução de problemas de forma instantânea;
  • Otimização da capacidade de resposta da equipa de marketing/suporte;
  • Melhoria da relação com o cliente.

Como criar um Chatbot sem programação?

Já existem várias plataformas que permitem criar chatbots sem qualquer necessidade de programação. No caso do Zoho SalesIQ, é possível criar um Zobot que, com as instruções fornecidas pela empresa, irá responder automaticamente às questões que surgem no chat, mas também é possível personalizar o seu código.

Passo 1 – Criar um novo Zobot no Zoho SalesIQ

Ao criar um novo chatbot no Zoho SalesIQ é possível escolher várias opções, como o “Criador de bots não codificado”, que permite criar um chatbot numa lógica de drag-and-drop, ou integrar com software de Inteligência Artificial de Chatbots como a Zia (da Zoho), o Watson Assistant (da IBM) ou o Azure Bot (da Microsoft).

Passo 2 – Definir a descrição e horário de trabalho do bot

No passo seguinte, poderá fornecer a descrição do Zobot que está a criar e escolher qual o horário de trabalho do bot. Por exemplo, poderá criar um bot que apenas estará ativo fora do horário de trabalho padrão. Neste caso, as conversas de chat iniciadas dentro do horário de trabalho padrão serão atribuídas a um colaborador da empresa e as conversas iniciadas fora do horário de trabalho serão respondidas pelo bot.

Passo 3 – Definir as configurações gerais do bot

Neste passo é possível definir as configurações gerais do bot e fazer o setup de detalhes como:

  • Público do bot – Segmente os visitantes com os quais o bot irá interagir. Poderá definir, por exemplo, que o bot apenas iniciará uma conversa com os clientes que surgirem por via de pesquisa orgânica, sejam atuais clientes ou que visitem a página de suporte, por exemplo.
  • Quando é que o bot deve iniciar a conversa – O bot poderá iniciar proativamente uma conversa com um utilizador do website ou poderá aguardar que a pessoa clique na janela de chat ou realizam outra ação personalizada. Poderá também indicar que prefere que o bot não seja acionado nem inicie a conversa proativamente.
  • Intervalo de resposta – Esta opção pretende imitar o tempo de espera que costuma existir numa conversa humanizada. Poderá escolher um tempo específico de intervalo de resposta para que o seu bot se assemelhe o mais possível a um humano.
  • Ações de inatividade do chat – Neste campo irá definir como é que o bot se deverá comportar caso não surja uma resposta dentro de determinado tempo.
  • Terminar a conversa – Aqui conseguirá configurar o bot para terminar as conversas com uma mensagem após o tempo especificado.
  • Passagem ao operador – Nesta opção poderá definir se é possível permitir que os visitantes optem por estabelecer uma ligação com operadores humanos durante uma conversa com o bot.

Passo 4 – Criar o fluxo de conversação do bot

É aqui que a magia acontece. Neste passo é definido o fluxo de conversação do bot através de blocos drag-and-drop com as mais variadas opções:

  • Resposta rápida;
  • Artigos;
  • Vídeo;
  • Botão;
  • Opção;
  • Várias Opções;
  • Calendário;
  • Cursor deslizante;
  • Classificação;
  • Localização;
  • Slots;
  • Encaminhador de critérios;
  • Encaminhar;
  • Bloquear;
  • Operador ocupado;
  • Terminar;
  • Ir para;
  • Fichas;
  • Enviar e-mail;

Há também blocos de dados, que permitem recolher informações como o nome, email, empresa ou outros campos sobre o visitante, e blocos de integração, que permitem criar automaticamente um Deal, Contacto ou Ticket no CRM.

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Com todas estas opções torna-se possível criar bots para os mais variados usos, desde bots que ajudam os clientes indicando alguns artigos de blog revelantes sobre algum assunto ou chatbots de suporte, ou mesmo de geração de vendas, com a criação automática do Contacto e Deal no Zoho CRM. É apenas necessário recorrer à criatividade.

Crie já o seu Chatbot e responda rapidamente aos seus clientes

A criação de um Chatbot é apenas uma das várias funcionalidades do Zoho SalesIQ. Esta ferramenta permite também identificar os visitantes do seu website, criar um chat em tempo real, definir respostas automáticas, aceder à informação sobre as empresa que estiveram no website, etc.

Enquanto especialistas em tecnologias de marketing e parceiro Zoho, a Liminal conta com o know-how necessário para garantir que o desenvolvimento de um Chatbot em Zoho SalesIQ é aplicado da melhor forma e adaptado à realidade da sua empresa.

Comece já a criar o seu primeiro Chatbot.

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