Automação de Marketing e Vendas: Como a Vodafone impulsionou a transformação digital das empresas

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A transformação digital é um passo extremamente importante para as empresas portuguesas se manterem competitivas face a um mercado globalizado. No entanto, segundo a IDC, apenas 37% das organizações nacionais têm uma estratégia de transformação digital alinhada com a estratégia de negócio. Para despertar o interesse dos CEO portugueses para a premência deste desafio, a Vodafone preparou um conjunto de ações, numa estratégia assente em Inbound Marketingautomação de marketing e vendas, para fazer evoluir o utilizador através de cada fase da jornada de decisão.

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Como a automação de marketing ajudou a Vodafone a despertar o interesse das empresas

 

O Desafio: Alertar para a Transformação Digital

Com as constantes mudanças dos mercados, nomeadamente ao nível tecnológico, torna-se imperativo para as empresas adotarem ferramentas de automação, nomeadamente para a melhoria dos processos internos e das relações com os clientes, no seu quotidiano. De forma a auxiliar as pequenas e médias empresas a posicionarem-se no centro da inovação e a melhorarem os seus níveis de competitividade, a Vodafone precisava de avaliar o grau de maturidade digital das empresas em Portugal.

A Solução: E-mail Marketing e Automação de Marketing

Para poderem avaliar o nível digital das empresas em Portugal, foi lançada, através de vídeo e e-mail marketing, uma campanha com o mote “Em que ano se encontra a sua empresa?”, que incentiva os líderes das PME portuguesas e os empresários em nome individual a realizarem um Diagnóstico de Índice Digital.

No diagnóstico são avaliados diversos fatores, desde a conetividade e mobilidade do negócio, até à presença no mundo digital. No fim do questionário, é apresentada a pontuação obtida, e é dada a oportunidade ao cliente de falar com um colaborador, ou, mediante o preenchimento de um formulário, receber um relatório detalhado, com sugestões de melhoria, no seu e-mail.

Para além desta ferramenta, a Vodafone, disponibiliza ainda no seu website um conjunto de soluções para a transformação digital direcionadas ao setor do turismo, retalho e indústria.

Os Resultados: Mais vendas

De acordo com um press release da marca, durante o 2º trimestre de 2018, que coincidiu com o lançamento da campanha, registou-se um aumento de 3,6 % nas Receitas de Serviços face ao período homólogo.

O Caso de Sucesso da Vodafone passo a passo

1 – Criação da Persona

Para garantir o bom funcionamento de toda a estratégia, foi estudada a persona a atingir com a campanha. Neste caso, são os CEO de pequenas e médias empresas portuguesas.

2 – Website: Transformação Digital – Vodafone Negócios

Fases: Atrair e Envolver

O website é o hub central de toda a ação. É aqui que se encontram reunidas todas as informações pertinentes sobre transformação digital, bem como todos os serviços da Vodafone disponíveis para ajudar as empresas neste desafio.

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3 – EMAIL-MARKETING AUTOMATION

Fase: Atrair

Para difundir a campanha, foi utilizada automação de e-mail marketing, que desencadeou o envio de um e-mail, apenas para utilizadores que se enquadrassem no perfil da persona. Este e-mail chamava a atenção para a urgência das empresas se adaptarem à transformação digital e para a oportunidade de testarem a maturidade digital da sua empresa através de um diagnóstico online.

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3 – Diagnóstico Online – Índice Digital

Fase: Envolver

Neste diagnóstico online, depois de responder a um questionário , o utilizador tem acesso ao seu nível de maturidade digital e também a algumas sugestões de melhoria. Depois de fazer o diagnóstico, na página de “Obrigado”, o utilizador tem a oportunidade de evoluir para a fase “Conquistar”, ao poder solicitar o contacto de um colaborador Vodafone que fará uma análise personalizada à sua empresa.

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4 – E-mail Marketing Automation & CONTEÚDO PERSONALIZADO

Fases: Envolver e Conquistar

Assim que o utilizador preenche o formulário e cede os seus dados para aceder ao relatório completo, é despoletado um e-mail personalizado, com o link de acesso ao relatório completo. Também aqui é possível evoluir para a fase seguinte, “Conquistar”, pois no fim do e-mail é possível solicitar um contacto da Vodafone.

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