Automação de Marketing e Vendas: Como a Vodafone impulsionou a transformação digital das empresas

A transformação digital é um passo extremamente importante para as empresas portuguesas se manterem competitivas face a um mercado globalizado. No entanto, segundo a IDC, apenas 37% das organizações nacionais têm uma estratégia de transformação digital alinhada com a estratégia de negócio. Para despertar o interesse dos CEO portugueses para a premência deste desafio, a Vodafone preparou um conjunto de ações, numa estratégia assente em Inbound Marketingautomação de marketing e vendas, para fazer evoluir o utilizador através de cada fase da jornada de decisão.

automação de marketing,map, marketing automation platform

Como a automação de marketing ajudou a Vodafone a despertar o interesse das empresas

O Desafio: Alertar para a Transformação Digital

Com as constantes mudanças dos mercados, nomeadamente ao nível tecnológico, torna-se imperativo para as empresas adotarem ferramentas de automação, nomeadamente para a melhoria dos processos internos e das relações com os clientes, no seu quotidiano. De forma a auxiliar as pequenas e médias empresas a posicionarem-se no centro da inovação e a melhorarem os seus níveis de competitividade, a Vodafone precisava de avaliar o grau de maturidade digital das empresas em Portugal.

A Solução: E-mail Marketing e Automação de Marketing

Para poderem avaliar o nível digital das empresas em Portugal, foi lançada, através de vídeo e e-mail marketing, uma campanha com o mote “Em que ano se encontra a sua empresa?”, que incentiva os líderes das PME portuguesas e os empresários em nome individual a realizarem um Diagnóstico de Índice Digital.

No diagnóstico são avaliados diversos fatores, desde a conetividade e mobilidade do negócio, até à presença no mundo digital. No fim do questionário, é apresentada a pontuação obtida, e é dada a oportunidade ao cliente de falar com um colaborador, ou, mediante o preenchimento de um formulário, receber um relatório detalhado, com sugestões de melhoria, no seu e-mail.

Para além desta ferramenta, a Vodafone, disponibiliza ainda no seu website um conjunto de soluções para a transformação digital direcionadas ao setor do turismo, retalho e indústria.

Os Resultados: Mais vendas

De acordo com um press release da marca, durante o 2º trimestre de 2018, que coincidiu com o lançamento da campanha, registou-se um aumento de 3,6 % nas Receitas de Serviços face ao período homólogo.

O Caso de Sucesso da Vodafone passo a passo

1 – Criação da Persona

Para garantir o bom funcionamento de toda a estratégia, foi estudada a persona a atingir com a campanha. Neste caso, são os CEO de pequenas e médias empresas portuguesas.

2 – Website: Transformação Digital – Vodafone Negócios

Fases: Atrair e Envolver

O website é o hub central de toda a ação. É aqui que se encontram reunidas todas as informações pertinentes sobre transformação digital, bem como todos os serviços da Vodafone disponíveis para ajudar as empresas neste desafio.

Caso de Sucesso, Vodafone, Automação de Marketing, Marketing Automation, Inbound Marketing, Liminal, martech

3 – EMAIL-MARKETING AUTOMATION

Fase: Atrair

Para difundir a campanha, foi utilizada automação de e-mail marketing, que desencadeou o envio de um e-mail, apenas para utilizadores que se enquadrassem no perfil da persona. Este e-mail chamava a atenção para a urgência das empresas se adaptarem à transformação digital e para a oportunidade de testarem a maturidade digital da sua empresa através de um diagnóstico online.

Caso de Sucesso, Vodafone, Automação de Marketing, Marketing Automation, Inbound Marketing, Liminal, martech, transformação digital

3 – Diagnóstico Online – Índice Digital

Fase: Envolver

Neste diagnóstico online, depois de responder a um questionário , o utilizador tem acesso ao seu nível de maturidade digital e também a algumas sugestões de melhoria. Depois de fazer o diagnóstico, na página de “Obrigado”, o utilizador tem a oportunidade de evoluir para a fase “Conquistar”, ao poder solicitar o contacto de um colaborador Vodafone que fará uma análise personalizada à sua empresa.

Caso de Sucesso, Vodafone, Automação de Marketing, Marketing Automation, Inbound Marketing, Liminal, martech

Caso de Sucesso, Vodafone, Automação de Marketing, Marketing Automation, Inbound Marketing, Liminal, martech

Caso de Sucesso, Vodafone, Automação de Marketing, Marketing Automation, Inbound Marketing, Liminal, martech

4 – E-mail Marketing Automation & CONTEÚDO PERSONALIZADO

Fases: Envolver e Conquistar

Assim que o utilizador preenche o formulário e cede os seus dados para aceder ao relatório completo, é despoletado um e-mail personalizado, com o link de acesso ao relatório completo. Também aqui é possível evoluir para a fase seguinte, “Conquistar”, pois no fim do e-mail é possível solicitar um contacto da Vodafone.

Caso de Sucesso, Vodafone, Automação de Marketing, Marketing Automation, Inbound Marketing, Liminal, martech

Caso de Sucesso, Vodafone, Automação de Marketing, Marketing Automation, Inbound Marketing, Liminal, martech, transformação digital

Como aumentar as vendas da sua empresa com automação de marketing?

Enquanto especialista em martech (marketing technologies), a Liminal tem vindo a conseguir melhorar os resultados de marketing e de vendas de várias empresas, assegurando as condições para o sucesso de programas de automação de marketing.

Com a Liminal terá acesso a peritos que farão a análise, desenho e implementação de estratégias e operações de marketing e vendas, suportadas por sistemas tecnológicos, como a Automação de Marketing e o CRM – Customer Relationship Management, que garantem o crescimento do seu negócio.

Agende já um diagnóstico gratuito com um especialista Liminal.

liminal, martech, diagnóstico gratuito
Feedback
5 de 5 estrelas. 2 votos.
O meu feedback:

Deixar uma resposta