Bitrix24 CRM vs. Zoho CRM: Prós e Contras

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Perceber qual o CRM que se adequa à realidade da sua empresa pode ser um verdadeiro desafio. Se se encontra nesta busca, provavelmente já se deparou com uma destas opções: Bitrix24 CRM e Zoho CRM. Ambos os CRM são muito bons para micro, pequenas e médias empresas, mas há algumas diferenças que podem ajudar a desempatar a decisão. Conheça abaixo os prós e contras de cada sistema.

Bitrix24 CRM: O CRM para empresas com necessidades básicas de gestão de clientes

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O Bitrix24 é uma opção viável para empresas que têm uma pequena base de dados de clientes ou apenas necessitam das funcionalidades básicas de um CRM, como organização de contas, contactos e oportunidades. É especialmente indicado para organizações que necessitam de funcionalidades de gestão de projetos, a par do CRM. A interface é pouco intuitiva e bastante confusa, e, portanto, não é adequado a empresas com baixo grau de maturidade digital, uma vez que este pode ser um dos fatores que levará à fraca adoção do sistema depois da sua implementação.

Prós
  • O Bitrix24 é, na sua essência, uma plataforma para gestão de projetos, que incluiu mais tarde as funcionalidades de CRM. Por este motivo, para empresas que têm grandes necessidades de ter uma área reservada à gestão de projetos na mesma plataforma que um CRM, o Bitrix24 torna-se uma boa opção.
  • Possibilidade de associar faturas, produtos e orçamentos a cada oportunidade comercial.
  • Plataforma muito completa, que inclui CRM, gestão de projetos, criação de sites, loja online, gestão de RH, etc. Este ponto tanto pode ser um pró, como um contra, uma vez que pode tornar a plataforma bastante confusa.
Contras
  • Fraca capacidade de personalização na versão gratuita. A criação de campos personalizados apenas está disponível na versão mais cara – a Professional, disponível a partir de 159$/mês.
  • Interface pouco intuitiva e confusa. Vários utilizadores do Bitrix24 reportam uma longa curva de aprendizagem até conseguirem retirar todos os benefícios da plataforma.
  • Capacidade limitada de analítica – sobretudo nas versões free e mais baratas.
  • O Marketplace de integrações do Bitrix24 apenas apresenta 536 integrações disponíveis, enquanto que o Marketplace da Zoho contém mais de 1 000.
  • Fraca visibilidade das ações de Marketing no CRM. Apenas estão disponíveis integração com Mailchimp, Sendpulse, Mailigen e Unisender.
  • A possibilidade de ver o histórico de alterações associadas a cada registo apenas está disponível nas versões pagas da plataforma.
  • A integração com um e-mail externo (ex.: e-mail da empresa) apenas está disponível nas versões pagas da plataforma.
  • A capacidade de criar workflows e automatizar o processo de vendas apenas está disponível nos planos Business da plataforma.

Zoho CRM: O CRM capaz de se adaptar a qualquer realidade

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O Zoho CRM é um dos nomes que costuma chegar sempre à “short-list” de qualquer empresa que está à procura do CRM certo. É o CRM que apresenta melhor relação custo-benefício, oferecendo um sistema completo e intuitivo a um preço acessível e adequado à realidade da maioria das empresas portuguesas, sobretudo quando comparado com outras alternativas, como Salesforce ou HubSpot, ou mesmo Bitrix24 nas versões mais caras. É especialmente indicado para empresas que necessitam de plataformas com grande grau de personalização e adaptação à realidade do dia-a-dia.

Prós
  • Um dos grandes benefícios do Zoho CRM é a sua grande capacidade de adaptação e personalização a empresas de diferentes indústrias e dimensões. Este CRM é uma autêntica plasticina, que permite adaptar a plataforma ao dia-a-dia de qualquer negócio.
  • O preço é um dos grandes pontos fortes da Zoho. É o CRM que oferece o melhor custo/benefício do mercado, sendo que a versão gratuita está disponível até 3 utilizadores e as versões pagas variam entre os 14€/user/mês e os 52€/user/mês.
  • Interface intuitiva e fácil de utilizar.
  • É possível criar workflows em todas as versões, incluindo a versão free, o que facilita bastante a automatização de processos de vendas.
  • Analítica muito completa, com possibilidade de criação de reports e dashboards personalizados nas versões pagas.
Contras
  • Não tem funcionalidades de gestão de projetos. Para as empresas que necessitam de um CRM que ofereça também esta componente, o Bitrix24 é mais indicado. Como alternativa, poderá usar o Zoho Projects e integrá-lo com o Zoho CRM.
  • Não é possível criar campos personalizados na versão gratuita.
  • Pode ser complicado perceber como retirar todo o potencial da plataforma e personalizá-la à realidade da empresa ao começar a utilizar a plataforma. Se for este o seu caso, poderá contar com especialistas como a Liminal, que o ajudarão a implementar e personalizar o CRM, permitindo mais rapidamente a sua adoção.

O veredicto final

Segundo a CSO Insights, apenas 40% das empresas relata níveis de adoção de CRM superiores a 90%. Este é um dos principais desafios na implementação de um CRM e também um dos motivos pelos quais muitas implementações não são bem sucedidas. Isto deve-se, essencialmente, a dois fatores: sistemas pouco user-friendly e baixa adaptação do sistema aos processos e realidade da empresa. Uma vez que o Bitrix24 tem uma interface confusa e os seus utilizadores relatam uma longa curva de aprendizagem para conseguir retirar todo o partido do sistema, apenas aconselhamos a implementação deste sistema quando é necessário ter uma plataforma de gestão de projetos no mesmo sistema que o CRM. Caso esta condição não se verifique, o Zoho CRM costuma ser sempre uma melhor opção uma vez que é muito mais intuitivo e flexível do que o Bitrix24 e, portanto, oferece, à partida, maior probabilidade de sucesso na sua implementação.

Garanta que o sistema se adequa à sua realidade

Independentemente do software CRM que escolher, há algo que se deve verificar sempre: deve ser o sistema a adaptar-se aos processos e necessidades da sua empresa e não o contrário. A Liminal existe exatamente por este motivo: para garantir que o CRM responde aos desafios que sente atualmente e que contribui para o sucesso e crescimento do negócio.

Qual o CRM mais adequado para a minha empresa?

O caminho para o sucesso começa antes do momento da escolha do CRM, com o levantamento de requisitos, processos e necessidades a que a tecnologia deverá dar resposta. Para facilitar esta tarefa, preparámos um template de requisitos que deve ter em conta quando escolhe um CRM.

Um bom trabalho nesta fase irá garantir que o CRM da sua empresa seja uma peça fundamental para apoiar e amplificar a estratégia, missão, visão e objetivos definidos.

No eBook “Como Escolher um CRM” ajudamos a perceber qual a opção ideal para a sua empresa, explicando de que modo deve listar as suas necessidades e preparar a sua estratégia para integrar um CRM, como avaliar o que existe no mercado, a importância de envolver os seus colaboradores desde o princípio e quais os cuidados a ter na implementação da plataforma.

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