O impacto das Plataformas de Automação de Marketing

ferramentas de automação de marketing

As ferramentas de automação de marketing já são uma presença assídua na martech stack de muitas empresas. Cada vez mais, os marketeers recorrem a estas ferramentas para simplificar o seu dia-a-dia e automatizar algumas tarefas, como enviar e-mails personalizados ou nutrir leads através de workflows específicos. A Insightsquared realiza, anualmente, um estudo que visa perceber qual o grau de satisfação e o impacto que as plataformas de automação de marketing têm nas empresas que já as utilizam. Conheça abaixo as principais conclusões do “Activity vs. Impact: The 2019 Marketing Automation Satisfaction Benchmark Report” e descubra o impacto de usar plataformas de Automação de Marketing.

Quais as ferramentas de automação de marketing mais usadas?

O estudo, que analisou respostas de mais de 179 profissionais de marketing e vendas B2B que atualmente usam uma plataforma de automação de marketing (MAP), concluiu que as soluções mais usadas são:

  • 1 – Marketo (39,7%)
  • 2 – HubSpot (22,3%)
  • 3 – Salesforce Pardot (11,7%)
  • 4 – Oracle Marketing Cloud/Eloqua (10,1%)
  • 5 – Act-On (3,4%)
  • 6 – IBM (1,7%)

As principais conclusões do estudo

#1 – As MAP não estão a cumprir a expectativas dos marketeers. Mas, os anos de experiência influenciam as expectativas.

Apenas 1 em cada 4 marketeers admitiram que a MAP cumpriu a maioria ou todas as suas expectativas, com 62% das pessoas a responderem que a ferramenta cumpriu mais expectativas do que desiludiu. Por outro lado, 1 em cada 10 profissionais de marketing respondeu que não cumpriu, de todo, as expectativas.

ferramentas de automação de marketing

Outra conclusão interessante do estudo é que as expectativas da plataforma são mais facilmente atingidas consoante os anos de experiência de utilização com a plataforma. 37% dos inquiridos que já tinham mais de 7 anos de experiência responderam que a solução cumpriu as suas expectativas, enquanto que esta resposta apenas chegou aos 13% entre os que tinham menos de 1 ano de experiência.

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Há dois fatores que podem explicar estes resultados:

  • As MAP, tal como outra qualquer tecnologia, estão sujeitas a uma curva de aprendizagem. Como tal, é normal que exista um período inicial de teste e experiências até que o utilizador perceba como aproveitar o máximo da plataforma.
  • É possível que os fornecedores de plataformas de automação de marketing estejam a adotar uma mensagem que promete mais do que aquilo que cumpre. Exatamente por este motivo, os utilizadores podem estar a sentir um gap entre o que foi prometido e aquilo que está realmente disponível para uso.

#2 – Os marketeers estão insatisfeitos com a qualidade dos dados e capacidade de analítica

Apenas 1 em cada 5 inquiridos estão “extremamente satisfeitos” com a qualidade dos dados obtidos com a plataforma. Segundo este estudo, os marketeers que têm mais anos de experiência a utilizar a plataforma são também os mais insatisfeitos com as capacidades de reporting e atribuição.

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#3 – As features mais importantes são também as que mais desiludem

A maioria dos inquiridos respondeu que as features que os fizeram investir numa plataforma de automação de marketing foram a capacidade de analítica e reporting (50%), a facilidade de criação de landing pages e e-mails (49%) e a gestão de base de dados e listas (45%). No entanto, são também estas as features que foram identificadas como as que mais ficaram aquém das expectativas. Apenas 1 em cada 10 utilizadores admite estar muito satisfeito com a capacidade de analítica da solução e apenas 1 em 4 estão muito satisfeitos em relação à facilidade de criação de landing pages e e-mails.

Isto poderá ajudar a explicar o porquê de tantos marketeers estarem desiludidos com as suas ferramentas de automação de marketing.

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#4 – A capacidade de analítica é a feature mais desejada, mas também a que tem mais potencial de desenvolvimento

Este estudo identificou algumas das features mais desejadas pelos marketeers numa MAP, nomeadamente:

  • Melhor capacidade de analítica e reporting (67%);
  • Capacidades de Account-Based Marketing (47%);
  • Capacidade de gestão e saúde da base de dados (38%).
ferramentas de automação de marketing

O primeiro ponto é também aquele que os marketeers sentem que poderá ser mais bem explorado:

  • Capacidade de analítica e reporting (49%);
  • Capacidade de criar campanhas sofisticadas e multi-channel (34%);
  • Facilidade de criação de landing pages e e-mails (28%).
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#5 – O impacto do marketing não está a ser medido com confiança

3 em cada 4 inquiridos responderam que medir o impacto do marketing é muito importante, mas menos de 19% admitiram sentir-se confiantes a seguir esta métrica com precisão.

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#6 – A integração entre plataformas é muito importante, mas não está a ser conseguida

Como é perceptível no gráfico anterior, conseguir medir a atribuição multi-touch é um dos fatores mais importantes para os marketeers. Para que isto seja possível, é imprescindível que exista integração entre as várias plataformas tecnológicas, como o CRM, a plataforma de automação de marketing e ferramentas de web analytics, por exemplo.

Neste estudo, 80% dos marketeers admite que a integração entre plataformas é muito importante, mas apenas 30% dos inquiridos indicam que a sua plataforma de automação de marketing está perfeitamente integrada com a restante stack tecnológica.

Como ultrapassar estes desafios?

1 – Garantir o alinhamento entre marketing e vendas

A contribuição do marketing para a expansão do negócio é cada vez mais importante e analisada ao pormenor. Para que isto seja conseguido, é importantíssimo que os objetivos de marketing e vendas estejam alinhados com a estratégia de negócio e que as duas equipas saibam exatamente o que é esperado de cada uma. Descubra aqui como garantir o alinhamento entre marketing e vendas.

2 – Definir as etapas do funil e quais os KPI a medir em cada fase

Para que as equipas de marketing e vendas saibam o que é esperado de cada uma, é necessário que todas as etapas do funil estejam muito bem delineadas e que os KPI que devem ser medidos em cada fase estejam perfeitamente rastreáveis. Deste modo, ambas as equipas sabem exatamente o que devem fazer, para que objetivos devem trabalhar e aquilo que está a ser monitorizado.

3 – Garantir que a origem das leads está a ser atribuída corretamente

É importante ter a certeza que a origem das leads está a ser preenchida corretamente, pois apenas deste modo é possível perceber qual o impacto que as ações de marketing estão a ter na receita da empresa.

Qual a plataforma de automação de marketing ideal para a minha empresa?

Há cada vez mais plataformas disponíveis no mercado, o que aumenta a dificuldade em saber qual a solução mais adequada à realidade do seu negócio. Antes de escolher a ferramenta de automação de marketing ideal, deve ser capaz de avaliar muito bem as necessidades da sua empresa e requisitos que o software tem que cumprir. Faça o diagnóstico online e descubra o melhor software de automação para o seu negócio, bem como o nível de automação que melhor responde aos seus desafios.

Enquanto especialista em MarTech – tecnologias de marketing, a Liminal acompanha a sua empresa em todo o processo de escolha das tecnologias de marketing ideais para a sua empresa, desde a estratégia, à implementação e personalização da tecnologia. Trabalhamos para o sucesso do seu negócio e crescemos com ele.

Com a Liminal terá acesso a peritos que farão a análise, desenho e implementação de estratégias e operações de marketing e vendas, suportadas por sistemas tecnológicos, como a Automação de Marketing e o CRM – Customer Relationship Management, que garantem o crescimento do seu negócio.

diagnóstico, automação de marketing
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