As ferramentas de automação de marketing já são uma presença assídua na martech stack de muitas empresas. Cada vez mais, os marketeers recorrem a estas ferramentas para simplificar o seu dia-a-dia e automatizar algumas tarefas, como enviar e-mails personalizados ou nutrir leads através de workflows específicos. A Insightsquared realiza, anualmente, um estudo que visa perceber qual o grau de satisfação e o impacto que as plataformas de automação de marketing têm nas empresas que já as utilizam. Conheça abaixo as principais conclusões do “Activity vs. Impact: The 2019 Marketing Automation Satisfaction Benchmark Report” e descubra o impacto de usar plataformas de Automação de Marketing.
Quais as ferramentas de automação de marketing mais usadas?
O estudo, que analisou respostas de mais de 179 profissionais de marketing e vendas B2B que atualmente usam uma plataforma de automação de marketing (MAP), concluiu que as soluções mais usadas são:
- 1 – Marketo (39,7%)
- 2 – HubSpot (22,3%)
- 3 – Salesforce Pardot (11,7%)
- 4 – Oracle Marketing Cloud/Eloqua (10,1%)
- 5 – Act-On (3,4%)
- 6 – IBM (1,7%)
As principais conclusões do estudo
#1 – As MAP não estão a cumprir a expectativas dos marketeers. Mas, os anos de experiência influenciam as expectativas.
Apenas 1 em cada 4 marketeers admitiram que a MAP cumpriu a maioria ou todas as suas expectativas, com 62% das pessoas a responderem que a ferramenta cumpriu mais expectativas do que desiludiu. Por outro lado, 1 em cada 10 profissionais de marketing respondeu que não cumpriu, de todo, as expectativas.
Outra conclusão interessante do estudo é que as expectativas da plataforma são mais facilmente atingidas consoante os anos de experiência de utilização com a plataforma. 37% dos inquiridos que já tinham mais de 7 anos de experiência responderam que a solução cumpriu as suas expectativas, enquanto que esta resposta apenas chegou aos 13% entre os que tinham menos de 1 ano de experiência.
Há dois fatores que podem explicar estes resultados:
- As MAP, tal como outra qualquer tecnologia, estão sujeitas a uma curva de aprendizagem. Como tal, é normal que exista um período inicial de teste e experiências até que o utilizador perceba como aproveitar o máximo da plataforma.
- É possível que os fornecedores de plataformas de automação de marketing estejam a adotar uma mensagem que promete mais do que aquilo que cumpre. Exatamente por este motivo, os utilizadores podem estar a sentir um gap entre o que foi prometido e aquilo que está realmente disponível para uso.
#2 – Os marketeers estão insatisfeitos com a qualidade dos dados e capacidade de analítica
Apenas 1 em cada 5 inquiridos estão “extremamente satisfeitos” com a qualidade dos dados obtidos com a plataforma. Segundo este estudo, os marketeers que têm mais anos de experiência a utilizar a plataforma são também os mais insatisfeitos com as capacidades de reporting e atribuição.
#3 – As features mais importantes são também as que mais desiludem
A maioria dos inquiridos respondeu que as features que os fizeram investir numa plataforma de automação de marketing foram a capacidade de analítica e reporting (50%), a facilidade de criação de landing pages e e-mails (49%) e a gestão de base de dados e listas (45%). No entanto, são também estas as features que foram identificadas como as que mais ficaram aquém das expectativas. Apenas 1 em cada 10 utilizadores admite estar muito satisfeito com a capacidade de analítica da solução e apenas 1 em 4 estão muito satisfeitos em relação à facilidade de criação de landing pages e e-mails.
Isto poderá ajudar a explicar o porquê de tantos marketeers estarem desiludidos com as suas ferramentas de automação de marketing.
#4 – A capacidade de analítica é a feature mais desejada, mas também a que tem mais potencial de desenvolvimento
Este estudo identificou algumas das features mais desejadas pelos marketeers numa MAP, nomeadamente:
- Melhor capacidade de analítica e reporting (67%);
- Capacidades de Account-Based Marketing (47%);
- Capacidade de gestão e saúde da base de dados (38%).
O primeiro ponto é também aquele que os marketeers sentem que poderá ser mais bem explorado:
- Capacidade de analítica e reporting (49%);
- Capacidade de criar campanhas sofisticadas e multi-channel (34%);
- Facilidade de criação de landing pages e e-mails (28%).
#5 – O impacto do marketing não está a ser medido com confiança
3 em cada 4 inquiridos responderam que medir o impacto do marketing é muito importante, mas menos de 19% admitiram sentir-se confiantes a seguir esta métrica com precisão.
#6 – A integração entre plataformas é muito importante, mas não está a ser conseguida
Como é perceptível no gráfico anterior, conseguir medir a atribuição multi-touch é um dos fatores mais importantes para os marketeers. Para que isto seja possível, é imprescindível que exista integração entre as várias plataformas tecnológicas, como o CRM, a plataforma de automação de marketing e ferramentas de web analytics, por exemplo.
Neste estudo, 80% dos marketeers admite que a integração entre plataformas é muito importante, mas apenas 30% dos inquiridos indicam que a sua plataforma de automação de marketing está perfeitamente integrada com a restante stack tecnológica.
Como ultrapassar estes desafios?
1 – Garantir o alinhamento entre marketing e vendas
A contribuição do marketing para a expansão do negócio é cada vez mais importante e analisada ao pormenor. Para que isto seja conseguido, é importantíssimo que os objetivos de marketing e vendas estejam alinhados com a estratégia de negócio e que as duas equipas saibam exatamente o que é esperado de cada uma. Descubra aqui como garantir o alinhamento entre marketing e vendas.
2 – Definir as etapas do funil e quais os KPI a medir em cada fase
Para que as equipas de marketing e vendas saibam o que é esperado de cada uma, é necessário que todas as etapas do funil estejam muito bem delineadas e que os KPI que devem ser medidos em cada fase estejam perfeitamente rastreáveis. Deste modo, ambas as equipas sabem exatamente o que devem fazer, para que objetivos devem trabalhar e aquilo que está a ser monitorizado.
3 – Garantir que a origem das leads está a ser atribuída corretamente
É importante ter a certeza que a origem das leads está a ser preenchida corretamente, pois apenas deste modo é possível perceber qual o impacto que as ações de marketing estão a ter na receita da empresa.
Qual a plataforma de automação de marketing ideal para a minha empresa?
Há cada vez mais plataformas disponíveis no mercado, o que aumenta a dificuldade em saber qual a solução mais adequada à realidade do seu negócio. Antes de escolher a ferramenta de automação de marketing ideal, deve ser capaz de avaliar muito bem as necessidades da sua empresa e requisitos que o software tem que cumprir. Faça o diagnóstico online e descubra o melhor software de automação para o seu negócio, bem como o nível de automação que melhor responde aos seus desafios.
Enquanto especialista em MarTech – tecnologias de marketing, a Liminal acompanha a sua empresa em todo o processo de escolha das tecnologias de marketing ideais para a sua empresa, desde a estratégia, à implementação e personalização da tecnologia. Trabalhamos para o sucesso do seu negócio e crescemos com ele.
Com a Liminal terá acesso a peritos que farão a análise, desenho e implementação de estratégias e operações de marketing e vendas, suportadas por sistemas tecnológicos, como a Automação de Marketing e o CRM – Customer Relationship Management, que garantem o crescimento do seu negócio.