Como impulsionar a automação de marketing das pequenas empresas?

De acordo com um Estudo da RICOH para PME, as empresas portuguesas estão acima da média europeia nos investimentos em tecnologia para os negócios: enquanto que 51% das empresas europeias estão a investir na transformação digital, em Portugal, a percentagem sobe para os 60%.

Segundo o mesmo estudo, 68,8% dos decisores portugueses consideram que as tecnologias de automação são as mais importantes. Neste sentido, ajudamos a escolher a plataforma de automação de marketing mais adequada para impulsionar as vendas e o marketing das pequenas empresas.

O que são Plataformas de Automação de Marketing?

As plataformas de automação de marketing (MAP) permitem que todas as operações de contacto com o cliente, tanto por iniciativa do marketing como por iniciativa das vendas, sejam feitas de forma coordenada e automática, na altura certa e com o conteúdo adequado. Estas operações geram dados que devem ser usados pelos comerciais para fazerem progredir uma lead (oportunidade) desde o primeiro contacto, até ao fecho da venda, com maior velocidade, maximizando receita média por negócio.

As 3 Melhores Plataformas de Automação de Marketing para Pequenas Empresas

 

1. Ontraport: Marketing Automation Software

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A plataforma de automação da Ontraport, permite criar campanhas de nutrição de prospects e clientes, de forma a acompanhá-los através de vários passos desenvolvidos para fortalecer as relações com a marca e criar engagement, independentemente da sua posição na jornada do consumidor.

Sem taxas iniciais, com um custo mais baixo relativamente a alguns dos seus concorrentes, e uma grande qualidade, não restam dúvidas de que a MAP da Ontraport foi desenhada para as pequenas empresas.

As taxas de entrega de e-mails a par com a gama de serviços são das mais altas entre todas as plataformas de automação, o que faz com que seja uma das melhores plataformas de marketing para pequenas empresas.

Preço: a partir de 79$/mês

PRÓS

– É ideal para negócios B2B, uma vez que é a única plataforma que suporta nativamente processos de ABM (Account-Based Marketing) que permitem que a parametrização seja feita à conta, e não apenas a leads ou contactos.

– É uma das plataformas mais acessíveis do mercado;

– Oferecem uma garantia de 90 dias, pelo que em caso de insatisfação, procedem ao reembolso total do valor;

– O Serviço de Apoio ao cliente já ganhou prémios pela sua atuação via telefone, chat e e-mail durante grande parte dos dias úteis, para além de que têm uma taxa de satisfação de 97%.

– Tem uma grande variedade de ferramentas desde CRM, carrinho de compras, gestão de afiliados, criação de landing page/micro site, auto-responders, plataforma de membro do WordPress, criação de eventos/webinar e ferramentas de automação;

– Permite automatizar sequências através de múltiplos canais de marketing, pelo que se pode comunicar com as leads quer através de mensagem de texto ou até mesmo através de uma espécie de postais;

– Por forma a ajudar todos os utilizadores, dispõem de uma grande comunidade no Facebook e um site educativo ao qual os clientes podem aceder gratuitamente. Para além disto, ainda organizam um bootcamp trimestral e um evento anual em Santa Barbara, California;

– À semelhança da Salesforce ou Marketo, a Ontraport oferece a possibilidade de criar objetos personalizados de forma a criar relações entre várias bases de dados;

cONTRAS:

– Apesar das facilidades de personalização, o painel de relatórios não possui gráficos nem diagramas o que o torna pouco apelativo;

– Apesar da ferramenta de criação de campanha ser fácil de utilizar, no geral, não é o software mais intuitivo;

– Apesar das ferramentas de aprendizagem e treino, algumas funcionalidades podem ser um pouco mais difíceis de trabalhar ao início;

– Não é a plataforma mais fácil em termos de limpeza de registos antigos e de contactos duplicados. Por exemplo, caso um utilizador faça download de um eBook, participe num webinar e compre um produto, pode acabar registado 3 vezes na base de dados, sendo que o processo de eliminação pode ser um pouco complicado neste caso.

Ontraport, MAP, Dashboard

2. Infusionsoft: Marketing Automation

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O Infusionsoft é uma das MAP mais populares para as pequenas empresas que já dispõem de uma forte base de clientes. Esta plataforma conjuga ferramentas de CRM, email marketing e e-commerce num só local, para além de que inclui mais de 300 apps e integrações que permitem a conexão com um vasto leque de ferramentas.

Ao contrário de muitas plataformas de marketing, o grande ponto forte do Infusionsoft reside na ferramenta de criação de campanhas em sequência de forma bastante intuitiva.

Preço: a partir de 99$/mês + 299$ fee (para treino de novos utilizadores)

PRÓS:

– O Infusionsoft tem uma das melhores interfaces na indústria de automação de marketing. A ferramenta de criação de campanhas faz com que a elaboração de sequências de nutrição, seja bastante intuitiva;

– Graças à combinação de mais de 300 aplicações disponíveis no MarketPlace da Infusionsoft, ao seu API e à integração com o Zapier, é possível conectar esta plataforma com centenas de ferramentas;

– Ótimo serviço de suporte ao cliente;

– Permite controlar o comportamento de um contacto nos vários canais de marketing;

– É uma das únicas plataformas de automação que oferece ferramentas para processamento de pagamentos, formulários para solicitações/encomendas, ferramenta para criação e monitorização de inventários.

CONTRAS:

– A existência de uma taxa inicial pode ser uma desvantagem para alguns clientes;

– Apesar da grande possibilidade de integrações, o Infusionsoft não dispõe de integrações nativas, desta forma, algumas das aplicações e extensões podem estar sujeitos a um custo adicional;

Infusionsoft, MAP, Dashboard

3. RD Station Marketing

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O RD Station Marketing reúne as ferramentas essenciais para as pequenas empresas fazerem a gestão e automação de marketing de forma eficaz, desde a atração de visitantes e a sua transformação em oportunidade de negócio, até ao fecho da vendas e monitorização dos resultados.

Preço: a partir de 119$/mês

PRÓS:

– Bastante simples, intuitivo e fácil de utilizar;

– Tem diversas ferramentas para criação e envio de campanhas, segmentação, automação de drip campaigns, criação de landing pages, estatísticas para Google Analytics, entre outras;

– Dispõe de formulários para processos de profiling;

– Adicionam e atualizam as ferramentas regularmente;

– Têm um ótimo suporte ao cliente e um blog onde os clientes podem encontrar diversas informações quer sobre tópicos de Marketing, quer sobre o produto.

CONTRAS:

– Não tem integração com CRM;

– Poucas opções para templates de e-mail e landing pages;

– Por vezes as mudanças na interface podem ser confusas: algumas funcionalidades podem ser organizadas noutras áreas ou menus sem que o utilizador se aperceba;

– Os utilizadores pouco à vontade com tecnologia, podem sentir dificuldades durante o período de treino/aprendizagem.

RDStation, MAP, Dashboard

Para conhecer com maior detalhe estas e outras plataformas de automação de marketing, poderá ler o artigo “Programas de CRM: Pontos fortes e fracos dos principais players“.

O que escolher para a minha empresa?

Enquanto especialista em martech – tecnologias de marketing, a Liminal acompanha a sua empresa em todo o processo de escolha do software de automação de marketing ideal, desde a estratégia à implementação e personalização da tecnologia. Para que não restem mais dúvidas, disponibilizamos o nosso teste que o ajudará a descobrir o melhor software de automação de marketing para o seu negócio, bem como o nível de automação que melhor responde aos seus desafios. Antes de começar a traçar o caminho para a transformação digital e para a implementação de martech, é necessário que conheça  o nível de maturidade digital da sua empresa.

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