As mais valias da implementação de Plataformas de Automação de Marketing (MAP) vão muito além da melhoria da eficiência dos esforços e produtividade de Marketing. Os principais objetivos da implementação de uma MAP devem ser a atração de leads e aumentar as vendas.
O que é uma Plataforma de Automação de Marketing?
As plataformas de automação de marketing, permitem que todas as operações de contacto com o cliente, tanto por iniciativa do marketing como por iniciativa das vendas, sejam feitas de forma coordenada, na altura certa, com o conteúdo certo e de forma automática.
Estas operações geram dados que devem ser usados pelos comerciais para fazerem progredir uma lead desde o primeiro contacto, até ao fecho da venda, com maior velocidade, maximizando receita média por negócio.
Para que isso aconteça, a plataforma de automação deve estar ligada ao CRM e ao sistema de analítica de Marketing e Vendas. Desta forma conseguirá gerar relatórios de performance, dashboards de avaliação de métricas de desempenho (KPI – Key Performance Indicators) e reagir a qualquer eventualidade.
A importância de integrar uma Plataforma de Automação de Marketing com o CRM
Esta integração de sistemas permitirá também que o seu departamento de marketing esteja totalmente alinhado com o departamento comercial, fomentando as sinergias e colaboração ao longo de todo o funil de vendas. Trata-se, portanto da capacidade de criar uma simbiose de competências à volta da experiência do cliente que permita a reformulação e atualização da estratégia de modo ágil, para toda a empresa seja esteja centrada no cliente e na resposta às suas necessidades.
Este é um ciclo virtuoso em que as ferramentas de automação de marketing, apoiam o trabalho conjunto de equipas de marketing e de vendas, potenciando o talento de cada pessoa, através de features como:
- Lead Grading – método para saber se uma lead tem qualidade e potencial de negócio.
- Lead Scoring – método para saber se uma lead está pronta a ser entregue às vendas.
- Lead Tracking – capacidade de rastrear todas as interações de uma lead com o website, email e outros canais de marketing.
- Lead Nurturing – automação de processos de comunicação personalizada (de alto valor para o cliente) para fortalecer a relação e confiança na marca.
- Progressive Profiling – capacidade de captar informação de qualidade e cumulativa, sem ser intrusivo, de modo a construir uma visão 360 sobre a lead.
- Conteúdo Dinâmico – personalização automática do conteúdo no website e email mediante variáveis ligadas à lead como geografia, idade, comportamento online, fase do funil de vendas em que se encontra.
- Analítica de marketing – capacidade de melhorar a previsibilidade de vendas (sales forecasting), impacto do trabalho de marketing nas vendas (closed loop reporting), taxas de conversão (efficiency reporting)
eBook: 7 Maneiras de Aumentar Vendas com Automação de Marketing
De modo a ficar a conhecer em pormenor cada uma das principais potencialidades que existem nas ferramentas de automação de marketing, preparámos para si o eBook “7 maneiras de Aumentar Vendas com Automação de Marketing”.
Empresas que automatizam a gestão de leads veem a sua receita aumentar 10% ou mais num período de 6-9 meses (Strategic IC, 2017). Ao delinear eficazmente a estratégia de automação de marketing para a sua empresa, será capaz de atrair e nutrir mais leads, aumentar a taxa de conversão e, claro, as suas vendas!
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