Aumentar as vendas através da Automação de Marketing

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As mais valias da implementação de Plataformas de Automação de Marketing (MAP) vão muito além da melhoria da eficiência dos esforços e produtividade de Marketing. Os principais objetivos da implementação de uma MAP devem ser a atração de leads e aumento das vendas.

As plataformas de automação de marketing, permitem que todas as operações de contacto com o cliente, tanto por iniciativa do marketing como por iniciativa das vendas, sejam feitas de forma coordenada, na altura certa, com o conteúdo certo e de forma automática.  

Estas operações geram dados que devem ser usados pelos comerciais para fazerem progredir uma lead desde o primeiro contacto, até ao fecho da venda, com maior velocidade, maximizando receita média por negócio.  

Para que isso aconteça, a plataforma de automação deve estar ligada ao CRM e ao sistema de analítica de Marketing e Vendas. Desta forma conseguirá gerar relatórios de performance, dashboards de avaliação de métricas de desempenho (KPI – Key Performance Indicators) e reagir a qualquer eventualidade.   

Esta integração de sistemas permitirá também que o seu departamento de marketing esteja totalmente alinhado com o departamento comercial, fomentando as sinergias e colaboração ao longo de todo o funil de vendasTrata-se, portanto da capacidade de criar uma simbiose de competências à volta da experiência do cliente que permita a reformulação e atualização da estratégia de modo ágil, para toda a empresa seja esteja centrada no cliente na resposta às suas necessidades. 

Este é um ciclo virtuoso em que as ferramentas de automação de marketing, apoiam o trabalho conjunto de equipas de marketing e de vendas, potenciando o talento de cada pessoa, através de features como:

  • Lead Grading – método para saber se uma lead tem qualidade e potencial de negócio.
  • Lead Scoring – método para saber se uma lead está pronta a ser entregue às vendas.
  • Lead Tracking – capacidade de rastrear todas as interações de uma lead com o website, email e outros canais de marketing.
  • Lead Nurturing – automação de processos de comunicação personalizada (de alto valor para o cliente) para fortalecer a relação e confiança na marca.
  • Progressive Profiling – capacidade de captar informação de qualidade e cumulativa, sem ser intrusivo, de modo a construir uma visão 360 sobre a lead.
  • Conteúdo Dinâmico – personalização automática do conteúdo no website e email mediante variáveis ligadas à lead como geografia, idade, comportamento online, fase do funil de vendas em que se encontra.
  • Analítica de marketing – capacidade de melhorar a previsibilidade de vendas (sales forecasting), impacto do trabalho de marketing nas vendas (closed loop reporting), taxas de conversão (efficiency reporting)

De modo a ficar a conhecer em pormenor cada uma das principais potencialidades que existem nas ferramentas de automação de marketing, preparámos para si o ebook “7 maneiras de Aumentar Vendas com Automação de Marketing”.

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Empresas que automatizam a gestão de leads veem a sua receita aumentar 10% ou mais num período de 6-9 meses (Strategic IC, 2017). Ao delinear eficazmente a estratégia de automação de marketing para a sua empresa, será capaz de atrair e nutrir mais leads, aumentar a taxa de conversão e, claro, as suas vendas!  

Enquanto especialista em martech (marketing technologies), a Liminal tem vindo a conseguir melhorar os resultados de marketing e de vendas de várias empresas, assegurando as condições para o sucesso de programas de automação de marketing. 

Com a Liminal terá acesso a peritos que farão a análise, desenho e implementação de estratégias e operações de marketing e vendas, suportadas por sistemas tecnológicos, como a Automação de Marketing, que garantem o crescimento do seu negócio. Agende já um diagnóstico gratuito com um especialista Liminal.

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