Analisar e Conquistar: O Poder da Analítica de Marketing e Vendas 

Fazer uma correta e precisa medição de indicadores de analítica de Marketing e Vendas pode ser extremamente difícil, especialmente em negócios B2B, devido fatores como longos ciclos de decisão e multiplicação de canais online e offline de captação de leads.  

No entanto, se conseguir implementar um processo e sistema de Analítica de Marketing e Vendas eficaz, terá um entendimento completo do rumo do negócio, saberá quais os indicadores que mais influenciam a sua estratégia e o dia-a-dia da sua empresa, terá mais tempo para a execução de ações que permitam melhorar os resultados de marketing e aumentar as vendas. 

A Liminal preparou o Ebook “Analisar e Conquistar ” em que lhe explica tudo o que precisa de saber sobre a Analítica de Marketing e Vendas para negócios B2B, como a utilizar, quais os seus benefícios e de que modo poderá ficar em vantagem se a aplicar.  

Ao longo do Ebook falaremos sobre as 4 fases da Customer Journey, a importância de definir corretamente processos e sistemas de analítica de marketing e vendas, para garantir o controlo, ROI (Return On Investment – Retorno Sobre o Investimento) e sucesso em negócios B2B. 

Planear o sucesso 

– Como avaliar a performance da sua estratégia? 

Antes de iniciar a Analítica de Marketing e entrar ao pormenor da Customer Journey é necessário definir macro indicadores que lhe irão orientar todos os restantes KPI (Key Performance Indicators). É importante conhecer quais as variáveis que influenciam o lucro e como está a ser a sua prestação. 

– O que medir em cada sistema? 

As Martech (Tecnologias de Marketing) produzem um grande volume de dados. De modo a conseguir retirar conclusões úteis é necessário prestar atenção a determinadas métricas em cada um dos sistemas informáticos de apoio ao marketing e vendas, tais como CRM (Customer Relationship Managment)MAP (Marketing Automation Platform), Plataforma de Account-Based Marketing  e Sistema de Suporte ao cliente.  

Ao longo do eBook falaremos sobre as 4 fases da Customer Journey, a importância de definir corretamente processos e sistemas de analítica de marketing e vendas, para garantir o controlo, o ROI (Return On Investment – Retorno Sobre o Investimento) e o sucesso em negócios B2B. 

1. Atrair – O princípio da Jornada

Na primeira fase da jornada de decisão a sua empresa deve dar-se a conhecer aos segmentos alvo. Pode utilizar ações de inbound e outbound marketing, integrando canais digitais com canais e touch points físicos. Alguns KPI importantes nesta fase são: 

  • Quantidade de novas contas criadas no sistema MAA – Marketing Accept Accounts 
  • Quantidade de Target Accounts por Qualificar 

2. Envolver – A importância de nutrir relações 

Após atrair, importa fortalecer a relação, nutrindo-a com conteúdos de interesse e que posicionem a sua marca como especialista numa determinada solução.  

É necessário entender de que modo as contas interagem com a sua empresa e conteúdos de nutrição. Avaliando essas informações irá conseguir produzir conteúdo cada vez mais específico e pertinente por cada tipo de conta, fazendo com que estas evoluam mais rapidamente para a fase de decisão de compra (Conquistar). 

Alguns KPI importantes nesta fase são: 

  • Nº de contas qualificadas (Marketing Qualified Accounts) por segmento-alvo  
  • Scoring por conta e contacto (acumulação de pontos obtidos em cada interação com a marca) 

3. Conquistar – O que considerar além do fecho de negócios  

Nesta fase, o objetivo principal é fechar negócios. Através da Analítica de Marketing e Vendas conseguirá perceber o potencial da conta e se há 

possibilidade de tornar-se cliente. Conseguirá assim entender o estado da conta e conduzir a sua estratégia de modo a fechar negócio. 

Alguns KPI importantes nesta fase são: 

  • Quantidade de SQA (Sales Qualified Accounts) 
  • Número e valor de negócios fechados ganhos por canal 

4. Encantar – A maximização da sua receita 

Tão importante como fechar novos negócios é a fidelização dos clientes atuais. Deverá, portanto, investir em fortificar a relação dos clientes atuais com a sua marca e maximizar a receita através do cross-selling e up-selling.  

Alguns KPI importantes nesta fase são: 

  • Customer Lifetime Value – métrica do marketing e vendas que estima a potencial receita e lucro futuros gerados por um cliente. 
  • Share of Wallet (SOW) – a quantidade de negócios e profundidade de produtos e serviços adquiridos por cada cliente. 
  • Churn Rate, ou seja, a percentagem de contas que deixaram de ser clientes ou que não voltaram a renovar a subscrição. 

Atingir resultados através da analítica de marketing e vendas 

A velocidade dos tempos que vivemos e as ameaças concorrenciais provenientes das mais diferentes partes do mundo, tornam imprescindível uma análise cuidada, profunda e permanente de cada detalhe do negócio, para conseguir ter maior controlo, antecipar problemas e projetar o futuro. 

O desconhecimento e incapacidade de controlar os principais indicadores de performance, pode ter repercussões graves. Já não basta a navegação à vista, nem confiar no instinto e experiências passadas. 

Um sistema de Analítica de Marketing e Vendas permite-lhe estar munido com dados que influenciam a sua empresa e os seus resultados e guia-o rumo ao sucesso. 

eBook – Analítica de Marketing: Analisar e Conquistar

Neste artigo revelámos apenas uma pequena das dos KPI e áreas que deve monitorizar. Faça download do Ebook “Analítica de Marketing: Analisar e Conquistar”  e perceba melhor: 

  • Como usar a Analítica de Marketing e Vendas ao longo da Customer Journey; 
  • Como avaliar a Performance de Marketing e quais os indicadores a ter em conta; 
  • Como atingir os seus objetivos de vendas e estar à frente da concorrência. 

analítica de marketing, marketing analytics, KPI, dashboards, dados de mercado, aumentar vendas, analisar mercado, comportamento clientes, KPI marketing, medir marketing, medir eficácia marketing, produtividade de vendas, aumentar produtividade marketing

Feedback
5 de 5 estrelas. 2 votos.
O meu feedback:

Leave a Reply