Zoho MarketingHub: Como ajuda a alinhar Marketing e Vendas

O envolvimento de todos os colaboradores e áreas funcionais de uma empresa é crucial para atingir o sucesso. Sobretudo quando as áreas de Marketing e Vendas andam de mãos dadas, o impacto nos resultados do negócio é imediato. Por outro lado, quando estas duas equipas não trabalham para o mesmo objetivo, toda a empresa é prejudicada:

  • 50% do tempo dos comerciais é gasto em prospects não qualificados (SalesHub);
  • 65% dos comerciais dizem que não conseguem encontrar o conteúdo certo para enviar aos prospects (Kapost);
  • A falta de alinhamento entre marketing e vendas gera perdas anuais na receita de, pelo menos, 10% (HubSpot).

Apesar disto, 1 em 4 empresas admitem que o alinhamento entre marketing e vendas é inexistente ou raro (HubSpot). Como mudar isto? Com tecnologia que facilite o trabalho das duas equipas e garanta que ambas comunicam melhor e mais frequentemente. Uma plataforma de Automação de Marketing, como o Zoho MarketingHub é fundamental para conseguir atingir estes objetivos.

Como alinhar marketing e vendas com o Zoho MarketingHub

1 – Perceber quais os touchpoints e canais que têm melhores resultados

Aceder a dados concretos sobre qual a origem de cada prospect permite perceber quais os touchpoints e canais que mais têm contribuído para o sucesso da empresa e, assim, otimizar as ações nesses meios.

2 – Usar a analítica para avaliar os interesses dos utilizadores

Analisar as páginas visitadas por cada utilizador pode dar pistas importantíssimas sobre quais os produtos ou serviços que cada pessoa procura. Para a equipa comercial, estes dados permitem fazer uma abordagem mais personalizada e um follow-up mais relevante a cada potencial cliente.

3 – Personalizar jornadas para diferentes tipos de leads

O Zoho MarketingHub permite criar jornadas consoante variáveis específicas. É possível, por exemplo, criar jornadas diferentes de acordo com o canal de origem do prospect, ou a localização geográfica da empresa. Isto permite personalizar toda a jornada e oferecer uma melhor experiência a cada potencial cliente.

4 – Passar apenas leads qualificadas às vendas

Isto permite resolver um dos principais desafios referidos no início do artigo: 50% do tempo dos comerciais é gasto em prospects não qualificados (SalesHub). O Zoho MarketingHub permite definir as diferentes fases do funil de marketing e vendas. Assim, cada vez que surge uma lead, é possível saber exatamente em que fase do funil se encontra, utilizando ferramentas como o scoring e as tags. Deste modo, o Marketing poderá nutrir as leads que ainda não estão prontas para comprar e apenas passar à equipa de vendas as leads qualificadas.

Ao usar uma ferramenta de Automação de Marketing a equipa de vendas passa a saber detalhadamente quais as ações da equipa de marketing, incluindo de onde surge cada lead, quais os seus interesses e todo o histórico de touchpoints com a marca. Isto possibilita o alinhamento entre as duas equipas e todos os benefícios que lhe estão associados:

  • Empresas com departamentos de marketing e vendas bem alinhados alcançam um crescimento na receita em três anos 24% mais rápido e um crescimento no lucro em três anos 27% mais rápido (HubSpot).
  • O alinhamento entre marketing e vendas pode ajudar as empresas a serem melhores a fechar negócios em 67% (Marketo).

Veja o Zoho MarketingHub em ação

A Liminal trabalha diariamente para guiar a sua empresa durante este processo proporcionando soluções aplicadas ao nível das marketing technologies (MarTech). Aconselhamos sobre qual a melhor solução para si de acordo com as suas necessidades de negócio. Desta maneira, sabe que fez a escolha certa.

Veja online a demonstração de Zoho MarketingHub e veja como esta tecnologia pode melhorar as vendas da sua empresa.

Demo Zoho, Zoho Portugal
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