A Jornada do Cliente e os Pilares da MarTech Stack

A Jornada do Cliente e os Pilares da MarTech Stack

A automação de marketing “resulta da combinação de grandes volumes de dados – recolhidos a partir de aspetos relacionados com o comportamento do cliente – com software que incorpora data-mining, algoritmos estatísticos, regras de negócio e outras formas sofisticadas de inteligência artificial”. (Davenport, et al, 2016)

A MarTech Stack ideal para sua empresa

Os marketers enfrentam hoje um ambiente mais desafiador do que nunca. O grande volume, variedade e diversidade de dados (big data), os novos canais digitais e o modo como os clientes estão a interagir com as empresas, têm criado pressão para que estas alterem a forma como fazem negócios e se apoiem em tecnologias modernas para concretizar essa mudança. A proliferação de MarTech (tecnologias de marketing), adtech (tecnologias de advertising) e a abundância de dados de clientes, aumentaram de forma exponencial a complexidade do papel do gestor de marketing. (Artun, Ömer; Levin, Dominique; 2015)

Davenport (et al, 2016) afirma: “hoje há simplesmente demasiadas decisões de marketing, que envolvem demasiadas variáveis complexas e demasiados pontos de informação, para que os humanos consigam decidir sempre de forma eficaz e no tempo certo. As atividades e decisões de marketing estão a crescer muito mais rapidamente do que os orçamentos ou as capacidades dos marketers. Como resultado, os profissionais de marketing estão debaixo de uma pressão substancial para fazer mais com menos.”

Espera-se agora um envolvimento personalizado do cliente ao longo de toda a jornada de relação com a marca e espera-se também que as marcas entreguem conteúdos e interações relevantes, através de múltiplos canais, se quiser­em conquistar, servir e reter clientes, independentemente do mercado ou sector em que competem. Deste modo, uma estratégia bem desenhada para as MarTech deve permitir às empresas ter uma visão unificada e um entendimento dos prospetos e clientes em todas as plataformas, conseguindo melhores e mais rápidos níveis de en­gagement e taxas de conversão.  (Artun, Ömer; Levin, Dominique; 2015)

Para que isto aconteça, toda a stack tecnológica de marketing e não apenas os sistemas de automação, deve ser pensada de modo a eliminar as ilhas de informação entre ferramentas e canais, permitindo a recolha e tratamento de todos os dados relevantes sobre cada cliente e potencial cliente. Só assim, a MarTech stack enquanto “totalidade da coleção de ferramentas, aplicações e plataformas que uma equipa de marketing utiliza para atingir os seus objetivos de negócio” (Alfonso, 2022, pg. 72), é capaz de impulsionar a transformação digital e aumentar a performance das atividades de marketing, através da automatização de processos, da personalização de interações e da coordenação de operações.

Uma MarTech stack “é um diagrama visual simples que descreve a tecnologia, sistemas, processos e fluxos de dados atuais utilizados pelo marketing. Ao documentar e visualizar os sistemas e processos, os marketers podem captu­rar rapidamente o estado atual das suas tecnologias de marketing, identificar lacunas ou sobreposições e, o mais importante, ter uma visão única dos seus investimentos em tecnologia.” (Vaughn, 2016)

Se, por um lado, a forma de maximizar a automação de marketing está ligada à capacidade de a entender enquanto elemento determinante na estratégia e modelo de negócio, por outro, o requisito básico para essa rentabilização pretende-se a capacidade técnica de recolher dados e segmentar o mercado, independentemente do canal, sistema ou plataforma que possa ter informações sobre os clientes. Para tal, a automação de marketing deve ser entendida enquanto peça fundamental de uma stack tecnológica de marketing, à qual deve estar perfeitamente ligada.

Figura 1 – A Jornada do Cliente e os Pilares da MarTech Stack (grafismo do autor)

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  • Os objetivos a que a construção de uma martech stack deve atender; 
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Referências

  1. Davenport, T. H., & Phillips, J. (2016). The future of marketing automation. Applied Marketing Analytics, 2(3), 213-224.
  2. Artun, Ömer; Levin, Dominique (2015). Predictive Marketing: easy ways every marketer can use customer analytics and big data. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc
  3. Alfonso, Darrel (2022). The Martech Handbook: Build a Technology Stack to Attract and Retain Customers. New York: KoganPage
  4. Whitler, Kimberly; Vaughan, Scott. (2016). How To Create A Marketing Technology Blueprint. Forbes. https://www.forbes.com/sites/kimberlywhitler/2016/03/06/how-to-create-a-marketing-technology-blueprint/?sh=4e757e743a25

Artigo escrito por:

Tiago Sousa, Liminal
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Tiago J. C. Sousa
Managing Partner

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  1. […] o tema da segmentação e targeting, agora no contexto do marketing one-to-one e do marketing direto, com os modernos CRM e sistemas de […]

  2. […] conhecimento relevar novamente a importância de mapear e otimizar constantemente cada momento da verdade, cada experiência, ao longo de toda a jornada do cliente com uma marca. David C. Edelman & […]

  3. […] do conceito da jornada de decisão não ser novo, na maioria das empresas apenas as equipas de vendas usam estágios de evolução do […]

  4. […] fontes e métodos de obter feedback do cliente, analisar o feedback do cliente, analisar o estado atual e desejado de toda a jornada e de cada canal de […]

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