Dois dos grandes nomes das MarTech frente a frente: HubSpot e Salesforce Pardot. Neste artigo, conheça as principais diferenças entre duas das plataformas de automação de marketing mais populares do mercado.
Sobre o HubSpot
A plataforma de automação de marketing (MAP) HubSpot é considerada uma das melhores do mercado, e tal é possível de ser observado pelo seu número de users e percentagem de satisfação dos clientes. Desde a sua criação em 2006, até ao ano presente, esta tem sofridos alterações significativas, acompanhando as necessidades dos seus utilizadores e tornando-se o fenómeno que é hoje.
As suas funções são muito completas, possíveis de personalizar e versáteis à totalidade das empresas que decidem apostar em tecnologias de marketing (martech), muitas são consideradas como imprescindíveis para a ação de um profissional de marketing.
Consulte a nossa review e comentário sobre HubSpot.
Sobre o Salesforce Pardot
Esta é a plataforma de automação de marketing pertencente à Salesforce, reconhecida no mercado pela criação do seu CRM. Com o aumento da procura de MarTech, a Salesforce respondeu com uma MAP, Pardot, que, nos dias que correm, partilha a liderança de mercado com a HubSpot.
As possibilidades dentro desta plataforma são imensas e a suas funções permitem uma gestão equilibrada da equipa de vendas e marketing. Porém, não se caracteriza como sendo aplicável a qualquer tipo de empresa, dirigindo-se mais para empresas de grande dimensão.
Consulte a review de Salesforce Pardot.
Diferenças: HubSpot vs. Pardot
O reconhecimento da Hubspot e Pardot entre as melhores plataformas de automação é indiscutível. Duas MAP com elevada presença no mercado e com uma oferta semelhante, porém com diferenças bastante acentuadas, que demarcam a escolha e utilização de uma plataforma ao invés da outra. As disparidades mais significativas concentram-se nas funcionalidades oferecidas e métodos de utilização.
Segundo a review de Dan Moyle, estas são algumas das diferenças entre as plataformas, identificadas através da sua experiência enquanto utilizador das mesmas.
1. O significado de “campanhas”
A utilização de campanhas é fundamental na criação de awareness, relação com o cliente e transformação de prospects em leads. Estas podem ser sequências de emails ou um plano de gestão de conteúdos em redes sociais ou website, ou até, a demonstração de um produto ou serviço.
No Pardot, o conceito de “campanha” difere um pouco da norma e é entendido como o primeiro contacto que um prospect ou cliente tem com a empresa, seja o website ou um link nas redes sociais. Este era o método usado pela Salesforce e estendeu-se ao Pardot, distinguindo-se assim da grande maioria das estratégias e plataformas de marketing, nomeadamente da HubSpot.
2. Nutrição de emails
A criação de emails de nutrição na Hubspot é um dos seus pontos fortes, pois a própria plataforma guia o utilizador durante todo o processo, descomplicando e tornando-o intuitivo e fácil de manusear. A criação de templates, bem como a sua utilização, é feita de modo natural, permitindo que o utilizador concretize o fluxo idealizado. A integração de um email com um workflow é simples e vai ao encontro do esperado.
Na Pardot existem algumas soluções para a criação de programas de nutrição, como as ferramentas Drip Emails e Engagement Studio, onde é possível o envio personalizado de emails a contactos individuais. Cada funcionalidade é diferente e cabe ao profissional definir o trajeto que desejar seguir. A Engagement Studio é considerada a melhor solução, porém pode não ser muito intuitiva, o que poderá vir a dificultar o trabalho do marketeer.
3. Vinculação de contactos
A criação de listas de contactos no Pardot é fácil e o profissional é que decide os parâmetros de criação: dinâmico (nomes podem ser adicionados) ou estático (após a criação da lista, já não é possível adicionar mais). Porém, o início de uma nova lista pressupõe a criação de uma nova campanha, a não ser que esta já se encontre vinculada a outra já existente.
A Hubspot disponibiliza a criação de qualquer tipo de listas, sejam estas estáticas ou dinâmicas, e a qualquer momento. Esta é quase que automática e permite ao profissional começar onde quiser, não pressupondo a criação prévia de uma campanha. É garantido que estas listas conseguem suportar, de maneira eficaz, a estratégia de marketing e vendas.
4. Criação de emails (templates)
A Hubspot disponibiliza alguns templates de email e permite a criação de novos, dando total liberdade ao utilizador para utilizá-los em fluxos de automação ou agendar o seu envio. A ferramenta de email desta plataforma é bastante intuitiva e tem funcionalidades que marcam a diferença no mercado, como por exemplo, com as sequências e modelos de vendas, que permite que o departamento de marketing possa criar emails para as vendas, com os quais a equipa pode trabalhar e escolher adicionar aos prospects, tudo isto numa ferramenta apenas.
A criação de templates com a plataforma Pardot é um pouco confusa e, com pouca prática, pode dificultar o trabalho do utilizador. Cada email de automação de marketing pressupõe a escolha de um template.
5. Formação
O Trailhead da Salesforce, a ferramenta responsável por formar o novo utilizador, é fácil de compreender e utilizar, porém baseia-se muito na leitura de informação e os vídeos são escassos. A interação humana para o esclarecimento de dúvidas em tempo real nem sempre é possível. No entanto, a ferramenta “Ask a Pardot Expert Office Hours” é uma grande vantagem competitiva, pois é possível agendar uma chamada onde é possível expor todo o tipo de dúvidas que tiver perante alguns utilizadores e colaboradores da Pardot.
No caso da HubSpot, a sua grande força é a formação. A Hubspot Academy apresenta a informação de maneira clara e compreensível por todos, baseando-se muito na explicação por vídeo. Durante os cursos, os novos utilizadores terão de responder a questionários, e para receber a certificação têm de realizar um exame final. É um recurso valioso que permite o destaque perante a concorrência.
Quer saber qual a MAP ideal para o seu negócio?
Tanto a Hubspot como a Pardot são plataformas líderes de mercado e com níveis de satisfação elevados. No entanto, a contribuição destas ferramentas para o sucesso da estratégia de marketing e vendas apenas se verifica quando estas plataformas são aplicadas em conformidade com a restante estratégia e objetivos da empresa.
A escolha de uma plataforma de automação de marketing deve ir ao encontro dos objetivos específicos que a empresa pretende atingir. A Liminal, enquanto especialista em colocar as MarTech (tecnologias de marketing) em consonância com as estratégias de marketing e vendas, estamos disponíveis para o aconselhar sobre qual a MAP mais indicada para a sua empresa e acompanhar todo o processo de integração.
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