7 Tendências de Tecnologias de Marketing para 2020

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As tecnologias já fazem parte integrante do Marketing. Deste modo, muitas das tendências que se vão fazer sentir em 2020 têm na sua génese a tecnologia. Conheça abaixo as 7 principais tendências de MarTech (tecnologias de marketing) para 2020 segundo a ADA.

7 Tendências de MarTech para 2020

1 – O Omnichannel vai ganhar ainda mais importância

À medida que os consumidores usam cada vez mais plataformas e canais para se relacionarem com as marcas, aumenta também a dificuldade dos marketeers acompanharem todos estes touchpoints e manterem a consistência entre eles.

Assim, o omnichannel irá tornar-se ainda mais importante, sobretudo para garantir a melhor experiência do consumidor, em qualquer canal e plataforma.

Exatamente por este motivo, espera-se que o mercado das plataformas omnichannel atinja os 11,01 mil milhões nos EUA em 2023 (Kenneth Research).

2 – A unificação dos dados vai permitir experiências interconectadas

Há cada vez mais dados criados. Mas, para que estes dados sejam transformados em informação útil para a tomada de decisão, é necessário ter acesso a tecnologias que facilitem esta análise.

Assim, plataformas como CRM (Customer Relationship Management), DMP (Data Management Platform) ou CIP (Customer Intelligence Platform) irão tornar-se cada vez mais populares, sendo importantíssimas para analisar os dados recolhidos, detetar tendências e, assim, efetuar melhorias na estratégia e modo de comunicar com os consumidores.

3 – O eCommerce tem de se tornar 100% mobile

Atualmente mais de 40% das transações já são feitas em mobile (Think With Google), e espera-se que este número continue a aumentar nos próximos anos. Assim, se na última década a grande transformação foi sentida na adoção do eCommerce por parte das empresas, agora essas mesmas lojas terão de se adaptar também à disponibilização dos seus produtos e serviços em dispositivos mobile, através de Apps, por exemplo.

4 – O crescente consumo de vídeo vai fazer impulsionar a indústria de Advertising Video On Demand (AVOD) e de tecnologias relacionadas

2019 foi o primeiro ano em que os utilizadores passaram mais tempo online do que a assistir a televisão e espera-se que, no próximo ano, o tempo médio de consumo de vídeo online vai aumentar para 84 minutos (Think With Google). Com isto, surgem também desenvolvimentos na indústria de Advertising Video On Demand (AVOD), que se espera que atinja os 47 mil milhões de dólares nos próximos 5 anos (WARC).

Além disso, outras tecnologias relacionadas com video analytics, qualidade de vídeo e streaming também vão sofrer desenvolvimentos. Apenas na área de video analytics, espera-se que cresça para os 3 mil milhões de dólares em 2022 (ResearchandMarkets).

5 – A pesquisa por voz vai superar o SEO

Cada vez mais consumidores usam assistentes virtuais, como a Alexa ou o Google Home. Durante o próximo ano, espera-se que a Voice Search Optimization (VSO) comande 50% das pesquisas (ComScore). No entanto, apenas 4% das empresas estão preparadas para lidar com este tipo de pesquisas (Uberall). Assim, é importantíssimo que as empresas comecem a preparar-se para as pesquisas por voz, tal como se preparam para o SEO há alguns anos.

Prevê-se também que o mercado de Voice Commerce represente 40 mil milhões de dólares em 2020 (OC&C).

6 – Inteligência Artificial e Machine Learning cada vez mais avançadas

Há duas tendências que, embora recentes, já têm vindo a causar impacto no Marketing. Tanto a Inteligência Artificial como o Machine Learning terão cada vez mais protagonismo no decorrer do próximo ano. Aliás, de acordo com um estudo realizado pela Criteo e pela IDC, 64% dos gestores de marketing acreditam que os anúncios personalizados e a otimização personalizada da mensagem serão as áreas onde a IA trará maiores benefícios em 2020.

7 – O investimento em AR e VR irá alcançar os 150 mil milhões de dólares

Há várias empresas que já começaram a tirar benefício da Realidade Aumentada (AR) e da Realidade Virtual (VR), e espera-se que esta tendência continue a crescer. Segundo a Digi-Capital, este mercado irá atingir os 150 mil milhões de dólares em 2020.

A AR e a VR podem trazer inúmeras vantagens às empresas e ser usadas, por exemplo, para criar novas experiências imersivas que melhorem a experiência do cliente e estreitem a relação com a marca.

A sua empresa está pronta para a nova década?

Acompanhar e integrar as tendências tecnológicas que vão surgindo pode ser uma tarefa complicada e difícil de pôr em prática na sua organização.

Enquanto especialistas em MarTech (marketing technologies), a Liminal ajuda a selecionar e adaptar as tecnologias necessárias e ideais para a sua empresa, guiando e acompanhando todo o processo. Desta maneira, garantimos que os objetivos são cumpridos e que é traçado o início do caminho para o sucesso.

Com a Liminal terá acesso a peritos que farão a análise, desenho e implementação de estratégias e operações de marketing e vendas, suportadas por sistemas tecnológicos, como o CRM – Customer Relationship Management ou a Automação de Marketing, que garantem o crescimento do seu negócio.

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  1. […] Perante estas condições, o movimento global de transformação digital uniu definitivamente as funções de marketing com as funções de informática, dando-se uma explosão de tecnologias de marketing, as MarTech (marketing technologies) de que falaremos mais à frente, com a imposição da realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial, machine-learning, IoT e automaçã…. […]

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